A chave para uma perfeita compreensão deste capítulo se encontra no versículo 9. De acordo com a lei dada através de Moisés, quando alguém por motivo de empobrecimento vendia a sua propriedade (chamada herança), um dos seus parentes (chamado resgatador) tinha o direito de comprá-la de volta para a família (Levítico 25:25). Depois de pagar o preço, o resgatador recebia a escritura de compra, que lhe dava o direito de tomar posse da propriedade (Jeremias 32:7-15).
No início, Deus concedeu à humanidade o domínio sobre toda a sua criação na terra (Gênesis 1:28). Por causa da sua desobediência, Adão e Eva "morreram": perderam sua comunhão com Deus e em seguida foram expulsos do jardim do Éden onde tinham gozado da Sua presença, e a terra e tudo o que nela havia foram malditos por Deus (Gênesis 3:17-24).
Com isso, a humanidade perdeu a sua herança: a vida foi-lhe tirada, e não podia ser outra vez "comprada" por causa do pecado - a dívida. Em Sua graça, todavia, Deus deu o seu unigênito Filho, para se tornar homem - o homem Jesus - portanto parente da humanidade, que viveu uma vida sem pecado e portanto estava em condições de pagar o preço do resgate.
Esse preço foi a sua vida, simbolizada pelo seu sangue quando ele morreu na cruz. Todos os que crêem nEle, arrependendo-se do seu pecado e recebendo-O com seu Senhor e Salvador, têm reconciliação com Deus: não mais mortos, recebem nova vida que dura para sempre (João 3:16).
O preço que Ele pagou foi suficiente para dar vida eterna a todos os que crêem, e também para regenerar toda a criação, incluindo corpos novos, glorificados, para os redimidos: essa é a herança (Romanos 8:19-22): Ele ainda está com a escritura de compra, e vai reivindicar a possessão da herança "na dispensação da plenitude dos tempos" (Efésios 1:7-14), depois que Deus tenha posto um fim à humanidade atual.
O livro mencionado aqui é em forma de rolo, como os pergaminhos antigos, escritos dos dois lados, em partes ligadas ponta a ponta e enroladas para formar um sódocumento. Neste caso havia sete partes, cada uma selada à medida que era enrolada. Recorda-nos das palavras descrevendo o fim das cousas, fechadas e seladas até o tempo do fim de que lemos em Daniel 12:9.
A abertura deste rolo assinala o princípio da "dispensação da plenitude dos tempos", e cada um dos seus selos segura uma cadeia de acontecimentos: começa com o último período de sete anos profetizado por Daniel, depois vem o milênio, a revolta e o juízo final, e finalmente o estado eterno com novos céus e nova terra, e a nova Jerusalém.
Só "proprietário legal" tinha o direito de tomar e abrir o rolo - como o resgatador da antigüidade - e no início João ficou muito perturbado porque não aparecia ninguém digno de fazer tal coisa, nem sequer de olhar para o rolo.
Mas em seguida ele viu o Proprietário, apresentado a ele por um dos anciãos como o Leão da tribo de Judá, a raiz de Davi: a segunda pessoa da Trindade está de pé no meio do trono, na forma de um Cordeiro como se tivesse sido morto. Ele tem estado ali desde a Sua ascensão (1 Pedro 3:22).
Estes são os dois aspectos da Sua vinda ao mundo:
1 E vi na destra do que estava assentado sobre o trono um livro escrito por dentro e por fora, selado com sete selos.
2 E vi um anjo forte, bradando com grande voz: Quem é digno de abrir o livro e de desatar os seus selos?
3 E ninguém no céu, nem na terra, nem debaixo da terra, podia abrir o livro, nem olhar para ele.
4 E eu chorava muito, porque ninguém fora achado digno de abrir o livro, nem de o ler, nem de olhar para ele.
5 E disse-me um dos anciãos: Não chores; eis aqui o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, que venceu para abrir o livro e desatar os seus sete selos.
6 E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete pontas e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus enviados a toda a terra.
7 E veio e tomou o livro da destra do que estava assentado no trono.
8 E, havendo tomado o livro, os quatro animais e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo todos eles harpas e salvas de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos.
9 E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo, e nação;
10 e para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.
11 E olhei e ouvi a voz de muitos anjos ao redor do trono, e dos animais, e dos anciãos; e era o número deles milhões de milhões e milhares de milhares,
12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.
13 E ouvi a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que está no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono e ao Cordeiro sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre.
14 E os quatro animais diziam: Amém! E os vinte e quatro anciãos prostraram-se e adoraram ao que vive para todo o sempre.
APOCALIPSE 5