Partindo de Filipos, onde deixaram Timóteo e Lucas, Paulo e Silas passaram por Anfípolis, cidade próxima do mar, e Apolônia: eram cidades grandes, mas nada se diz sobre alguma pregação do Evangelho nessas duas cidades. Os dois foram até Tessalônica (hoje chamada Saloniki), onde havia uma sinagoga judaica.
Naqueles dias Tessalônica rivalizava comercialmente com Corinto e Éfeso, e politicamente com Antioquia da Síria e Cesaréia na Palestina. Era um ponto estratégico de onde espalhar o Evangelho, e Paulo mais tarde nos informa que, partindo da igreja que se formou ali a palavra do Senhor fez-se ouvir em todos os lugares (1 Tessalonicenses 1:8).
Paulo foi primeiro à sinagoga, onde por três sábados discutiu com os judeus, explicando e provando pelas Escrituras que o Messias que esperavam sofreria e ressuscitaria dentre os mortos. Assim identificou Jesus de Nazaré como o Messias (Lucas usa a palavra grega Cristo, equivalente ao hebraico Messias, neste livro que escreveu em grego).
Alguns dos judeus, uma “grande multidão” de gregos tementes a Deus, e não poucas mulheres de alta posição foram persuadidos pelos argumentos e ensinos de Paulo. Mas o grande número de conversões provocou a inveja dos judeus incrédulos da sinagoga.
A maneira como Paulo apresentou o Evangelho é descrita por ele, bem como as calúnias que teria sofrido dos judeus, em sua primeira carta aos Tessalonicenses (cap. 2:3-10).
Os judeus resolveram iniciar um tumulto na cidade: reuniram alguns homens perversos dentre os desocupados, e ajuntando o povo foram até a casa de Jáson, onde Paulo e Silas estavam hospedados.
Invadiram a casa e fizeram uma busca mas não os encontraram. Arrastaram então Jáson e alguns irmãos que ali estavam até a presença dos magistrados da cidade, aos gritos, clamando que os que haviam transtornado o mundo chegaram também ali, e Jáson os havia acolhido.
A acusação era de ordem política: que eles procediam “contra os decretos de César, dizendo haver outro rei, que é Jesus.” Era semelhante à que os judeus fizeram contra Cristo diante de Pilatos (Lucas 23:2). É curioso como eles, sendo judeus, queriam aparentar ser fiéis a César quando lhes convinha.
Os magistrados se alvoroçaram com a perspectiva de uma revolução e a acusação de cumplicidade na traição se não tomassem as devidas providências. Eles não tinham como verificar se a acusação era verdadeira, e os principais acusados não estavam presentes.
Receberam então de Jáson e dos outros a fiança estipulada e os soltaram – provavelmente sob condição que Jáson providenciasse para que Paulo e Silas se retirassem da cidade para não voltar mais. A acusação era séria, mas havia tão poucas provas que os magistrados se satisfizeram com essa solução.
Logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia, que ficava a uns cinquenta quilômetros a sudoeste de Tessalônica. Mas a igreja formada durante o pouco tempo que estiveram em Tessalônica (menos de um mês) continuou viva apesar da forte perseguição movida contra ela (1 Tesssalonicenses 2:14, 3:1-5, 2 Tessalonicenses 1:6), e se tornou modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia (1 Tessalonicenses 1:7).
Tendo chegado em Beréia, Paulo e Silas foram para a sinagoga dos judeus daquela cidade. Em Tessalônica muitos dos judeus, por amor próprio e preconceito, não haviam dado ouvidos ao Evangelho trazido por Paulo e o desprezaram.
Já em Beréia, os da sinagoga se interessaram muito na sua mensagem, e examinaram todos os dias as Escrituras para ver se o que ele dizia realmente era o que estava escrito. Como declara Lucas, foi uma atitude mais nobre que a dos judeus tessalonicenses.
Fica aqui evidenciada a correção de se estudar individualmente a Palavra de Deus. Ela nos fornece a correta interpretação, ao contrário do ensino dos apóstatas, que querem impedir o estudo particular alegando que a interpretação só é possível ao pontífice. Na verdade a Palavra de Deus é que ilumina o nosso caminho, e denuncia as falsidades e heresias ensinadas por eles.
Em virtude da sua disposição de ouvir o Evangelho, certificando-se que se conformava com as Escrituras, muitos dos judeus creram, bem como gentios, entre eles muitas mulheres de elevada posição.
Quando os judeus de Tessalônica souberam que Paulo estava pregando a Palavra de Deus em Beréia (decerto não demorou muito), logo se dirigiram para lá, agitando e alvoroçando as multidões, como haviam feito em sua cidade.
O sucesso que haviam tido em Tessalônica fez com que repetissem o processo. Mas imediatamente os irmãos enviaram Paulo (que era a pessoa mais visada por aqueles judeus) para o litoral até Atenas, acompanhado por alguns homens.
Ficaram em Beréia Silas e Timóteo. Estabeleceu-se ali também uma igreja, que deu bom testemunho mais tarde ao mandar um mensageiro com a sua contribuição para os crentes da igreja perseguida de Jerusalém (capítulo 20:4).
Ao chegarem em Atenas, os acompanhantes de Paulo o deixaram e voltaram para Beréia com instruções a Silas e Timóteo para que se juntassem a ele em Atenas logo que pudessem.
1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga dos judeus.
2 Ora, Paulo, segundo o seu costume, foi ter com eles; e por três sábados discutiu com eles as Escrituras,
3 expondo e demonstrando que era necessário que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos; este Jesus que eu vos anuncio, dizia ele, é o Cristo.
4 E alguns deles ficaram persuadidos e aderiram a Paulo e Silas, bem como grande multidão de gregos devotos e não poucas mulheres de posição.
5 Mas os judeus, movidos de inveja, tomando consigo alguns homens maus dentre os vadios e ajuntando o povo, alvoroçavam a cidade e, assaltando a casa de Jáson, os procuravam para entregá-los ao povo.
6 Porém, não os achando, arrastaram Jáson e alguns irmãos à presença dos magistrados da cidade, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui,
7 os quais Jáson acolheu; e todos eles procedem contra os decretos de César, dizendo haver outro rei, que é Jesus.
8 Assim alvoroçaram a multidão e os magistrados da cidade, que ouviram estas coisas.
9 Tendo, porém, recebido fiança de Jáson e dos demais, soltaram-nos.
10 E logo, de noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; tendo eles ali chegado, foram à sinagoga dos judeus.
11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.
12 De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens.
13 Mas, logo que os judeus de Tessalônica souberam que também em Beréia era anunciada por Paulo a palavra de Deus, foram lá agitar e sublevar as multidões.
14 Imediatamente os irmãos fizeram sair a Paulo para que fosse até o mar; mas Silas e Timóteo ficaram ali.
15 E os que acompanhavam a Paulo levaram-no até Atenas e, tendo recebido ordem para Silas e Timóteo a fim de que estes fossem ter com ele o mais depressa possível, partiram.
Atos capítulo 17, versículos 1 a 15