O livro de Levítico contém a lei de Deus, dada através de Moisés para o povo israelita. Resumidamente, o seu propósito foi educar o povo para atingir um padrão de conduta aceitável a Deus, em seu relacionamento com Deus e entre si, e um alto grau de saúde física, mental e espiritual. A lei tinha sanções com penalidades para os infratores, indo até à pena de morte, e também indicava remédios para enfermidades. Toda infração consistia em pecado contra Deus, e para a reconciliação com Deus era necessário o arrependimento e o sacrifício de um animal através de um sacerdote conforme determinado na lei. Essa lei de Moisés preparava o povo para a vinda do Messias ("Cristo" na língua grega), o "Cordeiro de Deus" que veio para pagar pelo pecado do mundo, que foi Jesus de Nazaré.
Ele fez o sacrifício suficiente para todo aquele que se arrepende do seu pecado e confia nEle, logo a lei de Moisés não pesa sobre ele. Contudo essa pessoa, agora dotada do Espírito Santo, vai viver para agradar a Deus e vai procurar obedecer aos Seus mandamentos. Estes constam dos ensinos de Jesus Cristo, dados através dos Seus apóstolos e que encontramos no Novo Testamento.
No entanto, a lei de Moisés continua sendo útil para nos mostrar os altos padrões de conduta que eram exigidos dos israelitas, o que nos serve de orientação em casos semelhantes. Muitos dos seus preceitos envolvem cuidados para preservação da saúde física, na área de alimentação, higiene, contatos físicos, etc., que são aproveitáveis ainda hoje. O capítulo 15 de Levítico concerne aspectos de higiene íntima, e da proibição de contatos potencialmente perigosos pois poderiam transmitir doenças contagiosas. Poderiam ser o resultado de imoralidade sexual, e neste caso as pessoas envolvidas teriam infringido a lei, e daí a necessidade de se apresentarem ao sacerdote.
O cristão não deve praticar imoralidade sexual, e a lei lhe mostra seus diversos aspectos. Da mesma forma, há muitas outras lições na lei que esclarecem como Deus vê essas coisas, para que o cristão conheça melhor o Seu caminho.