A destruição da Babilônia, a capital do reino da besta, será o ponto final da grande tribulação. Temos agora um curto intervalo entre os sete anos em que se desencadeará a ira de Deus contra a humanidade desobediente, e o período de mil anos de grande bênção em que nós que pertencemos à igreja de Cristo estaremos muito envolvidos.
Uma grande exultação nos céus se encontra expressa nas quatro aleluias: é o único lugar em que "aleluia" aparece no Novo Testamento, sendo ela conjunção feita no grego de duas palavras hebraicas que significam louvai (ou louvor) ao Senhor.
As primeiras duas aleluias são provavelmente exclamadas por criaturas celestiais, em júbilo pelo julgamento e punição do foco de rebelião da humanidade que é a grande Babilônia.
Em seguida os vinte e quatro anciãos e os quatro seres viventes prostram-se e adoram a Deus, dizendo Amém em confirmação.
Finalmente, em obediência à voz que vem do trono, todos os que temem a Deus e O servem, pequenos e grandes, proclamam em um som tão forte que se assemelha a uma grande catarata e uma série de trovões, que o Deus Todo-Poderoso reina, que a ceia (ou festa) do Cordeiro está para acontecer, e que isto é motivo para alegria e exultação e para dar-Lhe a glória.
A noiva na cerimônia das bodas, já chamada de esposa no versículo 7 (pois o equivalente à cerimônia do casamento já terá ocorrido antes disso no céu), consiste apenas dos santos da igreja.
Tanto os santos do Velho Testamento como os da tribulação (os mortos ressuscitados e os vivos) estarão presentes na ceia das bodas, a última fase das bodas e que terá lugar na terra, terminada a primeira ressurreição, no início do milênio (Daniel 12:2, Lucas 12:35-36. João 3:27-30, Apocalipse 20:4-5). A figura das bodas se encontra na parábola das dez virgens em Mateus 25:1-13, que não fala da noiva, mas da volta do noivo para a ceia das bodas, à qual as dez virgens deverão comparecer. Elas não eram a noiva pois Cristo só tem uma noiva, e ela é a igreja.
Outra figura do mesmo evento se encontra no Salmo 45, onde Cristo é visto chegando como o Rei. A rainha, tipificando a igreja, está ali, embora não seja dito quem ela é: "Filhas de reis se encontram entre as tuas damas de honra; à tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir" (v.9). Tanto os judeus como os gentios sobreviventes à tribulação, justos, serão os convidados.
O anjo novamente manda João escrever o que ele está para dizer (dando assim ênfase maior às suas palavras): "aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro são bem-aventurados", acrescentando que são as verdadeiras palavras de Deus (de quem o anjo é o mensageiro). Confuso, João prostra-se impetuosamente aos pés do anjo para adorá-lo, mas é imediatamente repelido e repreendido porque só Deus deve ser adorado! O testemunho de Jesus no qual João e os seus irmãos na fé estavam empenhados é o tema, ou substância, do espírito da profecia.
1 E, depois destas coisas, ouvi no céu como que uma grande voz de uma grande multidão, que dizia: Aleluia! Salvação, e glória, e honra, e poder pertencem ao Senhor, nosso Deus,
2 porque verdadeiros e justos são os seus juízos, pois julgou a grande prostituta, que havia corrompido a terra com a sua prostituição, e das mãos dela vingou o sangue dos seus servos.
3 E outra vez disseram: Aleluia! E a fumaça dela sobe para todo o sempre.
4 E os vinte e quatro anciãos e os quatro animais prostraram-se e adoraram a Deus, assentado no trono, dizendo: Amém! Aleluia!
5 E saiu uma voz do trono, que dizia: Louvai o nosso Deus, vós, todos os seus servos, e vós que o temeis, tanto pequenos como grandes.
6 E ouvi como que a voz de uma grande multidão, e como que a voz de muitas águas, e como que a voz de grandes trovões, que dizia: Aleluia! Pois já o Senhor, Deus Todo-poderoso, reina.
7 Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.
8 E foi-lhe dado que se vestisse de linho fino, puro e resplandecente; porque o linho fino são as justiças dos santos.
9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.
10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar, mas ele disse-me: Olha, não faças tal; sou teu conservo e de teus irmãos que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
APOCALIPSE capítulo 19:1-10