Introdução. Todos os cristãos não são pais, maridos, esposas, patrões ou empregados, porém todos são soldados de Cristo, na guerra espiritual contra Satanás e as hostes das trevas. Este trecho mostra o inimigo e a armadura do cristão no combate contra ele.
Como soldado, o cristão tem que ser "firme" até "inabalável" (v. 11, 13, 14); não deve ser vacilante, nem irresoluto, nem desanimado, nem negligente. A sua força estará no Senhor (v.10; veja João 15:5; Filipenses 4:13).
1. 0 Inimigo. Este é o diabo, Satanás, com seus principados e potestades que dominam este mundo alienado de Deus - os poderes maliciosos que ainda habitam as regiões celestes (veja Jó 1.6); Satanás é "o deus deste século" (2a. Coríntios 4:4).
a) O inimigo não é "carne e sangue", isto é, pessoas. Não há apoio aqui para as "guerras religiosas".
b) "O dia mau" - isto é, agora mesmo, o período em que o mundo em geral rejeita a Cristo como seu Senhor: a atitude para com Deus é a indiferença ou a hostilidade. É o período de "tempos trabalhosos" (2a. Timóteo 3:1), "doutrinas de demônios" (1a. Timóteo 4:1), em que "não suportam a sã doutrina" (2a. Timóteo 4:3).
c) "As ciladas do diabo" (v. 11). Com respeito a tentações ("para agradar a Fulano"); prazeres mundanos ("não há mal nisto; somente esta vez"); desânimo ("não vale a pena"); fornicação ("todo o mundo faz"); preguiça ("sinto-me sem energia"); etc..
2. A Armadura. 0 cristão tem uma armadura espiritual que ele deve usar nesta guerra contra Satanás e o seu exército. A descrição desta armadura é tirada da armadura do soldado romano - os soldados de nosso tempo têm armas bem diferentes, porém, elas servem para a mesma finalidade: a defesa e o ataque.
a) O Cinto - "a verdade", contra a falsa doutrina, as mentiras, futricas e intrigas.
b) A Couraça - "a justiça", contra a tentação ao pecado. Exemplos disto são José (Gênesis 39:7-12) e Daniel (Daniel 1:8).
c) O Calçado - os pés "calçados com a preparação do Evangelho da paz": "paz" em vez de contendas ou brigas; a mensagem do Evangelho é "paz com Deus" veja Isaías 52:7.
d) O Escudo - a fé pessoal contra provações, desânimo, perseguições, sugestões diabólicas contra a veracidade das Escrituras.
e) O Capacete - a salvação, como conhecida e possuída pelo crente e que não depende de sentimentos, nem de ritos.
f) A Espada do Espírito Santo - isto é, a espada suprida pelo Espírito: a Escritura Sagrada, lida e conhecida, e empregada para ataque e defesa.
g) A Oração e a Súplica - em todo tempo, para defesa e ataque, a favor do crente mesmo e dos outros crentes, os quais estão ocupados na mesma guerra espiritual.
Tal é a armadura que servirá para dar "força" (v. 10) e "firmeza" (v. 11) ao cristão nesta luta contra "as forças espirituais do mal".
3. O Apóstolo. Com respeito à oração, Paulo pede que ele também seja lembrado pelos crentes em Éfeso, especialmente com respeito ao seu testemunho do Evangelho ali nas suas circunstâncias em Roma (Atos 28:30-31). Ele era como "embaixador em cadeias" (veja 2a. Coríntios 5:20) e queria ser fiel em anunciar o Evangelho, mesmo se a sua fidelidade lhe custasse a vida.
Para dar-lhes informações das suas circunstâncias, Paulo lhes estava enviando o irmão Tíquico (veja Atos 20:4; Colossenses 4:7-8).
Não há saudações pessoais nesta Epístola. O apóstolo deseja aos crentes "paz e amor com fé" que só Deus pode dar e a Sua graça a todos que "amam sinceramente" ao nosso Senhor Jesus Cristo.
10 No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo;
12 porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça,
15 e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus,
18 orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
19 e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra com confiança, para fazer notório o mistério do evangelho,
20 pelo qual sou embaixador em cadeias; para que possa falar dele livremente, como me convém falar.
21 Ora, para que vós também possais saber dos meus negócios e o que eu faço, Tíquico, irmão amado e fiel ministro do Senhor, vos informará de tudo,
22 o qual vos enviei para o mesmo fim, para que saibais do nosso estado, e ele console os vossos corações.
23 Paz seja com os irmãos e caridade com fé, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo.
24 A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo em sinceridade. Amém!
Efésios capítulo 6:10-24