Seu nome vem do hebraico h?a?no?kh que se traduz “iniciado”.
O profeta Enoque foi filho de Jarede e pai de Matusalém, sendo o sétimo na linha de descendência de Adão pelo seu filho Sete (incluindo Adão). Viveu na terra durante 365 anos, de 3.382 AC até 3.017 AC, e já tinha 308 anos de idade quando Adão morreu, segundo se depreende da Bíblia.
Foi notável porque andou com Deus durante 300 anos depois que teve seu primeiro filho, aos 165 anos. Sua vida foi relativamente curta para aquele tempo, e não terminou com a morte, mas “Deus o tomou para Si” significando que não morreu. O motivo desta exceção foi que pela sua fé ele agradou a Deus (Hebreus 11:5). Fora Adão, nenhum dos seus antepassados ainda havia morrido. Essa expressão foi também usada para o traslado de Elias (2 Reis 2:3,5), o único outro homem que não morreu.
É ainda mais excepcional porque nada é revelado no Velho Testamento sobre alguma profecia que ele fez, mas o fato foi informado pelo Espírito Santo ao escritor Judas, que escreveu uma carta de âmbito universal aos crentes em Cristo,incorporada ao Novo Testamento. Vejamos:
“Para estes também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor com os seus milhares de santos, para executar juízo sobre todos e convencer a todos os ímpios de todas as obras de impiedade, que impiamente cometeram, e de todas as duras palavras que ímpios pecadores contra ele proferiram.” (Judas v. 14).
Esta profecia foi feita para “homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo. .. falsos mestres, sonhando, contaminam a sua carne, rejeitam toda autoridade e blasfemam das dignidades... blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem... pastores que se apascentam a si mesmos sem temor”. Enfim, são os falsos mestres, falsos profetas, e falsos pastores.
Foi uma advertência permanente, porque esses homens ímpios já existiam nos tempos de Enoque, mais de cinco milênios atrás, até nossos dias!
Como Enoque e Elias, todos os chamados, amados em Deus Pai, e guardados em Jesus Cristo (Judas v.1), ainda vivos, não passarão pela morte, mas serão transformados e arrebatados para estar com o Senhor Jesus, com os mortos ressuscitados, por ocasião da Sua vinda nos ares para buscar a Sua igreja. (1 Tess. 4:17).
Em seguida haverá uma grande tribulação na terra durante sete anos (Apocalipse 3:10, 6-18), após os quais se cumprirá essa profecia de Enoque (Apocalipse 19:11-21).
Olhe também AQUI.
21 Enoque viveu sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22 Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos; e gerou filhos e filhas.
23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos;
24 Enoque andou com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus o tomou.
Gênesis 5, versículos 21 a 24