Em João 19:25 lemos que: "Estavam em pé, junto à cruz de Jesus, sua mãe, e a irmã de sua mãe, e Maria, mulher de Clôpas, e Maria Madalena." Nota-se que o autor do Evangelho de João tem a característica de não mencionar certas pessoas por nome, inclusive o dele próprio. A mãe do Senhor não é mencionada aqui pelo seu nome, nem a sua irmã.
Por dedução, tem sido convencionado que a "irmã da sua mãe" era a mãe do escritor, que, também por dedução, concluimos ser o apóstolo João, filho de Zebedeu. É possível que não seja assim, mas é mais provável que seja, dadas as circunstâncias. Alguns comentaristas, por precaução, sempre dizem "provavelmente primo".
Mas, se for correto, João o Evangelista era parente mais próximo do Senhor do que João Batista, pois a mãe deste, Izabel, era apenas "aparentada" com Maria, possivelmente tia, pois era muito mais velha, tendo já passado da idade de ter filhos quando, por um milagre, concebeu João. Certamente não era irmã, pois Maria era da tribo de Davi, Judá, enquanto Izabel era de Levi.