Introdução. Interessante é notar que a palavra "andar", com respeito à conduta do cristão, ocorre sete vezes nesta Epístola:
2:2 - o andar da perdição;
2:10 - o andar das boas obras;
4:1 - o andar digno do cristão;
4:17 - o andar proibido ao cristão;
5:2 - o andar de amor;
5:8 - o andar da luz;
5:15 - o andar prudente.
O trecho marcado para este estudo contém o andar proibido (v. 17) e o andar do amor (5:2) .
1. O Andar dos Povos. Eis o andar proibido ao cristão: o procedimento dos povos, da gente em geral que se apartou de Deus e que não conhece a Cristo e a Sua salvação.
Eles andam nas trevas, na ignorância proveniente dos seus pensamentos e das suas teorias e filosofias. Não conhecem, nem querem conhecer, pela dureza dos seus corações, o tipo de vida agradável a Deus (v. 18); então, rejeitando a voz da consciência, eles se entregam à imoralidade e às mais baixas formas de pecado - como o povo antes do Dilúvio e os de Sodoma e Gomorra.
2. A Conversão. Cristo nos leva do velho "andar" de pecado e da perdição para o novo caminho da verdade e da retidão. Despojamo-nos do "velho homem" para nos revestirmos do "novo"; em vez de "mortos em pecados" somos "vivos em Cristo" - como significa o batismo cristão.
3. A Vida Nova. Nascidos de novo em Cristo, os crentes terão uma nova natureza, que se mostrará por uma nova conduta. O seu motivo básico será o amor a verdade, tanto nas palavras como nas ações.
Aqui temos alguns exemplos:
Mentiras: têm que ser deixadas completamente - nos negócios, na conversa geral (calúnia), nos exames ("cola") e nos depoimentos em geral.
Ira: o furor deve ser controlado e limitado, não continuando até o dia seguinte! A raiva furiosa e vingativa é perigosa e, por meio dela, o Diabo pode conduzir-nos a cometer grave pecado - como Caim (Gênesis 4:5-8) ou mesmo Moisés (Números 20:7-12).
Honestidade: o empregado não deve furtar os bens e nem o tempo do patrão; o crente deve pagar pontualmente as dividas ou, melhor ainda, não contratá-las, como diz Romanos 12:8. Lembremo-nos também de não roubarmos a Deus (veja Malaquias 3.8), nem aos outros (2a. Tessalonicenses 3.10-12).
Palavras: conversa suja, indecente, praguejadora, nunca se deveria ouvir da boca do cristão; nem exclamações tais como: "Meu Deus!", "Meu Deus do céu", "Nossa Senhora!" - as quais estão tomando o nome de Deus "em vão" (e da mãe de Jesus); isto é pecado. As palavras do crente em Cristo deviam ajudar e edificar os outros.
4. Selados no Espírito. "Não entristeçais o Espírito de Deus". Os crentes foram "selados"- no Espírito Santo, reservados para o uso de Deus na eternidade. O divino Espírito é a garantia de que a nossa redenção será completada e é pecado entristecê-Lo. Evitemos, então, toda conduta e conversa indigna, violenta, maliciosa; pelo contrário, sejamos bondosos, misericordiosos, cheios de consideração e de amor uns para com os outros - pois assim tem sido Deus nosso Pai para conosco.
Imitemos, então, o nosso Pai e o nosso Salvador Jesus Cristo, estando prontos a sacrificar os nossos interesses (e o nosso "orgulho") por amor dos nossos irmãos e de todo o mundo. Eis o "quinto andar" da Epístola aos Efésios.
Note: "Como oferta e sacrifício a Deus em aroma suave" (5:2). Veja também Salmo 40:7 e Hebreus 10.7. Assim o Senhor Jesus se ofereceu a Si mesmo, por amor de nós. "Aroma suave": isto se refere às ofertas assim chamadas em Levítico 1:9, 2:2, etc.. Estas indicavam a grande satisfação que Deus teria no sacrifício de Seu Filho, no Calvário, para salvar os pecadores.
17 E digo isto e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade do seu sentido,
18 entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus, pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração,
19 os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para, com avidez, cometerem toda impureza.
20 Mas vós não aprendestes assim a Cristo,
21 se é que o tendes ouvido e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus,
22 que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano,
23 e vos renoveis no espírito do vosso sentido,
24 e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade.
25 Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.
26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
27 Não deis lugar ao diabo.
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.
30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção.
31 Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.
32 Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 e andai em amor, como também Cristo vos amou e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
Efésios capítulos 4:17 a 5:2