O Senhor Jesus é uma pessoa diferente de nós porque existe desde a eternidade, e para vir ao mundo nasceu através da semente de uma mulher, mediante um ato de criação especial. Seu espírito é e sempre foi divino. Aqui na terra Ele se limitou a um corpo humano, que precisa de crescer e amadurecer, por isso este experimentou as fases de infância, adolescência e maturidade, como nós.
Do ponto de vista físico, o seu cérebro humano precisava ser ensinado - e isto foi feito com precocidade, haja vista a surpresa dos doutores da lei quando Ele os ouvia e interrogava no templo, que admiravam a sua inteligência e respostas quando ainda tinha só doze anos. Ele já estava bem cônscio da sua origem e destino naquela idade e se preparava para o ministério que teria anos mais tarde.
Sem dúvida, quando começou o Seu ministério aos trinta anos o Seu corpo já estava maduro, o Espírito Santo veio sobre Ele depois do seu batismo por João Batista, e Ele estava em condições físicas, intelectuais e espirituais para completar a obra que veio fazer. É notável o conhecimento que tinha das Escrituras, e a Sua sabedoria e conhecimento estavam muito além dos de qualquer ser humano, surpreendendo e assustando os doutores e as autoridades eclesiásticas que O ouviam. A Bíblia nada mais diz, e devemos nos contentar com isso. É inútil fazer conjecturas e especulações que não podem ser provadas.