Depois de assinar o seu tratado com Israel, o importante líder político (Apocalipse 6:1, Daniel 8:23-25, 9:27, 11:36-39, Isaías 28:14-22) estenderá a sua influência sobre dez reinos (núcleos de poder político sobre nações ou federações de nações) durante os três anos e meio seguintes. Inicialmente ele conquistará o poder sobre três desses reinos (Daniel 7:24), e estará envolvido na grande guerra mundial, tirando dela vantagem para si. Ele é mais conhecido entre nós como o Anticristo.
A religião dominante será a chamada Babilônia (Apocalipse 17:1,15), e durante esses primeiros três anos e meio ela terá o apoio do Anticristo, o oitavo rei (Apocalipse 17:3,11). Ela é muito rica, espalha abundantemente os seus ensinos falsos pelo mundo (Apocalipse 17:4), e é responsável pela morte dos santos e das testemunhas de Jesus (Apocalipse 17:6).
Em Jerusalém, também durante esses três anos e meio, haverá duas testemunhas cheias do Espírito Santo (Apocalipse 11:3-6). Só são descritos como sendo as duas oliveiras e os dois candeeiros que se acham em pé diante do Senhor da terra, conforme uma profecia do Velho Testamento (Zacarias 4:11-14).
Muitos têm especulado sobre qual seria a identidade desses dois profetas, se são pessoas notáveis que existiram na antigüidade, como Moisés, Elias ou mesmo Enoque, ou se serão dois profetas que o Senhor levantará no início do período da tribulação. As escrituras deixam claro que Elias voltará um pouco antes da tribulação e terá um ministério durante a tribulação (Malaquias 4:5-6), mas isso não consiste em prova que ele será uma das duas testemunhas. A sua identidade é ainda um mistério que serárevelado na tribulação.
Durante os sete anos de tribulação um grande número de pessoas serão convencidas dos seus pecados e serão salvas mediante a fé no Senhor Jesus (Apocalipse 6:9, 7:14, 8:3,14, 13:7, 14:13, 15:2-4, 20:4-6). A igreja não estará mais aqui no mundo para pregar o evangelho, mas em seu lugar 144.000 homens judeus de caráter virtuoso (Apocalipse 14:4-5) que seguirão a Cristo depois do arrebatamento da igreja serão escolhidos para servir a Deus e serão selados com o selo de Deus em suas testas (Apocalipse 7:3-4).
Também no meio da tribulação um anjo será enviado para pregar um evangelho eterno a cada nação, tribo, língua e povo (Apocalipse 14:6-7). Os 144.000 se compõem de 12.000 de cada tribo, mas é de se notar que falta a tribo de Dã, possivelmente por causa da sua idolatria (Deuteronômio 29:18-21). Ela será substituída pela tribo de Manassés, dando a José porção dobrada neste ministério (Ezequiel 47:13).
A multidão que ninguém podia contar será, pelo menos em parte, resultado do seu trabalho missionário, e todos os convertidos serão perseguidos duramente e mortos pela religião falsa e pelos agentes do Anticristo. Sua salvação dá motivo para que os anjos, os anciãos e as quatro criaturas ao redor do trono adorem a Deus com sete atributos: louvor (pelas ações), glória (pela majestade), sabedoria (pela onisciência), ações de graça (pela misericórdia), honra (pela santidade), poder (pela autoridade) e a força (pela onipotência).
O líder mundial que terá um papel de grande importância durante o período da tribulação, também recebe diversos nomes descritivos, como segue:
A descendência da serpente (filho de Satanás): Gênesis 3:15
O chifre pequeno (Daniel 7:8).
O rei de feroz catadura (Daniel 8:23)
O príncipe que há de vir (Daniel 9:26).
O assolador (Daniel 9:27).
O rei que fará conforme quiser (Daniel 11:36).
O homem da iniqüidade (2 Tessalonicenses 2:3).
O filho da perdição (2 Tessalonicenses 2:3).
O iníquo (2 Tessalonicenses 2:8).
O anticristo (1 João 2:22).
A besta (Apocalipse 11:7).
1 E, depois destas coisas, vi quatro anjos que estavam sobre os quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.
2 E vi outro anjo subir da banda do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,
3 dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos assinalado na testa os servos do nosso Deus.
4 E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel.
5 Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;
6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;
7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;
8 da tribo de Zebulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil.
9 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seu rosto e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém!
13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram?
14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
15 Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles,
17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.
APOCALIPSE 7