Como esta carta foi escrita aos crentes, o versículo 13 nada tem a ver com o julgamento do pecado, pelo qual a penalidade já foi paga na cruz do Calvário. Os crentes que não demonstram misericórdia (ou bondade) aos outros, não serão tratados bondosamente quando chegarem diante do tribunal de Cristo, quando então o seu serviço feito a Ele será avaliado.
A frase "a misericórdia triunfa sobre o juízo" pode ter quatro significados:
Deus prefere ser misericordioso a impor julgamento sobre nós (Miquéias 7:18).
Os que mostram misericórdia aos que os ofendem podem ter mais confiança quando submetidos a julgamento pelas suas próprias ofensas diante de Deus.
O julgamento é mais suave sobre os que têm sido misericordiosos.
A misericórdia sempre prevalece sobre o julgamento.
O que vem em seguida tem sido interpretado e usado erradamente, sem o cuidado de verificar o ensino claro das Escrituras em outros lugares, para apoiar a heresia segundo a qual somos salvos pela fé mais as obras, o que é chamado de "sinergismo". No entanto, o que temos aqui é a importância das "obras", fruto do Espírito Santo, para provar que somos salvos. É uma questão de evidência.
A salvação vem pela graça de Deus (Romanos 3:24), pela fé do homem em Seu Filho (Romanos 5:1), e a justificação de Deus (Romanos 8:33) por meio do poder (Romanos 4:25) do sangue de Cristo (Romanos 5:9). Esse é o poder que ressuscitou Cristo da morte, confirmando que Deus está satisfeito. As obras são o resultado da salvação, e são evidência da realidade de nossa fé.
Uma fé declarada sem as obras da fé não é fé salvadora, mas é uma declaração inválida, inexistente, morta.
Somos prevenidos contra esse tipo de fé, em outras partes da Escritura, por exemplo: "Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão." (1 Coríntios 15:1-2), e "Examinai-vos a vós mesmos se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis, quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (2 Coríntios 13:5).
Este significado é melhor compreendido mediante a ilustração dada: se dentro da igreja alguém está com falta de roupa ou alimento, e outro lhe diz para se vestir e comer sem suprir o que precisa, estas são palavras vazias porque não ajudam o necessitado e colocam em dúvida a sinceridade de quem as disse.
A fé salvadora é viva e é provada pelas obras da fé, o fruto do Espírito (Gálatas 5:22, Efésios 5:9). A fé apenas declarada é morta, não salva, consequentemente não produz fruto, ou obras. Não é fé, apenas palavras.
A verdadeira fé e as obras são inseparáveis, e isso é ilustrado num debate imaginário entre dois homens, um dos quais é genuinamente salvo e produz obras da fé e outro que diz que tem fé mas não produz as obras.
A palavra chave aqui é o verbo "mostrar": o primeiro desafia o segundo a mostrar a sua fé, que é algo invisível, intangível. Ambos têm fé, mas de espécie diferente: o primeiro tem fé viva, salvadora, e tem as obras para mostrar, o segundo apenas diz que tem fé mas sem mostrar qualquer prova.
Uma declaração de fé na existência de Deus não é fé salvadora - pode ser um bom início reconhecer essa realidade, mas até os demônios sabem disto, e tremem porque sabem que vão entrar em julgamento diante de Deus e ser condenados por causa da sua rebelião e más ações. Um reconhecimento desse tipo não envolve compromisso nem produz uma vida transformada. Quando alguém realmente coloca a sua fé no Senhor, ele entrega seu espírito, alma e corpo a Ele, e isso resulta em uma vida transformada.
Temos dois exemplos de fé verdadeira tiradas do Velho Testamento. São duas pessoas que eram opostas em muitos sentidos:
Abraão, um homem santo de Deus, patriarca da nação de Israel, conhecido e respeitado pelos grandes do seu tempo. Abraão foi justificado pelas obras quando a sua fé e sua obediência a Deus foram provadas a serem tais ao ponto de sacrificar o "filho da promessa" Isaque mediante a ordem de Deus. Mas em Gênesis 15:6 lemos que "creu ele no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça". Portanto, ele foi justificado pela fé (Romanos 4:3) que produziu evidência nas obras. Sua obediência mostrou que sua fé não era apenas de ordem intelectual, mas um compromisso do coração. Pelas suas obras a sua fé foi evidenciada, e elas o identificaram como amigo de Deus. Deus conhece o coração do homem e justificou Abraão quando ele pôs a sua fé em Deus. Abraão foi justificado diante dos outros homens quando a sua fé o levou a uma obra de obediência, algo visível, evidência clara da fé que tinha dentro de si. O homem diz "mostra-me a realidade da sua fé." A única maneira de fazê-lo é pelas obras.
Raabe, uma prostituta, cananéia gentílica de uma nação condenada a ser destruída pelos israelitas, tendo a pior das reputações. Ela recebeu os espias israelitas em sua casa em Jericó, escondeu-os do seu próprio povo, depois mostrou-lhes como podiam escapar sem ser detectados (ver Josué 2). Ela pôs em risco a sua própria vida com isso, dando prova clara de sua fé no Senhor Deus de Israel a quem ela desejava servir, virando as costas ao seu próprio povo idólatra. Foi salva pela sua fé (Hebreus 11:31), evidenciada pelas suas obras que a justificaram diante de Josué e dos israelitas (Josué 6:17).
As obras do ponto de vista de Deus nem sempre coincidem com as idéias humanas de "boas obras": no caso de Abraão foi uma disposição de sacrificar seu próprio filho, assassinato horrível, e no caso de Raabe foi trair seu rei e seu país. Se fôssemos remover a fé destas obras, elas seriam más. É a fé por detrás delas que as faz "boas" - são fruto da fé.
É óbvio que esta passagem não ensina que a salvação vem pelas obras e não pela fé, ou mesmo pela fé junto com obras. Só a fé pode salvar, mas tem que ser genuína, provada pela obediência em fazer aquilo que é agradável a Deus. Isto são as obras.
A matéria toda se resume no último versículo. A fé é comparada ao corpo humano e as obras assemelhadas ao espírito (fôlego) que dá vida ao corpo. O corpo é feito de matéria e é inerte, sem vida e inútil sem o espírito. A fé falsa não produz obras e é igualmente inerte, sem vida e inútil.
Não é fácil saber quando alguém está morto, mas a ausência de um sinal de fôlego num vidro colocado junto à boca e ao nariz prova a morte. É uma figura assustadora da fé morta em nossas igrejas e em membros da igreja que se dizem vivos mas estão mortos (Apocalipse 3:2).
Quanto a nós, levando em conta nossa própria perspectiva nos dois exemplos, estaríamos:
Dispostos a oferecer o que nos é mais caro em nossas vidas a Deus, se Ele o pedisse, como pediu a Abraão?
Nota: leia também aqui a respeito da prática da fé.
13 Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa sobre o juízo.
14 Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?
15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,
16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
17 Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.
18 Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.
19 Tu crês que há um só Deus? Fazes bem; também os demônios o crêem e estremecem.
20 Mas, ó homem vão, queres tu saber que a fé sem as obras é morta?
21 Porventura Abraão, o nosso pai, não foi justificado pelas obras, quando ofereceu sobre o altar o seu filho Isaque?
22 Bem vês que a fé cooperou com as suas obras e que, pelas obras, a fé foi aperfeiçoada,
23 e cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.
24 Vedes, então, que o homem é justificado pelas obras e não somente pela fé.
25 E de igual modo Raabe, a meretriz, não foi também justificada pelas obras, quando recolheu os emissários e os despediu por outro caminho?
26 Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.
Tiago capítulo 2: 13 a 26