1. A Perplexidade de Paulo. 0 apóstolo ainda mostra a sua dificuldade em compreender a mudança de posição que os crentes da Galácia estavam adotando em relação ao Evangelho apostólico. Ele lhes suplica que sejam como ele (não desejando a circuncisão e a servidão à Lei Mosaica), pois ele se tornara como eles (isto é, como um gentio, livre da Lei). Os gálatas não tinham feito mal a Paulo, em assim deixar o Evangelho; tinham-se prejudicado a si mesmos (v. 12).
a) Ele recorda a sua primeira pregação do Evangelho entre eles (veja Atos 14). Naquela ocasião, ele estava doente talvez dos olhos o que podia ter sido para eles bastante desagradável; mas, pelo contrário, eles o receberam com entusiasmo, como se fosse uma pessoa divina, e fariam qualquer sacrifício para ajudá-lo na sua enfermidade (v. 13-15).
b) Como podia ele agora ser inimigo deles? . . Só por causa de ter-lhes falado a verdade? . . . Os ensinadores falsos que agora estavam no meio deles usavam de adulação e lisonja, não por amor deles, mas para desviá-los da verdade e de Paulo mesmo, e fazê-los partidários zelosos dos ensinos heréticos. Porém, o zelo deve ser somente a favor da verdade - e não somente quando o apóstolo estava presente entre eles! (v. 16-18).
c) Paulo anelava estar de novo com eles, pois necessitavam de realmente completar o seu novo nascimento! Ele não sabia como lhes devia falar - estava realmente perplexo com respeito à posição deles (v. 19-20).
2. Filhos da Lei ou da Promessa. Paulo aqui ilustra, por meio de Hagar e Ismael e de Sara e Isaque, a diferença entre a Lei e a Fé, como meios da salvação eterna.
"Acaso não ouvis a Lei?" - o livro de Gênesis era parte do Pentatêuco, o qual era a Lei no sentido geral. Este mesmo Livro ensinava, por meio de tipos proféticos, a mensagem da salvação pela fé.
Hagar, a escrava de Abraão e mãe de seu filho Ismael, representa figurativamente os que são da Lei Mosaica, dada no Monte Sinai - isto é, os que continuam no judaísmo, querendo justificar-se pelas obras e cerimônias legalistas.
Sara, a esposa de Abraão e mãe de Isaque o filho da promessa dada a Abraão com respeito à sua "descendência" (Gênesis 21:12; 22:18) representa "Jerusalém que é de cima" (v. 26) - o lar atual de todos os crentes (veja Efésios 1:3 - Hebreus 12:22), os "lugares celestiais em Cristo Jesus" (Efésios 2:6), pois os crentes são "filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus" (Gálatas 3:26).
Porém, Gênesis relata como Ismael (nascido segundo a carne) perseguia Isaque (o filho da Promessa) - assim como o judaísmo (os falsos ensinadores que queriam pôr os cristãos debaixo da Lei Mosaica) perseguia a igreja apostólica. Veja também Gálatas 2:3-4.
Mas os crentes em Cristo não estão debaixo da Lei Mosaica e sim, livres e salvos pela fé naquele Salvador que, pelo Seu único sacrifício na cruz, livrou-nos e nos fez "filhos de Deus".
12 Irmãos, rogo-vos que sejais como eu, porque também eu sou como vós; nenhum mal me fizestes.
13 E vós sabeis que primeiro vos anunciei o evangelho estando em fraqueza da carne.
14 E não rejeitastes, nem desprezastes isso que era uma tentação na minha carne; antes, me recebestes como um anjo de Deus, como Jesus Cristo mesmo.
15 Qual é, logo, a vossa bem-aventurança? Porque vos dou testemunho de que, se possível fora, arrancaríeis os olhos, e mos daríeis.
16 Fiz-me, acaso, vosso inimigo, dizendo a verdade?
17 Eles têm zelo por vós, não como convém; mas querem excluir-vos, para que vós tenhais zelo por eles.
18 É bom ser zeloso, mas sempre do bem e não somente quando estou presente convosco.
19 Meus filhinhos, por quem de novo sinto as dores de parto, até que Cristo seja formado em vós;
20 eu bem quisera, agora, estar presente convosco e mudar a minha voz; porque estou perplexo a vosso respeito.
21 Dizei-me vós, os que quereis estar debaixo da lei: não ouvis vós a lei?
22 Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre.
23 Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas o que era da livre, por promessa,
24 o que se entende por alegoria; porque estes são os dois concertos: um, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.
25 Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos.
26 Mas a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós;
27 porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz, esforça-te e clama, tu que não estás de parto; porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido.
28 Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa, como Isaque.
29 Mas, como, então, aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também, agora.
30 Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque, de modo algum, o filho da escrava herdará com o filho da livre.
31 De maneira que, irmãos, somos filhos não da escrava, mas da livre.
Gálatas capítulo 4:12 a 31