Deus, Cristo, homens e mulheres
A suprema autoridade é Deus, vindo depois Cristo, a quem se submete o homem, que por sua vez tem autoridade sobre a mulher (Gênesis 3:16).
Quando a igreja se reúne, o homem deve ter a cabeça descoberta, e a mulher deve cobrir a sua, pois:
A) A cobertura representa a submissão da mulher ao homem.
B) A cobertura também representa a submissão do ser humano à divindade: o homem é a imagem e glória de Deus (Gênesis 1:26, Tiago 3:9), e a mulher é a glória do homem, tendo sido formada dele e para ele.
C) Os anjos presentes à reunião da igreja (1 Pedro 1:12) comprovam a submissão à autoridade representada pela cobertura na cabeça da mulher.
(Nenhuma destas razões está baseada nos costumes sociais da época, como querem os que assim procuram se desculpar por não praticarem este ensino da Bíblia).
O símbolo de autoridade representado pela cobertura da cabeça é exemplificado na natureza, pois o cabelo comprido é vergonhoso no homem, mas honroso na mulher. A palavra cobertura no versículo 15 não é a mesma dos versículos 5-6, o ensino sendo que, assim como o cabelo representa a cobertura apropriada na natureza, o véu é a cobertura apropriada na igreja. Assim, para a mulher não cobrir a cabeça com véu na reunião da igreja é tão vergonhoso como se sua cabeça estivesse rapada.
Nem Paulo, nem as igrejas de Deus da sua época, tinham por costume permitir que as mulheres assistissem às reuniões com as cabeças descobertas.
NB No capítulo 14:34-35 Paulo ensina que as mulheres devem manter silêncio nas reuniões da igreja. Ele, portanto, não podia aprovar que elas orassem ou profetizassem em público (ver. 5 e 13), mas aqui ele condena a agravante de fazê-lo com a cabeça descoberta, que é o assunto em foco.
Santidade da Ceia do Senhor
O apóstolo Paulo denuncia as seguintes práticas na igreja de Corinto, que profanavam a prática da Ceia do Senhor:
A) Dissensões entre os irmãos: Paulo admite porém que por causa do surgimento de heresias, haverá manifestação contrária por parte dos cristãos sinceros.
B) A substituição da Ceia do Senhor por uma refeição em que alguns comem e bebem demais enquanto outros passam fome: as refeições devem ser comidas em casa para que os que nada levaram para comer não sejam envergonhados.
A Ceia do Senhor foi instituída por Ele para que a Sua morte seja anunciada até que Ele venha: o pão representa o Seu corpo dado por nós, e deve ser comido em memória dele; o cálice representa o Novo Testamento no seu sangue.
Quem tomar parte indignadamente, ou seja, profanando-a, torna-se culpado do corpo e do sangue do Senhor, sujeitando-se à condenação por não discernir o corpo do Senhor (representado pela igreja).
Portanto, antes de participar da comunhão, cada um deve examinar-se a si próprio para verificar se está agindo corretamente. Se assim não fizer, ele estará sujeito a julgamento e será repreendido pelo Senhor para não ser condenado com o mundo: por isso na igreja de Corinto havia muitos fracos e doentes, e muitos que dormiam (haviam morrido).
Quando os crentes se ajuntarem para comer a Ceia do Senhor, cada um espere pelos outros, e se alguém costuma sentir fome, que coma primeiro uma refeição em casa.
2 E louvo-vos, irmãos, porque em tudo vos lembrais de mim e retendes os preceitos como vo-los entreguei.
3 Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.
4 Todo homem que ora ou profetiza, tendo a cabeça coberta, desonra a sua própria cabeça.
5 Mas toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.
6 Portanto, se a mulher não se cobre com véu, tosquie-se também. Mas, se para a mulher é coisa indecente tosquiar-se ou rapar-se, que ponha o véu.
7 O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do varão.
8 Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão.
9 Porque também o varão não foi criado por causa da mulher, mas a mulher, por causa do varão.
10 Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos.
11 Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor.
12 Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus.
13 Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?
14 Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o varão ter cabelo crescido?
15 Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu.
16 Mas, se alguém quiser ser contencioso, nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.
17 Nisto, porém, que vou dizer-vos, não vos louvo, porquanto vos ajuntais, não para melhor, senão para pior.
18 Porque, antes de tudo, ouço que, quando vos ajuntais na igreja, há entre vós dissensões; e em parte o creio.
19 E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós.
20 De sorte que, quando vos ajuntais num lugar, não é para comer a Ceia do Senhor.
21 Porque, comendo, cada um toma antecipadamente a sua própria ceia; e assim um tem fome, e outro embriaga-se.
22 Não tendes, porventura, casas para comer e para beber? Ou desprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm? Que vos direi? Louvar-vos-ei? Nisso não vos louvo.
23 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;
24 e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.
25 Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.
26 Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice, anunciais a morte do Senhor, até que venha.
27 Portanto, qualquer que comer este pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.
28 Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão, e beba deste cálice.
29 Porque o que come e bebe indignamente come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.
30 Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes e muitos que dormem.
31 Porque, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados.
32 Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.
33 Portanto, meus irmãos, quando vos ajuntais para comer, esperai uns pelos outros.
34 Mas, se algum tiver fome, coma em casa, para que vos não ajunteis para condenação. Quanto às demais coisas, ordená-las-ei quando for ter convosco.
1a. Coríntios capítulo 11:2 a 34