Deus nos revela que vai fazer novas todas as coisas: um novo céu, uma nova terra, uma nova Jerusalém, uma nova era, e a eterna residência da esposa do Cordeiro, onde seremos uma nova criação em Jesus Cristo sem mais termos esta velha natureza que tanto se manifesta em nós agora.
O céu e a terra, destruídos pelo fogo (Mateus 24:35, 2 Pedro 3:7,10,13), serão substituídos (deduzimos de Gênesis 1:8 e 2 Pedro 3:5, que é provável que apenas a atmosfera do nosso planeta e a crosta terrestre serão queimados e substituídos. Como não haverá mais mar, segundo este entendimento a crosta possivelmente será mais ou menos nivelada e os rios fluirão para dentro de lagos onde a água se evaporará para reciclagem. Mas é apenas uma hipótese.)
Depois disto, João vê a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu (já este céu é a morada de Deus, eterno, diferente do nosso céu visível que será substituído). A nova Jerusalém é a pátria de todos os santos, atualmente situada no céu, a cidade e o paraíso de Deus, à qual já pertence todo o crente em Cristo, almejada já na antigüidade por gente como Abraão (Gálatas 4:26, Hebreus 11:10,13-16, 12:22-24, Apocalipse 2:7, 3:12).
Assim como é costume dar o nome de uma cidade aos seus cidadãos, os cidadãos da Nova Jerusalém também levam o seu nome, e são referidos como a esposa do Cordeiro. São todos os que foram redimidos por Ele, não só a Sua igreja, mas também os santos do velho testamento, os da tribulação e os do milênio. A Nova Jerusalém é a casa do meu Pai, contendo muitas moradas a respeito da qual o Senhor Jesus falou aos seus discípulos (João 14:2). Ela vai descer do céu para a terra, adornada com muito carinho como uma esposa ataviada para o seu marido.
Uma grande voz saindo do trono declara que este é o tabernáculo de Deus com os homens, uma referência ao templo portátil construído por Moisés e usado pelos israelitas antes da construção do templo. A glória de Deus se revelava ao povo de Israel através do tabernáculo (Êxodo 40:34-38). Com a chegada da Nova Jerusalém Deus habitará entre os homens: a maldição sobre a terra terminará com a destruição das primeiras coisas (Gênesis 3:17), assim como o efeito do pecado sobre a humanidade, pois eles serão o seu povo, assim eliminando a causa de toda lágrima, pranto, clamor, ou dor, assim como a morte.
O Senhor Jesus é Quem está assentado sobre o trono (Apocalipse 20:11) e declara que Ele faz novas todas as coisas (2 Coríntios 5:17), e manda João escrever tudo isso porque todas essas palavras são verdadeiras e fiéis: assim Ele nos confirma a realidade desta profecia, que deve, portanto, ser tomada literalmente.
O Senhor em seguida manda uma mensagem que é para o nosso tempo, como o foi para o tempo de João: Ele, que é o princípio e o fim (o Pai da eternidade, Isaías 9:6), já completou tudo o que veio fazer; Ele dá a vida eterna gratuitamente para todo aquele que a busca, e quem vencer herdará todas as coisas, e o Senhor Jesus será o seu Deus, e ele será o Seu filho.
A expressão "quem vencer", ou "vencedor", "vencedores" aparece apenas duas outras vezes na Bíblia:
"… em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou" (Romanos 8:37). Aqui Paulo está se referindo a tudo o que ele menciona a partir do início deste capítulo, que começa com a declaração: "nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito". Se ninguém será contra nós, e Deus nos dará também com Cristo todas as coisas, justificando-nos, tendo a Cristo mesmo como nosso intercessor, de cujo amor nada pode nos separar, como não haveremos de vencer?
"A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome" (Apocalipse 3:12). O Senhor Jesus mandou esta mensagem para a igreja pequena, mas fiel, de Filadélfia anunciando que o vencedor será cidadão da Nova Jerusalém.
Mas aqueles que permanecerem em seu pecado vão receber a sua parte na segunda morte, o lago de fogo e enxofre. Os "tímidos", covardes, não são aqueles crentes que são fracos na fé ou que às vezes ficam em dúvida, mas sim, as pessoas que ouvem e compreendem o Evangelho de Cristo mas não têm coragem de se converter a Deus e lhe voltam as costas. Porque não têm a coragem suficiente para se colocar ao lado de Cristo, nem aceitam se humilhar para aceitar a Sua autoridade sobre as suas vidas, eles aparecem na lista junto com os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os que praticam a imoralidade sexual, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos.
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4 E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6 E disse-me mais: Está cumprido; Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7 Quem vencer herdará todas as coisas, e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
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Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte.
Apocalipse capítulo 21:1-8