Todos nós temos pecado, no sentido de estarmos em falta com o padrão perfeito de conduta requerido pela santidade de Deus. Todos os que permanecem no seu estado de pecador estão espiritualmente mortos diante da santidade de Deus, banidos para longe da Sua presença.
No entanto lemos em Sua Palavra que Deus atenta para quem se arrepende do seu pecado e que Ele se compadece do contrito:
"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Salmo 51:17). "…Eis para quem olharei: para o pobre e abatido de espírito e que treme diante da minha palavra." (Isaías 66:2) Deus é amor, pois amar é um dos Seus atributos divinos. Isso Ele provou quando "amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16). Para satisfazer a Sua perfeita justiça, Deus derramou o sangue inocente do Seu Filho Unigênito na cruz do Calvário, pagando assim o preço dos pecados dos arrependidos que se convertem.
Pago o preço, Deus pela Sua graça salva da condenação eterna os arrependidos, concedendo-lhes o perdão: "Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado e salva os contritos de espírito" (Salmo 34:18). "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar" (Isaías 55:7). "Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor." (Atos 3:19)
Não só isto, mas Deus ainda lhes dá o Espírito Santo ao morrerem para si e viverem para Jesus Cristo: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38)
Deus também nos informa que tem comunhão com os arrependidos, e lhes dá o reavivamento: "Assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade e cujo nome é Santo: 'Em um alto e santo lugar habito e também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e para vivificar o coração dos contritos'" (Isaías 57:15)
O pecador arrependido, convertido, agora salvo pela fé em Cristo, dotado do Espírito Santo e gozando de comunhão com Deus, nem por isso está livre aqui no mundo da presença do pecado ao seu redor, e está sujeito a cair novamente, manchando-se. Embora nunca perca a salvação, pois é eterna, essa mancha vai prejudicar a sua comunhão com Deus, sua vida espiritual, o seu testemunho, e o seu galardão no tribunal do Senhor Jesus.
Mas Deus ainda se dispõe a perdoá-lo, por causa do sangue de Cristo, mediante o seu arrependimento manifestado por confissão a Deus: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." 1 João 1:9
O chamado "povo de Deus", formado pelos descendentes de Israel, inúmeras vezes desobedeceu e se afastou de Deus. Mas Deus lhe declarou: "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra" (2 Crônicas 7:14). Todo aquele que pertence ao Senhor Jesus faz parte do povo de Deus. Esta promessa, portanto, é aplicável a ele, bem como a uma igreja local, por menor que seja, que se reuna em nome de Cristo. A graça de Deus alcança todos os arrependidos que deixam os seus pecados e se voltam para Ele confiando na obra redentora de Jesus Cristo.
Finalmente, "Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" (Mateus 5:4). O verbo "choram" é a tradução de um verbo grego mais usado para lamentação pelos mortos, e pelas desventuras e pecados dos outros. Não é tanto a tristeza por causa de más experiências próprias, mas pelo pecado existente em si e no mundo, e pela rejeição do Salvador por parentes, amigos e conhecidos. Eles serão consolados no dia em que "Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas" (Apocalipse 21:4).
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham, assim, os tempos do refrigério pela presença do Senhor.
At 3:19