O litígio entre irmãos
Os cristãos (os santos) terão um dia a grande responsabilidade de julgar o mundo, e mesmo os anjos.
É de se esperar, portanto, que haja na igreja pessoas suficientemente sábias para julgarem as diferenças que surjam, entre irmãos em Cristo, pois estas são, em comparação, coisas mínimas. Não se justifica que irmãos levem seu litígios para serem resolvidos por incrédulos (os injustos, infiéis, de menor estima na igreja) nos tribunais.
Os que assim fazem já estão em falta, pois não praticam o amor ao próximo e o altruísmo que são próprios do cristão: ao invés de sofrerem injustiça e dano, eles infligem injustiça e dano aos outros irmãos.
Os injustos não hão de herdar o reino de Deus. Mas os cristãos têm sido lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito de Deus.
O corpo e o espírito são de Deus
Tudo é lícito ao cristão (ou seja, está liberto da obrigação de obedecer à lei imposta ao povo de Israel). Mas essa liberdade é limitada por duas considerações:
1a. Deve ser conveniente (por exemplo: obedecer à ética cristã, cumprir leis humanas, não dar motivo a escândalo).
2a. Não deve resultar em subserviência (por exemplo: aos vícios, às filosofias e aos costumes mundanos).
O estômago foi feito para comer, e os manjares para serem comidos, mas ambos estão destinados à aniquilação (são simples matéria). Já o cristão não possui o seu próprio corpo, pois:
Ele é do Senhor: o cristão foi comprado por bom preço (o sangue de Cristo) sendo ele o Senhor do corpo. Um dia ele será ressuscitado, como o de Cristo foi.
Ele é membro de Cristo (parte de sua igreja, que é o corpo espiritual de Cristo).
O cristão participa de um mesmo espírito com Cristo: o Espírito Santo, que nele habita.
O corpo e o espírito do cristão pertencem a Deus, e a Ele devem glorificar.
Portanto, o cristão não tem liberdade para entregar seu corpo à imoralidade (atividades sexuais fora do casamento): isto é pecar contra o seu próprio corpo.
1 Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos e não perante os santos?
2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois, porventura, indignos de julgar as coisas mínimas?
3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?
4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes na cadeira aos que são de menos estima na igreja?
5 Para vos envergonhar o digo: Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isso perante infiéis.
7 Na verdade, é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.
11 E é o que alguns têm sido, mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus e pelo Espírito do nosso Deus.
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
1a. Coríntios capítulo 6