1. Experiência dos Gálatas. Aqui Paulo traz à memória dos crentes na Galácia os acontecimentos na primeira entrada do Evangelho no meio deles.
a) A base da pregação foi Jesus crucificado, para a salvação dos pecadores, pela fé nEle.
b) Eles tinham recebido o Espírito Santo e Ele ainda se estava manifestando entre eles, fazendo até milagres (veja 1a. Coríntios 12:4-10; Efésios l:13-14).
c) A palavra "sofrer" no v. 4 tem o sentido de "experimentar", "presenciar" mais do que "padecer"; isto é, "vocês têm presenciado tantas coisas feitas no poder do Espírito Santo e pela fé! . . . como podem agora voltar a justificar-se pelas obras da Lei mosaica? . . . São tão insensatos assim? . . ."
2. O Caso de Abraão. Paulo aqui mostra como o patriarca Abraão foi justificado pela sua fé na promessa de Deus.
a) Abraão foi declarado justo ("justificado") quando ele creu na palavra de Deus acerca da sua posteridade (veja-se Gênesis 15:4-6). Antes daquilo, ele tinha mostrado a sua fé quando saiu da sua terra, Harã, em obediência à chamada de Deus (Gênesis 12:1 -4) e crendo na promessa com respeito a sua descendência.
b) Os "filhos de Abraão" não são os seus descendentes naturais (Mateus 3.9) e sim aqueles que têm semelhante fé (veja Lucas 19:9). Tal "justificação pela fé" é a bênção que o Evangelho oferece a "todos os povos".
3. A Maldição da Lei. Apesar da justificação pela fé, que os gálatas tinham recebido desde o princípio, havia alguns que agora queriam salvar-se por cumprirem a Lei Mosaica. Os tais deviam lembrar-se de que:
a) A Lei exige que os seus aderentes continuem a obedecer fielmente todos os seus mandamentos (Levítico 18:5) e declara "malditos" todos os que não permanecessem nisto (veja Deuteronômio 27:26).
b) Ninguém cumpriu a Lei. Deus previu isto e, mesmo no Velho Testamento, declarou um novo meio de justificação - a justificação pela fé (v.11; veja Habacuque 2:4). É claro que isto não pode ser pelas obras da Lei, pois ninguém as cumpriu e todos estão debaixo da maldição.
c) Cristo nos resgatou desta maldição. Não tendo pecado, Ele era justo conforme a Lei; mas Ele tomou a nossa maldição sobre Si, fazendo-se "maldição" em nosso lugar pela Sua morte de crucificação (Deuteronômio 21:23).
d) Cristo, sendo em Si mesmo perfeitamente santo, sem pecado algum, não estava debaixo da maldição da Lei; não foi obrigado a morrer. Veja Mateus 26:53. Porém, "o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele" e "o Senhor fez cair sobre Ele a iniqüidade de nos todos" (Isaías 53:5-6).
e) Assim, a benção prometida a Abraão pode alcançar os gentios para que, justificados pela fé em Cristo, eles possam receber, como os judeus crentes, a promessa do Espírito Santo.
f) Essa promessa cumpriu-se em Atos 2:1-18 (sobre judeus crentes) e em Atos 10:44-46 (sobre gentios crentes).
1 Ó insensatos gálatas! Quem vos fascinou para não obedecerdes à verdade, a vós, perante os olhos de quem Jesus Cristo foi já representado como crucificado?
2 Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
3 Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
4 Será em vão que tenhais padecido tanto? Se é que isso também foi em vão.
5 Aquele, pois, que vos dá o Espírito e que opera maravilhas entre vós o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
6 É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
7 Sabei, pois, que os que são da fé são filhos de Abraão.
8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus havia de justificar pela fé os gentios, anunciou primeiro o evangelho a Abraão, dizendo: Todas as nações serão benditas em ti.
9 De sorte que os que são da fé são benditos com o crente Abraão.
10 Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.
11 E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.
12 Ora, a lei não é da fé, mas o homem que fizer estas coisas por elas viverá.
13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós, porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro;
14 para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo e para que, pela fé, nós recebamos a promessa do Espírito.
Gálatas capítulo 3:1-14