Temos a seguir algumas referências ao Espírito Santo, de Quem temos cerca de 55 neste livro. O Senhor Jesus havia dito anteriormente, segundo o Evangelho de João: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" (14:16) ; "Aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (14:26); "… ele testificará de mim" (15:26); e "Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei" (16:7).
Sem dúvida o livro de Atos tem como personagem central o Espírito Santo, o Consolador, enviado pelo Pai em nome do Filho. São Seus os "atos" focalizados no livro. A terceira Pessoa da trindade veio para ficar para sempre com os discípulos do Senhor Jesus, não transitoriamente como acontecia antes e vemos no Velho Testamento. Entendemos que esta Sua tarefa só estará terminada quando a igreja de Cristo for arrebatada para se encontrar com o Senhor nos ares, antes da Sua segunda vinda.
A promessa do Espírito Santo fora feita pelo Pai, de acordo com o pedido do Filho: não como inferior, mas igual ao Pai. Ele viria em nome de Cristo, como representante dEle na terra. Ele não viria para glorificar-se a Si próprio, mas para testificar de Cristo. É por isto que o Espírito Santo não nos conduz a louvar e adorar a Ele próprio, mas ao Deus Pai e Filho.
Ele viria para nos ensinar "todas as coisas" - isto Ele fez pelo ministério dos apóstolos, recordando tudo o que o Senhor Jesus havia dito. Tudo foi registrado na Palavra de Deus escrita, a Bíblia, que ainda temos em nossas mãos: ela consolida todo o Seu ensino, e não deve ser reduzida, alterada, ou aumentada. Foi escrita por homens mas foi inspirada em sua totalidade pelo Espírito Santo.
O Senhor ordenou aos apóstolos que não saíssem de Jerusalém, depois da Sua ascensão, até que essa promessa se cumprisse. Ele lembrou-lhes que João (Batista) havia batizado com água, mas eles seriam batizados com o Espírito Santo (conforme predito por João: Lucas 3:16).
Esperando o reino messiânico na terra, e tendo Ele antes dito "É-me dado todo o poder no céu e na terra" (Mateus 28:18), os apóstolos perguntaram, curiosos, se seria neste tempo que o Senhor restauraria o reino a Israel. Em resposta o Senhor explicou que o Pai tem um programa estabelecido, mas não lhes competia saber o que queriam. O importante agora era saber que o Espírito Santo desceria sobre eles, receberiam poder, e seriam testemunhas do Senhor Jesus Cristo em toda a terra, a começar pela Judéia e Samaria.
4 Estando com eles, ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual (disse ele) de mim ouvistes.
5 Porque, na verdade, João batizou em água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo, dentro de poucos dias.
6 Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntavam-lhe, dizendo: Senhor, é nesse tempo que restauras o reino a Israel?
7 Respondeu-lhes: A vós não vos compete saber os tempos ou as épocas, que o Pai reservou à sua própria autoridade.
8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra.
Livro de Atos, capítulo 1, vers. 4 a 8