Relacionamos a seguir algumas das suas principais heresias:
Segundo sua fundadora, Sra. Ellen G. White, quando Cristo ascendeu ao céu ele passou a ministrar no santuário do templo celeste como os sacerdotes faziam no templo terrestre. Durante dezoito séculos ele ministrou no primeiro apartamento desse santuário. O sangue de Cristo assegurou o perdão e aceitação pelo Pai dos crentes arrependidos, mas os seus pecados permaneceram nos registros. Era necessário, continua ela, que houvesse um trabalho de expiação para remover o pecado santuário, e isto aconteceu após 2,300 dias, em 1844, quando Cristo teria entrado no Santo dos Santos celeste para completar a última divisão do seu trabalho de purificação do santuário. Assim, os pecados dos que se arrependem são colocados em Cristo, que os deposita no santuário. Posteriormente, antes de serem transferidos para o Santo dos Santos, e serem apagados completamente, é feita uma investigação nos registros para determinar quem tem direito à expiação, mediante o arrependimento e a fé em Cristo (Comp. Levítico 17:11; João 3:18; Romanos 3:24; 8:1; Hebreus 9:22; 1 Pedro 1:19).
Esta teoria foi inventada para justificar o não cumprimento da profecia de outro fundador da seita, o "profeta" William Miller, que previra categoricamente a volta de Cristo em 1844 (donde o nome adventista).
Temos acima as seguintes heresias, sem base bíblica:
Ensinam que Satanás carrega os pecados com Cristo, e é o substituto que levará os pecados dos penitentes consigo quando for banido da presença de Deus, sendo destinado a deixar de existir quando o pecado e os pecadores forem finalmente destruídos (comp. Efésios 2:13; Colossenses 1:20; 1 Pedro 2:24; 1 João 1:7).
Segundo suas doutrinas o Senhor Jesus, ao nascer, herdou uma natureza humana pecaminosa (comp. Lucas 1:35; João 10:30; Hebreus 4:15, 7:26; I Pedro 2:22; 1 João 3:5.).
Esta é uma heresia adotada por algumas outras seitas também, inclusive os russelitas. Segundo suas teorias, ao morrer fisicamente, a alma e o espírito das pessoas ficam inconscientes pois não podem "funcionar" sem o corpo (comp. Lucas 16:24-26, 23:43; II Coríntios 5:8; Efésios 4:9; Filipenses 1:23; I Tessalonicenses 4:14, 5:23).
Também como os russelitas, eles ensinam que a punição eterna, no sentido de sofrimento eterno, não existe: tanto os pecadores impenitentes como Satanás e seus anjos rebeldes, demônios, etc., estão destinados apenas à aniquilação, que consiste em reduzir a nada, deixando de existir. Para eles, imortalidade, vida eterna, ou existência sem fim é tudo a mesma coisa, e será apenas concedida aos que têm a salvação (é óbvio que vida e existência não são a mesma coisa, por exemplo, uma cadeira existe mas não tem vida!) (Comp. Oséias 13:9; Mateus 3:12; 5:29-30; 8:12,42; 12:32; 18:8-9; 25:46; 26:24; 27:20; Marcos 3:29; 8:36; 9:43-48; Lucas 12:4-5; 16:19-31; João 2:19; 3:36; 5:28-29; 1 Tessalonicenses 1:10; 2 Tessalonicenses 1:8-9; 1 Timóteo 6:9; Hebreus 6:2; 10:26-31; 2 Pedro 2:3-10,17; 3:6-9; Apocalipse 14:10-11; 19:20; 20:10-15; 21:8).
Os adventistas procuram forçar o cristão a submeter-se ao jugo da Lei dada a Moisés, afastando-o da Graça de Deus. Isto acompanha as suas teorias que, tendo materializado um santuário nos céus, os obriga a materializarem tudo o mais: além de um santuário no céu, com candelabros, cortinas, mesa de pães asmos e arca, tiveram que incluir dentro da arca as duas tábuas de pedra com os dez mandamentos, e nos exortar a todos para nos submetermos a eles.
A Sra.White disse ter tido uma visão em que foi elevada ao céu, e o Senhor Jesus levantou a tampa da arca e lhe mostrou as tábuas da lei: o quarto mandamento se destacava dos outros, aparecendo no centro com uma auréola luzente em torno!
Eles dizem que os cristãos estão ainda debaixo da Lei de Moisés, devem guardar até o menor dos seus preceitos, e portanto devem guardar o sábado. Segundo eles, foi a Instituição Católico-romana que mudou a observação do sábado (sétimo dia) para o domingo (primeiro dia) em 364 AD.
No entanto, na realidade o sábado foi dado por Deus como sinal e aliança perpétua entre ele e os filhos de Israel ( Êxodo 31:12-18), as tábuas com os mandamentos são chamadas "ministério da morte" e "ministério da condenação" que, o Espírito Santo nos ensina, se desvaneceram ante a glória permanente do "ministério da justiça" (Atos 15:10, 24, 28-29; Romanos 6:14; 7:4,6; 14:5-6; 2 Coríntios 3:7-13, Gálatas 5:18; Colossenses 2:14,16), uma nova aliança do espírito, não da letra; o sábado nunca aparece no Novo Testamento como algo que deva ser observado pelos cristãos. O domingo não substituiu o sábado: sendo o primeiro dia da semana, em que o Senhor Jesus ressuscitou, os cristãos desde os tempos apostólicos passaram a se reunir nesse dia para se lembrarem dele no "partir do pão" (Atos 20:7, I Coríntios 16:2).
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 Pedro 2:1