Introdução. Neste capítulo temos uma descrição dos tempos que eram ainda futuros quando o apóstolo escreveu. Ele trata "dos últimos dias" (v. 1) - isto é, os dias antes da Segunda Vinda do Senhor, porém dias em que Timóteo estaria ainda vivo e trabalhando, pois Paulo o avisa com respeito ao seu procedimento nessas circunstâncias (vs. 5. 14). Deus quer que o Seu povo sempre viva na esperança da volta de Cristo (João 14:3; Atos 1.11).
Este capítulo 3 divide-se em duas partes: a primeira (vs. 1-9) descreve os males existentes durante este prolongado período do Cristianismo, a segunda (vs. 10-16) mostra o Guia certo para o crente rodeado por estes males.
Os tempos difíceis. Nesta descrição dos "últimos dias" temos nos vs. 2-5 nada menos do que vinte características dos homens desse período, numa lista muito semelhante a lista dada em Romanos 1:29-31. Ali vemos as profundezas do pecado a que os homens desceram quando recusaram o conhecimento de Deus; aqui vemos as profundezas em que o mundo terá caído depois de ouvir (e recusar) a mensagem do Evangelho, embora mantendo "uma forma de piedade" (v. 5) nas várias seitas do "cristianismo" e de outras religiões.
Todas as características dadas neste trecho são comuns hoje em dia; o crente fiel tem que "fugir" de tais pessoas e não tê-las como companheiros e amigos (v. 5).
Alguns exemplos são mencionados aqui (vs. 6-9) destes "tempos difíceis" de um cristianismo paganizado:
O Guia inerrante. Podemos dividir este trecho em duas partes: o exemplo animador de Paulo e o poder Salvador das Escrituras.
Tanto o Velho quanto o Novo Testamentos são igualmente a "Escritura inspirada por Deus", desde o Gênesis até o Apocalipse, com o propósito de guiar, instruir e aperfeiçoar todo aquele que quer ser "um homem de Deus" em todo o seu caráter e serviço.
A Bíblia não tem erros de ciência, nem de história, nem de doutrina e pode tornar qualquer pessoa "sábia para a salvação pela fé em Cristo Jesus". Foi o perfeito "Guia" para Timóteo - e ainda o é para o crente que quer reconhecer e evitar os terríveis males destes "últimos dias", os quais são os nossos dias de hoje.
1 Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,
7 que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
10 Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, caridade, paciência,
11 perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou.
12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.
13 Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido.
15 E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
16 Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça,
17 para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.
2 Timóteo versículos 3:1 a 17