Quanto às demais regiões da terra, entendemos que continuará a haver nelas dia e noite, onde a luz da cidade não alcançar. Não se infere pelo versículo 27 que haverá pecado na Nova Terra que poderia ameaçar a Cidade, mas demonstra que a Cidade nunca será contaminada por qualquer espécie de mal.
Haverá nações fora dos muros dessa maravilhosa Cidade, espalhadas pela superfície da Nova Terra, cujos reis trarão sua honra e glória para ela, mas nada que pode corromper ou profanar sua santidade poderá entrar por aquelas portas de pérola, pois não haverá pecado naquela Nova Terra.
Surge então a pergunta: quem serão os habitantes dessa Nova Terra?
Está claro pelas Escrituras que Deus não tem planos de criar uma nova raça humana para a Nova Terra. Sua promessa com respeito a Israel é que os descendentes de Abraão irão herdar esta terra por "um milhar de gerações", o que literalmente representa 33.000 anos; isto não será possível a não ser que sejam transplantados para a Nova Terra. "Como os céus novos e a terra nova que hei de fazer estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome" (Isaías 66:22).
Se voltarmos ao passado, quando houve o grande dilúvio no tempo de Noé, aprendemos que a raça humana apenas não se extinguiu porque a Deus aprouve salvar a família de Noé dentro de uma arca de madeira flutuante (Gênesis 6:13-16), mediante a qual a terra novamente foi populada pelo seus descendentes, junto com todas as espécies de animais que respiram ar.
A Palavra de Deus não esclarece como os sobreviventes fiéis, ao fim do milênio, escaparão da destruição pelo fogo na renovação dos céus e da terra que se seguirá, mas sem dúvida Deus providenciará um meio para que sejam preservados incólumes e voltem à terra renovada quando ela estiver pronta para ser habitada, a fim de que possam crescer e multiplicar e enchê-la assim como foram instruídos Adão (Gênesis 1:27,28) e Noé (Gênesis 9:1). Temos o exemplo de Elias, que Deus tirou da terra ainda vivo com o propósito de enviá-lo novamente para anunciar a Segunda Vinda de Cristo.
"Segundo a Sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas" (Tiago 1:18). Se assim é, como então será a colheita? Temos um vasto universo ao redor de nós, bem como a eternidade pela frente. As possibilidades são imensas, mas não vamos especular sobre o que não está revelado.
24 E as nações andarão à sua luz, e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.
E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26 E a ela trarão a glória e honra das nações.
27 E não entrará nela coisa alguma que contamine e cometa abominação e mentira, mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.
Apocalipse capítulo 21:24-27