Introdução. Continuando o assunto do capítulo 10, Paulo (ainda na sua "loucura") trata dos falsos mestres em Corinto.
O zelo de Paulo. Ele afirma que tem um zelo divino pelos coríntios, pois ele quer apresentá-los como virgem pura a Cristo, o "Esposo". Esta figura de "esposa" aplica-se à igreja inteira em Efésios 5:25-27 e em Apocalipse 19:7.
Os falsos ensinadores. Estes são astutos enganadores, como a serpente no Éden. Veja Gênesis capítulo 3.
Os coríntios receberam de boa vontade esses falsos ensinadores.
Paulo compara-se com eles. Ele se acha "em nada inferior a estes tais apóstolos" (v.5). Talvez eles tivessem mais eloquência (veja 10:10), mas os próprios coríntios sabiam que Paulo tinha mais conhecimento (das coisas espirituais).
Ele tinha pregado gratuitamente aos coríntios, ajudado pelas dádivas que recebera de outras igrejas (7,8).
Quando estava passando privações em Corinto, ele tinha recebido auxílio dos irmãos vindos da Macedônia; ele nunca seria uma responsabilidade (financeira) para os coríntios (9-10).
Tal abstenção da parte dele não era devida à falta de amor para com os crentes em Corinto, mas para impedir que os inimigos falassem mal dele, imputando motivos interesseiros nos seus trabalhos (11-12).
Os tais são os falsos apóstolos - enganadores como o próprio Satanás, que se transforma em anjo de luz; os seus servos apresentam-se como pregadores da verdade, de religião. Mas o fim destes será a condenação eterna, como o de todos os mentirosos (Apocalipse 21:8).
Nota: Os ensinadores e "profetas" do mormonismo, do "adventismo do sétimo dia", do "reino" ou "testemunhas de Jeová", com também do "modernismo", da "ciência cristã" e de outras seitas que negam as bases da fé cristã bíblica, devem ser considerados com os falsos "anjos de luz" descritos neste capítulo.
1 Tomara que me suportásseis um pouco na minha loucura! Suportai-me, porém, ainda.
2 Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
3 Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
4 Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.
5 Porque penso que em nada fui inferior aos mais excelentes apóstolos.
6 E, se sou rude na palavra, não o sou, contudo, na ciência; mas já em tudo nos temos feito conhecer totalmente entre vós.
7 Pequei, porventura, humilhando-me a mim mesmo, para que vós fôsseis exaltados, porque de graça vos anunciei o evangelho de Deus?
8 Outras igrejas despojei eu para vos servir, recebendo delas salário; e, quando estava presente convosco e tinha necessidade, a ninguém fui pesado.
9 Porque os irmãos que vieram da Macedônia supriram a minha necessidade; e em tudo me guardei de vos ser pesado e ainda me guardarei.
10 Como a verdade de Cristo está em mim, esta glória não me será impedida nas regiões da Acaia.
11 Por quê? Porque vos não amo? Deus o sabe.
12 Mas o que eu faço o farei para cortar ocasião aos que buscam ocasião, a fim de que, naquilo em que se gloriam, sejam achados assim como nós.
13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo.
14 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
15 Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
2a.Coríntios capítulo 11, vers. 1 a 15