Introdução. Esta Epístola, junto com Colossenses, Filipenses e Filemom, foi escrita quando Paulo estava em Roma, aguardando o seu processo perante César (Atos 28:30). Éfeso era cidade importante, perto da costa da Ásia Menor (hoje Turquia); nela estava o famoso templo de Diana, centro da idolatria e da magia. A primeira visita de Paulo foi curta (Atos 18:19-21); na segunda, ele permaneceu ali muito tempo (Atos 19); na terceira, ele parou no porto de Mileto e chamou os presbíteros da igreja em Éfeso para dar-lhes importantes avisos e instruções (Atos 20).
A igreja em Éfeso era grande e era o centro da evangelização de uma grande parte da Ásia Menor. Vemos a sua história espiritual em Apocalipse 2:1-7.
Nesta Epístola, Paulo mostra:
os cristãos como o "corpo espiritual" de Cristo e já "assentados com Ele" no céu (capítulos 1 a 3) e
o "andar digno" dessa posição, enquanto estão no mundo (capítulos 4 a 6).
1. Saudação. Como em outras Epístolas, Paulo salienta o fato que o seu apostolado era da parte de Deus. Ele escreve para os "santos e fiéis em Cristo Jesus" - isto é, os cristãos, os crentes que estavam em Éfeso. Espiritualmente, estavam "em Cristo Jesus" - frase bem comum nesta Epístola (veja João 14.27). "Graça e paz" - a saudação de Paulo em todas as suas Epístolas. É pela graça de Deus que temos paz com Ele e com o Senhor Jesus Cristo (Romanos 5:1; João 14:27).
2. Toda bênção espiritual. Este trecho é uma só sentença, formando um relatório das muitíssimas bênçãos espirituais que o cristão goza, todas as quais provenientes de Deus para os que crêem no Senhor Jesus Cristo.
a) Nas regiões celestiais (v. 3). Esta frase se vê cinco vezes em Efésios, para indicar a origem e a natureza das bênçãos (embora recebemos também bênçãos terrenas saúde, mantimento etc.).
b) Escolhidos (v. 3). Os crentes foram "eleitos" antes da formação do mundo, para terem um certo caráter - santo e irrepreensível - perante Deus. Eis o motivo da "eleição" - não para salvação, mas sim, para santificação de caráter.
c) Predestinados (v. 5-6) no amor divino, para sermos filhos (veja Romanos 8:29); esta era a vontade de Deus, não conforme os nossos méritos, mas para que a Sua graça seja vista por todos.
d) Redenção e remissão (v. 7-8). 0 crente recebe o perdão dos pecados, sendo já remido (libertado. comprado) pela abundante graça de Deus e pelo sangue (a morte sacrificial) do Senhor Jesus (veja Marcos 2:7).
e) 0 Mistério revelado (v. 9-10). Em o Novo Testamento, esta palavra significa um assunto tratado vagamente no Velho Testamento, mas esclarecido em o Novo. Aqui se refere ao desejo divino que, no período final da responsabilidade humana na terra, todas as coisas, tanto celestiais como terrenas, sejam aperfeiçoadas e reunidas em Cristo (veja Colossenses 1.18-19).
f) Herdeiros em Cristo (v. 11-13). Os crentes foram predestinados por Deus a serem herdeiros. Ele poderia tê-los deixado morando eternamente na terra, porém, era a Sua vontade fazê-los Seus herdeiros, para louvor da Sua glória, isto é, a Sua glória espiritual, em salvar pecadores e fazê-los Seus filhos, primeiramente dentre os judeus, cuja esperança nacional era o Messias.
Também os gentios ("vós"), pela fé em Cristo conforme a Palavra da Verdade - o Evangelho da nossa salvação - foram "selados com o Espírito Santo" prometido (João 14:26; Lucas 24:49); isto foi cumprido em Atos 10.44-48.
g) 0 Espírito Santo é o "penhor" da nossa herança a garantia de que a receberemos sem dúvida no dia de Cristo (2a. Coríntios 1.22).
2. A Oração de Paulo.
a) A razão da sua oração: ele tinha ouvido da fé e do amor dos crentes em Éfeso - a fé em Cristo como Senhor e Salvador e o amor para com todos os crentes. Por isso ele dava graças a Deus por eles incessantemente (v. 15-16).
b) 0 que Paulo desejava que Deus, o "Pai da Glória" e o "Deus do nosso Senhor Jesus Cristo", concedesse aos crentes:
Sabedoria e pleno conhecimento de Deus; isto é, crescimento espiritual por meio do Espírito Santo (v. 17).
Compreensão ("olhos do coração") para saberem a esperança da chamada divina, a rica e gloriosa herança que Deus tem no Seu povo, e a suprema grandeza do Seu poder a favor dos crentes, o qual foi mostrado na ressurreição e na exaltação (atual e futura) de Cristo (v. 18-21).
Ele está feito "Cabeça sobre todas as coisas", mesmo Cabeça da Igreja, que é o Seu "corpo", a união de todos os crentes com o único Senhor do Universo (v. 22-23).
Note: Que maravilhosa oração do apóstolo, a favor dos crentes! A intercessão de Paulo era principalmente para a bênção espiritual do povo de Deus, com pedidos definidos. Mais do que somente "abençoa. .."!
1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, aos santos que estão em Éfeso e fiéis em Cristo Jesus:
2 a vós graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e da do Senhor Jesus Cristo.
3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo,
4 como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade,
5 e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
6 para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado.
7 Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
8 que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência,
9 descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
10 de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
11 nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade,
12 com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo;
13 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
14 o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.
15 Pelo que, ouvindo eu também a fé que entre vós há no Senhor Jesus e a vossa caridade para com todos os santos,
16 não cesso de dar graças a Deus por vós, lembrando-me de vós nas minhas orações,
17 para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação,
18 tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos
19 e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder,
20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus,
21 acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.
22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja,
23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.
Efésios capítulo 1