Seu nome vem do hebraico " a?zarya?h" que se traduz “Jeová tem ajudado”. Entre vários personagens com esse nome na Bíblia, que foram reis, sacerdotes e militares, encontramos este profeta com sua profecia.
O Espírito do Senhor veio sobre ele e ele saiu ao encontro do rei Asa, de Judá, que voltava com seu exército vitorioso sobre os etíopes. Asa era bisneto de Salomão, e sua avó era filha de Absalão. Durante os primeiros dez anos do seu reinado houve paz e prosperidade no reino de Judá.
Em sua mensagem ele primeiro reivindicou para o Senhor o sucesso obtido, porque enquanto estivessem com Ele podiam contar com Ele, se O buscassem O achariam, mas se O deixassem, Ele os deixaria também. Isso já havia acontecido várias vezes no passado. Mas eles deviam se esforçar e não desanimar, pois o seu trabalho seria recompensado.
O rei e o povo se animaram com esta mensagem seguiu-se um reavivamento espiritual, e entraram no pacto de buscarem ao Senhor, Deus de seus pais, de todo o seu coração e de toda a sua alma; e de que todo aquele que não buscasse ao Senhor, Deus de Israel, fosse morto, tanto pequeno como grande, tanto homem como mulher.
Não mais houve guerra até o ano trigésimo quinto do reinado de Asa.