Temos aqui o notável relato sobre a conversão e batismo de uma pessoa isolada, e mais adiante teremos o mesmo sobre duas outras pessoas: Saulo e Cornélio. Considerando que o etíope era descendente de Cam, Saulo, judeu, de Sem, e Cornélio, romano, de Jafé, os três filhos de Noé, vemos que o Evangelho estava começando a alcançar representantes de toda a família humana.
Depois do grande êxito do ministério de Filipe em Samaria, pregando o Evangelho a grandes multidões, com muitas conversões, um anjo do Senhor lhe disse que se levantasse e fosse por um caminho deserto entre Jerusalém e Gaza, do outro lado de Jerusalém.
Era um recado surpreendente, mas Filipe compreendeu que provinha de Deus, e imediatamente seguiu para lá. Isso nos lembra que às vezes somos afastados de um trabalho importante para algo que nos parece de pouco valor. Podemos até ficar um tanto desapontados, mas os planos de Deus são perfeitos, e mediante a nossa obediência haverá muito mais fruto em Sua obra. Como aconteceu com Filipe.
Ao ir por aquele caminho, Filipe viu a carruagem de uma pessoa importante: era um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes (ao sul do Egito), no cargo de superintendente de todos os seus tesouros.
Sem dúvida temia e buscava o Deus de Israel, pois atravessou tão grande distância para adorá-lo em Jerusalém. Aos eunucos não era permitido na lei de Moisés entrar no recinto do templo (Deuteronômio 23:1) mas em Isaías 56:3-8 há uma profecia favorável a eunucos e estrangeiros como ele.
Esse senhor estava lendo as profecias de Isaías, mas sem compreender a quem se referia o texto que acabava de ler. Realmente é um texto difícil para quem não conhece o Evangelho, e ainda hoje confunde os judeus incrédulos.
O Espírito Santo sabia do seu dilema, e foi por isso que havia trazido Filipe. O Senhor havia dito, “todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:8). O etíope agora ia achar o que estava buscando.
O Espírito mandou que Filipe se aproximasse e acompanhasse aquela carruagem, e novamente ele obedeceu prontamente. É notável como Filipe não hesitava em obedecer a Deus, nem fazia discriminação de raça ou nacionalidade.
O etíope estava lendo alto, e Filipe percebeu logo o que era. Viu ali uma oportunidade e perguntou se entendia o que estava lendo. O etíope respondeu que precisava de uma explicação e convidou Filipe a sentar-se ao seu lado. É bom notar a falta de discriminação racial neste episódio.
A passagem que ele estava lendo, citada aqui, encontra-se em Isaías 53:7 e 8, mas era a tradução para o grego, chamada “septuaginta”, usada naquele tempo quando o grego era a língua comum, e difere um pouco das nossas Bíblias, traduzidas do hebraico e aramaico, onde lemos:
Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca; como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?
Sem dúvida ele já teria lido o que vinha antes, neste capítulo que faz uma descrição sublime dos sofrimentos do Messias. A profecia informa ser de uma Pessoa mansa e silenciosa na presença dos Seus inimigos, que foi arrebatado da justiça e de um julgamento justo, ferido e morto por causa das transgressões do seu povo.
O etíope queria saber quem Ele era, e Filipe logo mostrou que era o Messias (Cristo), o conhecido Jesus de Nazaré que fora crucificado em Jerusalém pouco tempo antes, e que Ele havia cumprido com perfeição a profecia que estava sendo lida. Decerto o etíope havia ouvido falar dEle durante os dias que estivera em Jerusalém.
Vejamos os passos seguidos por Filipe para anunciar o Evangelho a esse homem:
Foi guiado pelo Espírito Santo. Foi Ele quem preparou o caminho.
Começou sua explicação a partir de onde o homem se encontrava.
Explicou como Jesus Cristo cumpriu as profecias.
Ao apresentarmos o Evangelho, convém começar a partir da posição onde o ouvinte se encontra. Paulo, por exemplo, quando iniciou sua pregação em Atenas, partiu da religiosidade e idolatria que envolvia os atenienses.
Filipe não tinha dúvida alguma sobre o significado messiânico da profecia em Isaías 53, e sabia que Jesus era o Messias. Os que não querem crer procuram por em dúvida esse significado, mas o próprio Senhor a confirmou (Lucas 24:27). Jesus Cristo é o centro da profecia: nem sempre os profetas podiam compreender, mas agora, depois da Sua vinda e dos fatos que aconteceram e sucederam depois, tudo ficou claro (1 Pedro 1:11, 2 Pedro 1:19-21).
É fundamental basear-nos na Palavra de Deus: Paulo ensinou: “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus” (Romanos 10:17). O Espírito Santo fará o Evangelho ser ouvido pelo pecador que busca a salvação.
O Evangelho vive e permanece para sempre, inalterável, tanto em seu conteúdo como em sua eficácia. Simão Pedro, usado maravilhosamente por Deus para a conversão de multidões, faz isso bem claro. Ele declarou na sua primeira carta:
“Tendo renascido, não de semente corruptível, mas de incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece, porque: ‘Toda a carne é como a erva, e toda a sua glória como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; mas a palavra do Senhor permanece para sempre’ (Isaías 40:6-8) . E esta é a palavra que vos foi evangelizada. (1 Pedro 1:23-25).
Sem dúvida Filipe havia dito algo sobre batismo como passo seguinte à conversão, e o etíope então lhe perguntou se havia impedimento ao seu batismo logo em seguida, pois havia água ali. Filipe impôs uma condição apenas: que o etíope cresse “de todo o coração”.
O batismo é um testemunho público de identificação com Cristo e com o Seu povo. Nada se diz sobre outros que estariam presentes, vendo o que se passava, mas decerto, devido à sua alta posição, o etíope estaria acompanhado de uma comitiva.
É óbvio que o batismo foi por imersão, pois entraram e saíram da água. Foi de muita simplicidade: um crente batizou um novo convertido, sem a presença da igreja, ou de um dos apóstolos, numa lagoa à beira da estrada no meio de um deserto.
Logo depois, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe: seria mais do que simples recado de um anjo ou pessoa, e sim um acontecimento milagroso. Ele desapareceu da vista do etíope, mas este se deu por satisfeito e, jubiloso, prosseguiu viagem. Filipe havia cumprido a sua missão, e o etíope estava salvo e iria levar a semente do Evangelho de Cristo para a sua terra. Diz-se que a igreja na Etiópia se tornou uma das maiores naqueles tempos.
Filipe achou-se em Azoto, antiga Asdode, cidade onde, na antigüidade, os enaquins, gigantes descendentes de Enaque (Josué 11:22), haviam se refugiado de Josué. Os filisteus foram seus descendentes, ferozes inimigos dos israelitas.
Filipe, independentemente da sua vontade, foi colocado ali, e fielmente pregou o Evangelho por todas as cidades, a partir dali, seguindo para o norte, pelo litoral, até chegar em Cesaréia.
Fixou residência em Cesaréia, onde ficou sendo conhecido como Filipe, o evangelista. Casou-se e teve quatro filhas, que profetizavam ( Atos 21:8-9).
26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,
28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.
33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra.
34 Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro?
35 Então Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.
36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]
38 mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.
Atos, capítulo 8, ver. 26 a 40