Tendo ficado por uns dias em Cesaréia, a pedido do centurião Cornélio e seus parentes e amigos que haviam se convertido com ele, Pedro voltou para a igreja em Jerusalém.
A notícia surpreendente que Pedro havia pregado o Evangelho aos gentios e que eles também haviam se convertido, recebendo a Palavra de Deus, havia chegado aos apóstolos e aos irmãos nas igrejas da Judéia.
Sabiam da conversão tempos atrás de samaritanos com a pregação de Felipe, e embora os judeus não gostassem deles, os samaritanos eram meio judeus, e sua conversão fora aceita aparentemente sem grande discussão. Afinal, o Senhor Jesus havia pregado também em Samaria.
Mas em Cesaréia os que receberam o Evangelho eram romanos, sem o sangue judeu, o que causou dúvidas e divisões na igreja de Jerusalém. É necessário aqui lembrar que nesta igreja muitos dos seus membros continuavam imbuídos nas suas tradições, como havia estado Pedro. Aqui são chamados "os da circuncisão" porque mantinham que os gentios precisavam ser circuncidados para se tornarem "limpos" antes de receber bênçãos de Deus (Gálatas 2:12). Não era lícito entrar em suas casas como Pedro havia feito, nem comer com eles.
Quando Pedro chegou, contenderam com ele (é evidente que Pedro não era considerado uma espécie de "papa" ou líder supremo). Pedro teve que defender o seu comportamento, apresentando, efetivamente, uma apologia à congregação, para demonstrar que não agiu daquela forma por vontade própria, mas que fora impelido pelo Espírito Santo a assim fazer.
Pedro detalhou tudo que havia ocorrido, inclusive com alguns detalhes interessantes que não foram relatados no capítulo anterior, como segue:
Que o grande lençol chegou até perto dele (v. 5).
Que Pedro havia fitado os olhos e contemplado o conteúdo do lençol.
Que eram seis os irmãos que o haviam acompanhado na viagem de Jope até Cesaréia.
Pedro confessou que havia entrado na casa "daquele homem" mas deixa claro que os outros seis entraram com ele, e evitou dizer o nome e a posição de Cornélio.
No versículo 14, que o anjo disse a Cornélio que Pedro "…te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa." É uma evidência que Cornélio não estava salvo antes da chegada de Pedro.
Que o Espírito Santo desceu sobre eles (os que encontrou dentro da casa) logo que ele começou a falar, mas o relato anterior nos dá a entender que ele já havia transmitido boa parte da sua mensagem quando isso se deu. Pedro não repetiu o teor da sua mensagem, mas é provável que a descida do Espírito Santo se deu depois que ele falou da ressurreição do Senhor Jesus, quando então eles creram e foram salvos, permitindo que o Espírito Santo descesse sobre eles. Nisso não houve qualquer intervenção de Pedro, seja oração, colocar as mãos, etc. – parece ter sido uma surpresa para ele.
Ao ter a evidência que o Espírito Santo havia descido sobre aquelas pessoas, Pedro imediatamente se lembrou daquele dia de Pentecoste, quando o Espírito Santo havia primeiro descido sobre os discípulos ali reunidos. Foi, evidentemente, um acontecimento singular em sua experiência, demonstrando que não tinha acontecido novamente até então.
Pedro em seguida se lembrou que o Senhor havia dito aos Seus discípulos que "João batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo."
Concluiu que essa promessa havia sido cumprida parcialmente no dia de Pentecoste, para os judeus, e completada agora, para os gentios.
O batismo com água, realizado em seguida, era apenas um símbolo da morte, sepultura e ressurreição, espirituais, do crente em Cristo.
Pedro concluiu sua apologia com a pergunta: "Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?"
Ele havia comprovado que Deus lhes havia dado um dom idêntico ao que havia sido dado aos apóstolos no dia de Pentecoste: esse dom era o dom do Espírito Santo. Pedro não se referiu ao dom de línguas, que era apenas um sinal para os judeus incrédulos (1 Coríntios 14:21 e 22). Era uma maneira de mostrar a Pedro e os seus acompanhantes que o Espírito Santo havia realmente descido sobre eles, como descera no dia de Pentecoste.
Fazendo a pergunta "quem era eu, para que pudesse resistir a Deus", Pedro se refere à sua recusa anterior em obedecer ao mando de Deus (v.8), e a única resposta possível é clara: ele não podia resistir a Deus.
Felizmente essa sua defesa apaziguou os "da circuncisão" e eles glorificaram a Deus por ter concedido aos gentios também a graça do "arrependimento para a vida". Curiosamente, Pedro revelou mais tarde que ainda não tinha compreendido perfeitamente que devia deixar as tradições do judaísmo, atraindo por isso a repreensão de Paulo (Gálatas 2:11-14).
A porta do Evangelho fora aberta aos gentios.
1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.
2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.
4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
5 Estava eu orando na cidade de Jope, e em êxtase tive uma visão; descia um objeto, como se fosse um grande lençol, sendo baixado do céu pelas quatro pontas, e chegou perto de mim.
6 E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.
8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda.
9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
10 Sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.
11 E eis que, nesse momento, pararam em frente à casa onde estávamos três homens que me foram enviados de Cesaréia.
12 Disse-me o Espírito que eu fosse com eles, sem hesitar; e também estes seis irmãos foram comigo e entramos na casa daquele homem.
13 E ele nos contou como vira em pé em sua casa o anjo, que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
14 o qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa.
15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio.
16 Lembrei-me então da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo.
17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?
18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.
Atos capítulo 11, versículos 1 a 18