Davi aos setenta anos já se encontrava debilitado e sua saúde exigia cuidado.
Ele sentia muito frio e o remédio sugerido pelos seus servos, embora nos surpreenda hoje, era prático e usado naqueles dias para os que sofriam desse problema: uma jovem para serví-lo e aquecê-lo com o seu corpo. Tendo ele concordado, encontraram uma jovem muito formosa chamada Abisague, e ela lhe prestou esses serviços. Embora Davi não a tenha possuído, ela foi considerada como sendo uma das suas esposas, como vemos mais tarde.
Adonias, agora o filho mais velho de Davi após a morte de Amnom e Absalão, impaciente pelo trono que julgava ia herdar, tratou de se promover e providenciou carros, cavaleiros e cinqüenta homens que corressem pomposamente adiante dele, exatamente como fizera Absalão (2 Samuel 15:1).
Mas, como mais tarde disse o Senhor Jesus: "todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado" (Lucas 14:11), sua humilhação não tardaria em vir.
Como Absalão, ele era de muito boa aparência, e Davi tinha sido muito indulgente com ele, nunca o disciplinando. Ele não teve dificuldade em se rodear de amigos, entre os quais o general Joabe que já não era benquisto por Davi e via uma oportunidade de restaurar-se com o seu sucessor, e o sacerdote Abiatar.
Um dia ele deu um grande churrasco e convidou apenas os seus amigos. Ele sabia quem continuava fiel a Davi e os deixou de fora, inclusive seu meio-irmão Salomão, filho de Bateseba.
O SENHOR havia dito a Davi, antes do nascimento de Salomão, que Salomão ia ser rei em seu lugar, e iria construir o templo em Jerusalém que Davi havia planejado construir depois da praga que veio em resultado ao recenseamento do povo (1 Crônicas 22:9).
Por certo essa revelação teria vindo através do profeta Natã, e Davi a transmitiu a Bate-Seba, mãe de Salomão, prometendo-lhe que o seu segundo filho (o primeiro morreu) seria rei em seu lugar. É ainda possível que Adonias também estivesse a par, e essa seria mais uma razão para ele procurar se apossar do trono antes que Davi nomeasse Salomão.
Percebendo a intenção de Adonias, Natã se empenhou em evitar que ele levasse avante os seus planos, e cuidadosamente preparou uma estratégia para persuadir o rei a tomar as providências necessárias para passar o trono a Salomão.
Natã falou com Bate-Seba, dizendo que Adonias já se proclamava rei sem o conhecimento de Davi, e que ela e seu filho Salomão agora corriam perigo de vida (o que é bem provável) e sugeriu um plano para que se salvassem.
Em obediência a Natã, Bate-Seba apresentou-se ao rei Davi, lembrou-o que ele havia jurado que Salomão seria seu sucessor, e perguntou porque, então, Adonias reinava? Pois ele havia dado aquele banquete e convidado todos os seus amigos e irmãos menos Salomão. Todo o Israel estava esperando para que Davi nomeasse o seu sucessor mas, se não o fizesse antes de morrer, ela e Salomão correriam perigo de vida.
Nesse momento, aproveitando-se do choque do rei ao ouvir isto, Natã pediu uma audiência, e ao ser chamado à presença do rei contou-lhe a mesma coisa e perguntou se era isso que o rei queria?
Bate-Seba havia se afastado com a entrada de Natã, mas Davi a chamou e lhe disse que faria naquele mesmo dia como havia jurado a ela pelo SENHOR Deus de Israel: seu filho Salomão reinaria depois dele e se assentaria no trono em seu lugar.
Imediatamente Davi instruiu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada para instalarem Salomão no trono como seu sucessor (Joiada foi um sacerdote - 1 Crônicas 27:5 - e Benaia fora colocado por Davi como chefe da sua guarda real - 2 Samuel 8:18).
Seguindo suas instruções, eles montaram Salomão na mula real e o levaram a Giom, acompanhados da guarda real. Essa mula era o animal de transporte de gala do rei, e montar sobre ela era como sentar-se no trono. Cada príncipe tinha também sua própria mula.
Giom era uma lagoa, próxima a Jerusalém. Ali ele foi ungido e proclamado com trombeta como rei de Israel e todo o povo exclamou: Viva o rei Salomão! Houve grande alegria, muita música e clamor no caminho até o palácio real, onde colocaram Salomão no trono.
O ruído interrompeu a festa do pretendente Adonias. Ao ouvirem um relato do que havia acontecido e perceberem que a sua rebelião havia sido frustrada, os convidados debandaram. Adonias foi se refugiar no pátio do tabernáculo e ficou segurando os chifres do altar esperando que ninguém o tocasse enquanto estava ali, e exigindo que Salomão jurasse não matá-lo.
Ao ser informado, Salomão disse que Adonias poderia viver em paz se fosse homem de bem, mas seria executado se fosse achada maldade nele. Ele mandou buscar Adonias, que veio e se prostrou em submissão diante de Salomão. Este o mandou ir para casa.
Davi começou declarando que ia pelo caminho de todos os mortais: a morte física é o caminho por que passa toda a humanidade, quando deixamos este corpo e nosso espírito deixa esse âmbito material, físico, e passa ainda consciente para o âmbito espiritual.
Em seguida mandou "Coragem, pois, e sê homem!" Um homem de Deus precisa de ter coragem e as virtudes que associamos com um caráter varonil: integridade, força de caráter, determinação, justiça e retidão. A idéia que muitos têm de que um homem piedoso é um tipo efeminado, fraco, refletida nas pinturas religiosas da idade média e da renascença é muito errada. Para ter sucesso no poder, Salomão precisava ser um verdadeiro homem.
Para que Salomão prosperasse em tudo quanto fizesse, em qualquer parte, era essencial que ele fosse fiel ao SENHOR: guardando os seus preceitos para andar nos Seus caminhos, para obedecer os seus estatutos e os seus mandamentos; como rei, fazer cumprir os seus juízos, e os seus testemunhos no templo, tudo em conformidade com o que se encontra escrito na Lei de Moisés.
A segurança da dinastia de Davi no trono de Israel dependia da fidelidade sincera ao SENHOR por parte da sua descendência, e lemos que a partir do próprio Salomão mais tarde, eles falharam. Em conseqüência, os seus sucessores perderam o poder que haviam herdado.
Salomão precisava também começar por limpar o ambiente daqueles que haviam já revelado seu mau caráter e infidelidade durante o reino de Davi, e recompensar aos que lhe haviam sido fiéis. Isso nos lembra que o Senhor Jesus também vai limpar o ambiente de tudo aquilo que ofende antes de dar início ao seu reino milenar.
A morte de Davi é relatada em um curto versículo. Existe um tom de tristeza aqui, pois ele havia sido um grande homem de Deus. Quando o seu primeiro filho com Bate-Seba morreu, Davi havia dito: "Eu irei a ele, porém ele não voltará para mim". Ele agora havia ido. Mas voltará para o seu reino milenar, com o SENHOR (Jeremias 30:9, Ezequiel 34:23-24, 37:24-25, Oséias 3:5).
Capítulo 1:
1 Sendo, pois, o rei Davi já velho e entrado em dias, cobriam-no de vestes, porém não aquecia.
2 Então, disseram-lhe os seus servos: Busquem para o rei, nosso senhor, uma moça virgem, que esteja perante o rei, e tenha cuidado dele, e durma no seu seio, para que o rei, nosso senhor, aqueça.
3 E buscaram por todos os termos de Israel uma moça formosa; e acharam a Abisague, sunamita, e a trouxeram ao rei.
4 E era a moça sobremaneira formosa, e tinha cuidado do rei, e o servia; porém o rei não a conheceu.
5 Então, Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.
6 E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? E era ele também mui formoso de aparência; e Hagite o tivera depois de Absalão.
7 E tinha inteligência com Joabe, filho de Zeruia, e com Abiatar, o sacerdote, os quais o ajudavam, seguindo a Adonias.
8 Porém Zadoque, o sacerdote, e Benaia, filho de Joiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Reí, e os valentes que Davi tinha não estavam com Adonias.
9 E matou Adonias ovelhas, e vacas, e bestas cevadas, junto à pedra de Zoelete, que está junto à fonte de Rogel, e convidou todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei.
10 Porém a Natã, profeta, e a Benaia, e aos valentes, e a Salomão, seu irmão, não convidou.
11 Então, falou Natã a Bate-Seba, mãe de Salomão, dizendo: Não ouviste que Adonias, filho de Hagite, reina e que nosso senhor, Davi, não o sabe?
12 Vem, pois, agora, e deixa-me dar-te um conselho, para que salves a tua vida, e a de Salomão, teu filho.
13 Vai, e entra ao rei Davi, e dize-lhe: Não juraste tu, rei, senhor meu, à tua serva, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim, e ele se assentará no meu trono? Por que, pois, reina Adonias?
14 Eis que, estando tu ainda aí falando com o rei, eu também entrarei, depois de ti, e acabarei as tuas palavras.
15 E entrou Bate-Seba ao rei na recâmara; e o rei era mui velho; e Abisague, a sunamita, servia ao rei.
16 E Bate-Seba inclinou a cabeça e se prostrou perante o rei; e disse o rei: Que tens?
17 E ela lhe disse: Senhor meu, tu juraste à tua serva pelo SENHOR, teu Deus, dizendo: Salomão, teu filho, reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono.
18 E, agora, eis que Adonias reina, e, agora, ó rei, meu senhor, tu não o sabes.
19 E matou vacas, e bestas cevadas, e ovelhas em abundância e convidou todos os filhos do rei, e a Abiatar, o sacerdote, e a Joabe, general do exército, mas a teu servo Salomão não convidou.
20 Porém, ó rei, meu senhor, os olhos de todo o Israel estão sobre ti, para que lhe declares quem se assentará sobre o trono do rei, meu senhor, depois dele.
21 De outro modo, sucederá que, quando o rei, meu senhor, dormir com seus pais, eu e Salomão, meu filho, seremos os culpados.
22 E, estando ela ainda falando com o rei, eis que entra o profeta Natã.
23 E o fizeram saber ao rei, dizendo: Eis ali está o profeta Natã. E entrou à presença do rei e prostrou-se diante do rei com o rosto em terra.
24 E disse Natã: Ó rei, meu senhor, disseste tu: Adonias reinará depois de mim e ele se assentará sobre o meu trono?
25 Porque hoje desceu, e matou vacas, e bestas cevadas, e ovelhas em abundância e convidou todos os filhos do rei, e os capitães do exército, e a Abiatar, o sacerdote, e eis que estão comendo e bebendo perante ele; e dizem: Viva o rei Adonias!
26 Porém a mim, sendo eu teu servo, e a Zadoque, o sacerdote, e a Benaia, filho de Joiada, e a Salomão, teu servo, não convidou.
27 Foi feito isso da parte do rei, meu senhor? E não fizeste saber a teu servo quem se assentaria no trono do rei, meu senhor, depois dele?
28 E respondeu o rei Davi e disse: Chamai-me a Bate-Seba. E ela entrou à presença do rei e estava em pé diante do rei.
29 Então, jurou o rei e disse: Vive o SENHOR, o qual remiu a minha alma de toda a angústia,
30 que, como te jurei pelo SENHOR, Deus de Israel, dizendo: Certamente teu filho Salomão reinará depois de mim e ele se assentará no meu trono, em meu lugar, assim o farei no dia de hoje.
31 Então, Bate-Seba se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou diante do rei, e disse: Viva o rei Davi, meu senhor, para sempre!
32 E disse o rei Davi: Chamai-me Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada. E entraram à presença do rei.
33 E o rei lhes disse: Tomai convosco os servos de vosso senhor, e fazei subir a meu filho Salomão na mula que é minha, e fazei-o descer a Giom.
34 E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então, tocareis a trombeta e direis: Viva o rei Salomão!
35 Então, subireis após ele, e virá, e se assentará no meu trono, e ele reinará em meu lugar, porque tenho ordenado que ele seja guia sobre Israel e sobre Judá.
36 Então, Benaia, filho de Joiada, respondeu ao rei e disse: Amém! Assim o diga o SENHOR, Deus do rei, meu senhor.
37 Como o SENHOR foi com o rei, meu senhor, assim o seja com Salomão e faça que o seu trono seja maior do que o trono do rei Davi, meu senhor.
38 Então, desceu Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, e Benaia, filho de Joiada, e os quereteus, e os peleteus e fizeram montar Salomão a mula do rei Davi e o levaram a Giom.
39 E Zadoque, o sacerdote, tomou o vaso do azeite do tabernáculo e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!
40 E todo o povo subiu após ele, e o povo tocava gaitas, e alegrava-se com grande alegria, de maneira que, com o seu clamor, a terra retiniu.
41 E o ouviu Adonias, e todos os convidados que estavam com ele, que tinham acabado de comer; também Joabe ouviu o sonido das trombetas e disse: Por que há tal ruído na cidade alvoroçada?
42 Estando ele ainda falando, eis que vem Jônatas, filho de Abiatar, o sacerdote, e disse Adonias: Entra, porque és homem valente e trarás boas-novas.
43 E respondeu Jônatas e disse a Adonias: Certamente nosso senhor, o rei Davi constituiu rei a Salomão.
44 E o rei enviou com ele a Zadoque, o sacerdote, e a Natã, o profeta, e a Benaia, filho de Joiada, e aos quereteus, e aos peleteus; e o fizeram montar a mula do rei.
45 E Zadoque, o sacerdote, e Natã, o profeta, o ungiram rei em Giom e dali subiram alegres, e a cidade está alvoroçada; este é o clamor que ouviste.
46 E também Salomão está assentado no trono do reino.
47 E também os servos do rei vieram abençoar nosso senhor, o rei Davi, dizendo: Faça teu Deus que o nome de Salomão seja melhor do que o teu nome; e faça que o seu trono seja maior do que o teu trono. E o rei se inclinou no leito.
48 E também disse o rei assim: Bendito o SENHOR, Deus de Israel, que hoje tem dado quem se assente no meu trono e que os meus olhos o vissem.
49 Então, estremeceram e se levantaram todos os convidados que estavam com Adonias; e cada um se foi ao seu caminho.
50 Porém Adonias temeu a Salomão, e levantou-se, e foi, e pegou das pontas do altar.
51 E fez-se saber a Salomão, dizendo: Eis que Adonias teme ao rei Salomão, porque eis que pegou das pontas do altar, dizendo: Jure-me, hoje, o rei Salomão que não matará a seu servo à espada.
52 E disse Salomão: Se for homem de bem, nem um de seus cabelos cairá em terra; porém, se se achar nele maldade, morrerá.
53 E enviou o rei Salomão, e o fizeram descer do altar; e veio e prostrou-se perante o rei Salomão, e Salomão lhe disse: Vai para tua casa.
Capítulo 2:
1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
3 E guarda a observância do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres, para onde quer que te voltares.
4 Para que o SENHOR confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
5 E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois chefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no seu cinto que tinha nos lombos e nos seus sapatos que trazia nos pés.
6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz.
7 Porém com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se chegaram eles a mim, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão.
8 E eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu, pelo SENHOR, lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada.
9 Mas, agora, o não tenhas por inculpável, pois és homem sábio e bem saberás o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.
10 E Davi dormiu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi.
11 E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos: sete anos reinou em Hebrom e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
1 Reis 1 a 2:11