"Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás." (Eclesiastes 11:1). A frase "atire o seu pão sobre as águas" parece um desperdício. Mas é uma figura de linguagem da antiguidade, que parece ter sua origem no delta do rio Nilo, no Egito. Ali era costume lançar as sementes de trigo sobre as águas do rio, ou nos brejos à sua margem (Isaías 32:20), na enchente, para que brotassem na vazante e eventualmente houvesse muito trigo para colher.
O "pão" descreve a sua origem, que é a semente do trigo, Como vemos no versículo seguinte, isto é uma figura para representar a generosidade para com os que aparentemente são incapazes de fazer retribuição, ou trabalho feito para o Senhor sem que se veja imediato resultado (Isaías 49:4). Aplica-se muito bem ao trabalho de evangelização, essencial para que haja salvação de almas, embora não se veja frequentemente um resultado imediato.
O termo “viagens missionárias” é muito amplo e abrangente. Qualquer servo (ou serva) de Deus que é chamado pelo Espírito Santo para trabalhar na obra de Deus em outras localidades, com a aprovação e apoio da sua igreja local, é um missionário e as viagens em que estiver envolvido serão viagens missionárias dentro deste conceito. As qualificações para ser missionário dependem do trabalho que vai exercer, além de bom testemunho e demonstrada capacidade em sua igreja de origem.
As instituições dedicadas a encaminhar missionários sob sua própria responsabilidade compreensivelmente exigem o preenchimento de certos requisitos determinados por elas. Entre os requisitos pode estar o de ter cursado com proveito uma escola bíblica ou seminário cujo grau de ensino e orientação doutrinaria seja do seu agrado, para comprovar o seu grau de conhecimento, dentro dos parâmetros estabelecidos pela instituição. A escola de treinamento transcultural a que se refere decerto tem semelhante cuidado, e a experiência prática não é considerada suficiente.
O seu trabalho, feito no Senhor e em obediência a Ele é válido, sem dúvida, e para isso não precisa de diploma. É essencial, no entanto, terminar com uma advertência: em sua missão, existem restrições dadas por Deus ao trabalho das mulheres, por exemplo em 1 Coríntios 14:34-36 e 1 Timóteo 2:12. Sabemos que há muita oposição, mas a sabedoria de Deus está ali revelada, como em toda a Sua Palavra, e fazemos bem em obedecer aos seus mandamentos. O assunto é tratado mais detalhadamente aqui.