Jesus trabalhava com seu pai, que era carpinteiro em Nazaré da Galiléia. Segundo parece, seu pai, José, faleceu antes do acontecimento registrado aqui, ficando Jesus em seu lugar, tendo sob seu cuidado sua mãe Maria e seus irmãos Tiago, José, Judas e Simão, e suas irmãs (Mateus 13:55, Marcos 6:3).
Aos trinta anos de idade, quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus subiu da Galiléia para ser também batizado por João, percorrendo para isso uma distância de quase 100 quilômetros.
Foi um passo marcante na sua vida, pois deixou o seu trabalho secular e pouco depois começou o seu ministério de três anos ao povo de Israel. Esse ministério terminou quando Ele deu a Sua vida na cruz como o Cordeiro de Deus para o resgate dos pecados de todos os que O aceitam como o seu Redentor pessoal, judeus e gentios.
O batismo de João era um símbolo de arrependimento pelos pecados e dedicação do povo a Deus. Era um testemunho público mediante o qual o povo declarava a sua conversão, saindo do seu comportamento pecaminoso para praticar a justiça de Deus.
Quando Jesus apareceu, João imediatamente exclamou, para conhecimento do povo: "Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (João 1:29). Mas quando Jesus pediu para ser batizado também, João se admirou muito, visto que Ele não tinha pecado de que devia se arrepender, tendo sempre se comportado em completa obediência ao Seu Pai celeste.
João se opôs ao Seu pedido, argüindo que era ele quem devia ser batizado por Jesus. João não estava compreendendo que o batismo de Jesus tinha um significado muito mais profundo do que o batismo do povo. Não era ocasião própria para lhe dar uma explicação completa, então o Senhor lhe disse simplesmente: "Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça".
João se satisfez com essa resposta e, obediente ao Messias, batizou-o nas águas do rio Jordão.
Como não foi dada a explicação na hora, vejamos o que podemos entender por justiça de Deus. Os seguintes motivos podem ser dados para o batismo do Senhor Jesus:
SOLIDARIEDADE - Segundo os estudiosos do assunto, o batismo, feito mediante mergulho na água (que é o significado dessa palavra), não era novidade naqueles tempos. Algumas seitas dos judeus praticavam o batismo como cerimônia para a admissão dos novos adeptos, mediante o qual eles se identificavam com a seita. O batismo de João também tinha o sentido de solidariedade com os demais convertidos, que se arrependiam dos seus pecados com a pregação que ele fazia. Todos estavam cumprindo com a justiça de Deus, mediante a qual Deus aceita o sincero arrependimento do pecador para lhe conceder o perdão dos seus pecados. Recebendo o batismo de João, o Senhor Jesus estava sendo solidário com aqueles pecadores arrependidos. Segundo a profecia de Isaías (53:12) Ele "foi contado com os transgressores".
IDENTIFICAÇÃO - um rei legítimo faz parte do povo sobre o qual éconstituído. O batismo representava não sóo arrependimento do pecado, mas consagração a Deus. O Senhor Jesus, mediante o batismo, se consagrava publicamente a Deus como os demais do povo, que se tornariam súditos do seu reino, que não é (ainda) deste mundo.
SÍMBOLO DA SUA MORTE E RESSURREIÇÃO - O mergulho na água era símbolo de morte. No caso dos judeus batizados por João, e dos crentes que se batizam por Cristo, representa um fato espiritual que aconteceu em sua vida. No caso do Senhor Jesus, representa um fato natural e espiritual que iria acontecer ao fim do seu ministério: "Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). Não havia pecado nEle, mas o pecado foi colocado sobre Ele. Ele levou o nosso pecado, para que nós ficássemos sem pecado, justos. É esse o "batismo" que nos salva (1Pedro 3:21). Mediante o Espírito Santo somos identificados com a obra redentora de Cristo: o batismo material por água é o nosso testemunho público do batismo espiritual mediante o qual morremos para nós e ressuscitamos para nova vida em Cristo (Romanos 6:3-11).
Antes de assumir o seu cargo, um sacerdote em Israel tinha que passar por um ritual de consagração, que consistia em sete providências: ele era lavado com água, vestido com vestes sacerdotais e ungido com o óleo da unção; os quatro outros atos eram diferentes espécies de sacrifícios (Êxodo 29). A lavagem com água representa o mesmo que o batismo: tipifica a regeneração espiritual; as vestes tipificam a troca da natureza pecadora pelo novo caráter obediente a Deus; o óleo da unção representa o Espírito Santo de Deus.
Na consagração do Filho de Deus ao seu ministério sacerdotal aqui na terra, apenas duas providências foram tomadas: seu batismo, cujo significado acabamos de estudar, e a sua unção. Ele não precisava trocar as vestes, pois nunca teve a nossa natureza pecadora, nem fazia sentido oferecer sacrifícios pois era Ele próprio o Filho de Deus. Na cruz do Calvário Ele ofereceu o seu corpo como sacrifício pelo pecado do mundo uma única vez, valendo por todos os tempos (Hebreus 10:12,14).
Os reis de Israel também eram ungidos por um homem de Deus para que fossem consagrados em sua elevada posição sobre o povo de Deus. Novamente o óleo representa o Espírito Santo, indicando que o ungido havia sido aprovado por Deus e receberia dEle o poder para governar. Assim foram ungidos Saul, Davi e Salomão (1Samuel 10:1, 1 Samuel 16:13, 1 Reis 1:39). O Senhor Jesus é o legítimo Rei de Israel, embora fosse rejeitado pelo Seu povo em Sua primeira vinda. O Seu reino ainda não édeste mundo, mas será quando vier pela segunda vez.
Finalmente também os profetas eram ungidos (1 Reis 19:16; 1 Crônicas 16:22; Salmo 105:15), indicando a aprovação divina e a direção do Espírito Santo sobre a sua palavra. Como o Messias, o Mensageiro de Deus, o Senhor Jesus também iria iniciar o Seu ministério na terra.
O Senhor Jesus não foi ungido simbolicamente com óleo, mas os céus se abriram depois que Ele saiu da água, e o próprio Espírito Santo veio sobre Ele da mesma forma que uma pomba. Além disso, uma voz se ouviu dos céus dizendo: "Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo."
Temos neste momento a manifestação da Trindade divina - o Pai, o Filho e o Espírito Santo, testemunhada por João Batista e toda a multidão que ali se encontrava.
O Messias foi identificado, e iniciou a nova fase da Sua vida aqui no mundo como Profeta, Sacerdote, e Rei: como Profeta, Ele traria a Mensagem de Deus para nós, como Sacerdote Ele daria a sua vida em propiciação pelo nosso pecado, e como Rei ele começaria a tomar para o Seu reino todos aqueles que o recebessem como Senhor e Salvador, tarefa essa que ainda estásendo cumprida pelo Seu corpo, a Sua igreja.
13 Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16 E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
Mateus capítulo 3 vers. 13-17