O nome Tiatira significa SACRIFÍCIO CONTÍNUO, ou PERPÉTUO - era uma IGREJA RELAXADA E LIBERTINA.
Esta pequena cidade era famosa naqueles dias pelas suas associações de classe, ou sindicatos, e os seus tecidos de lã tingidos de púrpura, uma tinta caríssima obtida de moluscos (Atos 16:14). Chama-se Aquisar hoje.
O Senhor Jesus, que apareceu a João nesta visão como semelhante a filho de homem (capítulo 1:13), identifica-se nesta mensagem como o Filho de Deus, trazendo julgamento em sua natureza divina: uma chama de fogo (seus olhos) para julgar, e pés semelhantes ao bronze polido para pisar (Daniel 10:6, Hebreus 10:26-31, Apocalipse 19:11-15).
Conhecendo a igreja, Ele elogia seu amor, fé, serviço, perseverança e crescente atividade.
No entanto, ele a repreende severamente por permitir que uma mulher, Jezabel, que se dizia profetisa, não somente ensinasse (1 Timóteo 2:12), mas também seduzisse seus servos a praticarem a imoralidade (1 Coríntios 5:1-5) e a idolatria (a mesma doutrina de Balaão condenada na igreja de Pérgamo). Ela os estava incentivando a confraternizar com o mundo ao seu redor e tomar parte em suas práticas imorais e a sua religião. Foi-lhe dado tempo para arrepender-se, mas como não quis, ela será punida severamente com todos os que foram seduzidos por ela, e seus filhos serão mortos (1 Coríntios 11:30, 1 João 5:16). Desta forma todas as igrejas conhecerão que Cristo é aquele que sonda mente e corações (chama de fogo), e que ele dará a cada um conforme as suas obras (bronze polido).
Os demais membros da igreja de Tiatira que não se deixaram contaminar por essa doutrina, e não conheceram as coisas profundas de Satanás (o que chamaríamos hoje mistérios religiosos), são desonerados de responsabilidade pelo ocorrido, mas devem preservar aquilo que eles têm (a sã doutrina dos apóstolos) atéa vinda do Senhor.
A igreja de Tiatira étípica da situação geral das igrejas desde o ano 606 a 1500 A.D.. No ano 606 o "papa" Bonifácio III foi coroado "bispo universal", dando início à Idade Média.
Antes disto, as igrejas eram autônomas, mas a maioria foram persuadidas a se tornar "católicas", unindo em grupos debaixo da supervisão de um bispo "metropolitano", que se aliava ao líder político local, geralmente um rei ou príncipe. Ele se comunicava com os outros bispos "católicos", e tomava parte em concílios das igrejas para tomar decisões de ordem religiosa e administrativa.
Os bispos de Alexandria, Antióquia, Constantinopla, Jerusalém e Roma eram considerados os mais importantes. Com a "coroação" de Bonifácio III, que deu-se a si mesmo o título de "vigário de Cristo", "herdeiro de São Pedro" e outras coisas mais, ele recebeu autoridade imperial para absorver os demais episcopados para dentro da sua instituição, que já havia se tornado muito corrupta, imoral e idólatra (antes, o imperador romano havia sido a suprema autoridade das igrejas que se chamavam "católicas").
Esse papa e os seus sucessores trataram de submeter debaixo da sua autoridade as demais igrejas, usando a força das armas se falhasse a persuasão, a tortura, e impondo a morte quando não houvesse submissão: a Inquisição e as cruzadas pertencem a esse período. O bispo metropolitano de Constantinopla conseguiu escapar porque os imperadores romanos se mudaram para lá para fugir da invasão de Roma pelos bárbaros, e ele deu origem à "igreja ortodoxa", que tomou sob suas asas as igrejas da Europa oriental. Infelizmente, com o poder secular que recebeu, essa instituição tornou-se tão corrupta quanto a instituição romana.
Jezabel (1 Reis 16 - 21, 2 Reis 9) é uma figura muito apropriada daquilo em que a instituição católico-romana se converteu durante a Idade Média. Ela introduziu um paganismo que resultou em idolatria (prostituição espiritual) e tornou-se em um sistema religioso novo que tinha pouca semelhança com as igrejas apostólicas.
Ela introduziu doutrinas como justificação pelas obras, regeneração pelo batismo, adoração aos anjos, aos "santos" mortos e às imagens, celibato para o "clero", confissão obrigatória aos "sacerdotes", o purgatório, a transubstanciação do pão e do vinho em carne e sangue de Cristo, as indulgências, a penitência, a adoração de Maria, o ritualismo pagão, o sinal da cruz, a água benta, e o óleo sagrado, o rosário, etc.
No versículo 22 lemos que ela será lançada "em grande tribulação", donde se infere que, ao contrário da igreja verdadeira, a instituição católico-romana não escapará à Tribulação que se seguirá ao arrebatamento da Igreja (Apocalipse capítulo 17). Seus seguidores, como os filhos de Jezabel, sofrerão agressão física e morte como parte do juízo de Deus sobre Jezabel.
No entanto, havia um remanescente: muitas outras igrejas resistiram ao domínio da instituição católico-romana e mantiveram a sã doutrina, sujeitando-se a perseguições terríveis promovidas pelos papas e seus asseclas, multidões sendo levadas ao martírio, em grande parte imposto pela ordem dominicana que se responsabilizou pela inquisição.
Finalmente, temos uma palavra para o vencedor: quem persevera nas obras de Cristo, mesmo destituído de poder e autoridade sobre a terra, terá um dia autoridade (com Cristo e os demais santos), sobre as nações (Apocalipse 20:4); ele também receberá a estrela da manhã, uma figura do próprio Senhor Jesus (capítulo 22:16), indicando que contará com a Sua presença para sempre.
18 E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao latão reluzente:
19 Eu conheço as tuas obras, e a tua caridade, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
20 Mas tenho contra ti o tolerares que Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensine e engane os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria.
21 E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua prostituição; e não se arrependeu.
22 Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
23 E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda as mentes e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
24 Mas eu vos digo a vós e aos restantes que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
25 Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai,
28 dar-lhe-ei a estrela da manhã.
29 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.
APOCALIPSE 2:18-29