Nicodemos (“vencedor sobre as pessoas”) era um fariseu e fazia parte do conselho governante (chamado Sinédrio). Os fariseus eram um grupo de líderes religiosos a quem Jesus e João Batista criticavam freqüentemente por serem hipócritas. A maioria dos fariseus era intensamente ciumenta de Jesus porque Ele arruinou a autoridade deles e desafiou as suas doutrinas. Mas Nicodemos creu que Jesus era um homem de Deus e, embora ele próprio fosse um mestre instruído, ele veio para aprender mais d’Ele e para separar o fato de boato.
É provável que Nicodemos tenha vindo escondido na escuridão da noite para evitar ser notado, o que lhe poderia criar problemas entre os seus colegas. Depois, quando entendeu que aquele Jesus verdadeiramente era o Messias, ele falou corajosamente em defesa d'Ele (João 7:50, 51).
A necessidade de novo nascimento surge da incapacidade do homem natural de "ver" ou "entrar " no reino de Deus. Embora talentoso, de boa moral ou refinado, o homem natural é completamente cego à verdade espiritual e incapacitado para entrar no reino; porque ele não pode obedecer, entender, nem agradar a Deus (João 3:3, 5, 6; Salmo 51:5; Jeremias 17:9; Marcos 7:21-23; 1 Coríntios 2:14; Romanos 8:7, 8; Efésios 2:3). O novo nascimento ou renascimento (Tito 3:5), denota a mudança do coração que segue o arrependimento do pecado, em outro lugar descrito como um transcurso da morte para a vida (1 João 3:14), ou um levantamento da morte (Ephesians 2:6) para ser vivificado (Efésios 2: 1, 5), tornando-se em uma criatura nova em Cristo Jesus (2 Coríntios 5: 17) com uma renovação da mente (Romanos 12:2).
O novo nascimento não é uma reforma da natureza velha, mas um ato criativo do Espírito Santo (2 Coríntios 5:17; Efésios 2:10; 4:24, 1 Tessalonicenses 1: 5). Origina de Deus (João 1: 12, 13; 1 João 2:29; 5: 1, 4), e consiste na implantação de um novo princípio ou disposição na alma, chamado de novo espírito, a criação da vida espiritual, o restabelecimento da comunhão com Deus, para os que estão por natureza "mortos em transgressões e pecados." A necessidade de tal mudança é enfatizada na Bíblia (João 3:3; Romanos 7:18; 8:7-9; 1 Coríntios 2:14; Efésios 2: 1; 4:21-24).
A água é símbolo da Palavra de Deus (Efésios 5:26). Mais tarde o Senhor Jesus disse, " Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade" (capítulo 17:17), e, "Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. " (capítulo 15:3): há um poder purificador, santificador na Palavra, e é comparado com água vez após vez. A expressão "nascido da água e do Espírito" significa que uma pessoa deve nascer novamente em obediência à Palavra de Deus, pelo poder do Espírito Santo que a inspirou: não há outro Caminho (Romanos 8:9). Outra interpretação, também aceita por muitos, é que "água" é o mesmo que Espírito, aparecendo duas vezes para ter mais ênfase.
Assim como não podemos ver o vento, mas vemos seus efeitos, não podemos saber exatamente como o Espírito de Deus opera, mas podemos seguramente notar quando Ele estiver mudando as vidas e corações do Seu povo.
Nicodemos ficou surpreso: ele nunca tinha ouvido falar sobre novo nascimento e o que ele ouviu estava além da compreensão dele. Sabia que era impossível num sentido físico. Mas o Velho Testamento, do qual ele era um mestre, menciona mudança radical em caráter e atitudes e ele deveria ter podido entender o que Jesus significava (por exemplo, Ezekiel 11:17-20).
Das profecias do Velho Testamento, Nicodemos devia ter aprendido que Deus vai formar o Seu reino na terra junto com o povo dele: os judeus esperavam que o Messias que estava para vir fizesse isto. Jesus revelou a este fariseu devoto que ninguém pode sequer ver este reino a menos que nasça outra vez: o novo nascimento dá vida eterna! Jesus ensinou depois que o reino de Deus já começou nos corações dos crentes (Lucas 17:21). Ele se realizará completamente quando Jesus voltar novamente para julgar o mundo e abolir o mal para sempre (Apocalipse 21:22 - 22:5).
Nosso Senhor então repreendeu Nicodemos pela sua ignorância e confirmou a superioridade do seu próprio conhecimento das coisas na terra e no céu, porque Ele era o único homem na terra que alguma vez tinha estado no céu. Mais tarde Ele disse: “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai.” (capítulo 16:28). Até aquele momento nenhum homem tinha subido até o céu salvo Ele que desceu do céu, e é o Filho do Homem que agora está no céu. Portanto Ele é o Único que pode falar sobre o céu.
É verdade que multidões foram para o céu depois de Cristo, mas até que Ele voltou ao céu todos os santos iam para um lugar chamado Paraíso ou o Seio de Abraão, como nosso Senhor o chamou (Lucas 16:22). Não foi até depois que Cristo morreu e ascendeu ao céu que Ele conduziu “cativo o cativeiro” (Efésios 4:8), significando que levou os que estavam no Paraíso para a presença de Deus no céu. Desde então, para os filhos de Deus, é sempre "ausente do corpo, presente com o Senhor" (2 Coríntios 5:8).
Em seguida o Senhor apresentou a Nicodemos uma descrição clara do preço que ia pagar para que o mundo inteiro (não só os judeus) tivesse a oportunidade, ao crer n’Ele, de escapar da condenação e conseguir vida eterna. Como Moisés ergueu uma serpente de bronze no deserto, de forma que os que iam morrer pela picada das serpentes do deserto pudessem ser curados, simplesmente olhando para ela, Ele teria também que ser levantado “para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna”. Realmente foi fisicamente levantado na cruz, morreu pelos pecados dos que crêm nele, assim lhes dando a vida eterna: reconciliação com Deus para sempre, adoção como Seus filhos e uma herança incorruptível (Romanos 5: 11, Gálatas 4: 5, 1Pedro 1:4).
"Crer" não é só concordar que Jesus é Deus. Implica também em:
Os que fazem o mal (o mal é qualquer coisa fora da salvação e da obediência a Deus), não gostam da luz (a Palavra de Deus), porque manifesta o mal deles. Não querem ser mudados.
Quando uma pessoa nasce de novo, ela gosta de viver pela verdade, a Palavra de Deus, encontrada na Bíblia.
R David Jones
1 Ora, havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.
2 Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és Mestre, vindo de Deus; pois ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.
3 Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? porventura pode tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 Jesus respondeu: Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
10 Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
Joh 3:11 Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
14 E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado;
15 para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
Joh 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
Joh 3:21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.
João capítulo 3, versículos 1 a 21