Heresia entre os santos da igreja de Cristo não é tanto uma questão de rejeição, ou de introdução de doutrinas estranhas, quanto de seleção.
O herege simplesmente seleciona as partes das Escrituras que ele quer enfatizar e abandona o resto.
Isto é demonstrado pela etimologia da palavra "heresia" e pela prática do herege. "Cuidado", um escriba editorial do século 14 prevenia os seus leitores no prefácio de um livro. "Cuidado para que você não tome uma coisa de que você goste, e deixe outra: pois esta é a condição de um herege. Mas tome tudo junto." O velho escriba sabia bem como é nossa tendência de tomar para nós aquelas partes da verdade que nos agradam e não tomar conhecimento das outras partes. E isto é heresia.
Quase toda a seita de que temos conhecimento pratica essa arte de selecionar e abandonar. As seitas que negam a existência do inferno, por exemplo, habitualmente enfatizam tudo na Bíblia que parece lhes dar cobertura e abafam ou "interpretam" todas as passagens que tratam do castigo eterno.
Mas faríamos bem em olhar dentro do nosso próprio meio. A tendência à heresia não se limita às seitas. A heresia faz parte de nossa natureza carnal. Nós que nos consideramos pertencentes à tradição histórica da sã doutrina podemos, sem o perceber, desviar para uma espécie de heresia.
Podemos inconscientemente selecionar para atenção especial aquelas passagens da Bíblia que nos confortam e estimulam, e não pensar naquelas que nos repreendem e previnem. É fácil cair nesta armadilha, e podemos nos achar dentro dela antes de dar conta disso.
Veja, por exemplo, uma Bíblia "bem marcada". Seria, às vezes, bastante instrutivo olhar dentro de uma Bíblia assim e ver como seu proprietário realçou quase que exclusivamente as passagens que lhe dão consolo ou que apóiam o seu ponto de vista doutrinário. Habitualmente gostamos dos versículos que nos são cômodos, e nos afastamos dos que nos perturbam.
Sem dúvida Deus em Sua longanimidade nos tolera até onde pode em nosso tratamento fraco e unilateral das Escrituras Sagradas, mas Ele não deve se agradar com essa maneira de proceder. Nosso Pai celestial se compraz em ver-nos desenvolver e crescer espiritualmente. Ele não quer que nos limitemos a uma dieta de doces. Ele nos dá Isaias 41 para nosso estímulo, mas também nos dá Mateus 23 e o livro de Judas, e Ele espera que leiamos tudo. O capítulo 8 de Romanos é uma das passagens mais jubilosas em toda a Bíblia, e sua popularidade é bem merecida; mas precisamos da segunda epístola de Pedro também, e não devíamos esquecer de lê-la.
Ao ler as epístolas de Paulo, não devíamos parar nas porções doutrinárias, mas continuar a ler e ponderar sobre as exortações estimulantes que se seguem. Não devemos parar em Romanos 11; o resto da epístola é também importante, e para sermos eqüitativos, devemos lhe dar a mesma atenção que demos aos primeiros 10 capítulos.
Em resumo, a saúde das nossas almas exige que tomemos a Bíblia inteira do jeito que está, e deixemos que ela faça o seu trabalho em nós. Não podemos nos dar ao luxo de selecionar apenas algumas partes de algo tão importante.
Tradução de excertos de "We Travel an Appointed Way" por A W Tozer.