A descrição da aparência física do anjo forte, envolto em nuvem (como quando Cristo ascendeu ao céu), o arco-íris por cima de sua cabeça, o seu bramido como rugido de leão fazendo os sete trovões desferir as suas próprias vozes, o seu juramento em nome de Deus o criador, e a sua declaração que as duas testemunhas eram dele, não deixam dúvidas de que se trata do próprio Senhor Jesus, chamado Anjo do SENHOR no Velho Testamento (Êxodo 3:2-18; Isaías 31:4, Jeremias 25:30; Oséias 11:10; Joel 3:16, Amós 1:2, Apocalipse 1:15-16).
Ao colocar o seu pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra, ele indica que todo o planeta pertence a Ele. João é proibido de escrever o que Ele brada e os sete trovões falam (2 Coríntios 12:2-4). A voz de Deus às vezes soa como trovão para os ouvidos humanos (P.e. João 12:28-29). O juramento do anjo é semelhante ao que foi testemunhado por Daniel (Daniel 12:7), também provavelmente feito pelo Senhor Jesus, só que agora ele diz que não haverá mais demora: as profecias anunciadas por Deus aos profetas serão agora cumpridas. O mistério de Deus é a revelação de profecias obscuras e ainda não cumpridas transmitidas por Daniel e os outros profetas.
Não parece que este livrinho, ou rolo, é o mesmo que foi aberto pelo Cordeiro anteriormente, mencionado nos capítulos anteriores do Apocalipse. É mais provável que seja como o que foi dado a Ezequiel (Ezequiel 2:8-3:14), que continha profecias, lamentações, suspiros e ais a respeito do seu povo, a nação de Israel. É doce para a boca porque revela a vitória vindoura de Cristo e o seu reino milenar, mas amargo por causa do sofrimento que virá antes do seu cumprimento.
Conforme esclarecido na última parte da profecia de Daniel, diz respeito aos acontecimentos que terão lugar na segunda metade do período da tribulação afetando a nação de Israel, que será o fim dos tempos dos gentios.
João ainda tinha que profetizar mais um pouco sobre os gentios.
1 E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o rosto era como o sol, e os pés, como colunas de fogo;
2 e tinha na mão um livrinho aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra;
3 e clamou com grande voz, como quando brama o leão; e, havendo clamado, os sete trovões fizeram soar as suas vozes.
4 E, sendo ouvidas dos sete trovões as suas vozes, eu ia escrevê-las, mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram e não o escrevas.
5 E o anjo que vi estar sobre o mar e sobre a terra levantou a mão ao céu
6 e jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora;
7 mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos.
8 E a voz que eu do céu tinha ouvido tornou a falar comigo e disse: Vai e toma o livrinho aberto da mão do anjo que está em pé sobre o mar e sobre a terra.
9 E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel.
10 E tomei o livrinho da mão do anjo e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
11 E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis.
APOCALIPSE 10