O livro de Jó é um dos mais antigos na Bíblia, e a experiência desse homem de Deus, bem como os muitos ensinamentos que o livro contém, todos muito válidos através dos milênios em que tem sido lido, são de um valor extraordinário. Por exemplo, a frase "Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra (Jó 19:25)", tem profunda significância espiritual e foram ditas por quem viveu nos tempos de Abraão, muito antes de Moisés e da lei.
Tiago, que se chama "servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo" escreve em sua epístola: "Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso" (Tg 5:11).
Logo no início aprendemos que Satanás não só perambula pela terra, mas tem acesso à presença de Deus no céu, onde ele acusa os servos de Deus: o seu nome significa "adversário", "acusador"; Deus conhece profundamente cada pessoa na terra; Deus permite que Satanás ponha à prova o caráter e fidelidade dos Seus servos; Satanás, por outro lado, nada pode fazer contra eles, sem a permissão de Deus, porque Deus coloca "uma cerca" em volta deles e de tudo quanto eles possuem (Capítulo 1:10) - quanto conforto isso é para nós!
Depois de perder todos os seus filhos e todos os seus bens, a mulher de Jó lhe disse "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra!" mas ele respondeu "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal?" A fé e a fidelidade de Jó eram inabaláveis e, depois de muito sofrimento físico e das tentações propostas pelos seus "amigos", Jó saiu vitorioso, pois continuou fiel a Deus através de tudo, e recebeu uma grande recompensa do Senhor, ainda aqui na terra.
Sem dúvida Deus tinha um plano para a vida dos filhos de Jó, e era de que fosse curta. Nenhum de nós sabe se terá vida curta ou longa - Deus sabe! Se estamos salvos pela graça de Deus mediante a fé em Cristo, a nossa vida aqui na terra será para o Seu serviço. A nossa morte é boa coisa, pois iremos para o lugar preparado para nós no céu. Os filhos de Jó foram para o seu lugar no Sheol, e esperamos que tenha sido no paraíso, o que seria o caso se acompanharam o seu pai em sua fidelidade. Boa coisa para eles também!