Introdução: Desde os tempos apostólicos até agora, a Igreja tem esperado a volta do Senhor Jesus, em conformidade com as Suas palavras em João 14:3 – “Quando Eu for, e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para Mim mesmo, para que onde Eu estou estejais vós também” e, outrossim, conforme a mensagem do anjo que falou aos discípulos depois da Sua ascensão: “Esse Jesus, que dentre vós foi recebido acima no céu, assim virá de modo como O vistes ir” (Atos 1:11). Já vimos que os crentes tessalonicenses estavam aguardando dos céus o Filho de Deus” (1 Tessalonicenses 1:10) e no trecho marcado para este Estudo o apóstolo descreve detalhadamente a maneira da vinda do Senhor para levar a Sua Igreja ao céu.
Crentes falecidos. Será que estes perderão a vinda do Senhor, ficando nos túmulos até o dia do grande julgamento, como alguns estavam pensando? Até hoje, há alguns cristãos que esperam somente um grande Dia de Julgamento universal, ao fim do mundo, quando crentes e descrentes, justos e injustos, salvos e pedidos, serão julgados juntos do Grande Trono de Deus para receberem a sua sentença de salvação ou de perdição. Porém vemos por este e outros trechos da Bíblia que não será assim.
Os cristãos que faleceram estão dormindo, conforme este trecho. Isto não quer dizer que ficam inconscientes, mas, sim, que estão descansando dos labores, lutas e tristezas deste mundo e não têm conhecimento das coisas que estão acontecendo na terra. Estão com Cristo (veja Lucas 23:43; 2 Coríntios 5:8; Filipenses 1:12) – em paz, já salvos eternamente pela sua fé e “nunca entrarão na condenação” (João 5:24; Romanos 8:1). Os corpos dos crentes falecidos estão, por enquanto, nos túmulos, mas as pessoas mesmas (alma e espírito) estão no Paraíso, “livres de toda a tristeza e dor” e aguardando, com os crentes ainda na terra, a vinda do Senhor descrita neste trecho. Quando Ele vier, eles virão com Ele.
A vinda do Senhor. Eis a esperança viva de todos os crentes que ainda não faleceram. É o cumprimento de Atos 1:11 e de 1 Coríntios 15:51-52. Conforme nosso trecho, os pormenores são os seguintes:
a) Alarido, como palavra de ordem (dada por Cristo?), a voz do arcanjo e a trombeta divina;
b) Descida do Senhor;
c) Transformação dos crentes vivos (1 Coríntios 15:52);
d) Arrebatamento de todos, ao encontro com o Senhor nos ares, para estarem sempre com Ele.
Nota A: Esta revelação é para consolação dos crentes, mormente com respeito aos que já faleceram. Os pormenores são diferentes dos que temos em Mateus 24:29-31 e Apocalipse 19:11-16. Não há nada a respeito de quando acontecerá esta vinda, nem acerca de sinais no céu ou na terra, para alertar a Igreja em preparação. Pelo contrário, o próprio Paulo se inclui a sim mesmo entre os vivos que seriam arrebatados (v.17 - “nós”), embora mais tarde ele chegue a entender que ia passar pela morte (2 Timóteo 4:6-7).
Nota B:A Grande Tribulação, ou Abominação Desoladora, profetizada em Daniel 9.27; 11:31; 12:11, e mencionada pelo Senhor em Mateus 24:15 como antecedendo a Sua vinda para julgar as nações não está mencionada aqui em Tessalonicenses, nem o reino do Anticristo. Há outros pontos de diferença entre as duas descrições da Vinda do Senhor, as quais nos dão a entender que são dois acontecimentos ou duas etapas separadas uma da outra pelos sete anos do reino do Anticristo (“Homem da Iniquidade” - a primeira “Besta” do Apocalipse).
Entendemos, então, que a Vinda do Senhor descrita em Mateus 24 e Apocalipse 19 não será para a Igreja e, sim, com a Igreja, já completa e “ataviada como esposa” para acompanhá-Lo na Sua descida para julgar as nações e instituir o Milênio (Apocalipse 19:7-8). Entre cristãos há diferença de interpretação destas coisas; realmente o trecho do nosso Estudo não foi escrito para polêmica e, sim, para consolação dos crentes.
Os tempos proféticos. “Os tempos e as épocas” com respeito ao Dia do Senhor (5:2) formam o principal assunto das grandes profecias do Velho Testamento – Isaías, Jeremias, Ezequiel, Joel, Amós, Daniel e outros – como também de alguns discursos do Senhor Jesus. O Dia do Senhor é um período de tempo, não um dia só – e parece que consiste nos últimos sete anos da profecia das Setenta Semanas (Daniel 9:24-27).
Será um “dia” (período) de sofrimento – guerras, pragas, terremotos – isto é, de “destruição” (v.3) – especialmente contra a nação de Israel e o reino do Anticristo. Durante este período, a Igreja, completada e arrebatada, estará com o Senhor no céu, aprontando-se para vir com Ele, “em poder e grande glória”, ao fim das “Setenta Semanas”, para reinar com Ele durante o Milênio e eternamente.
13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os outros que não têm esperança.
14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também aos que dormem, Deus, mediante Jesus, os tornará a trazer juntamente com ele.
15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que já dormem.
16 Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor.
18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.
1 Tessalonicenses capítulo 4, versículos 13 a 18
1 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das épocas não necessitais de que se vos escreva:
2 porque vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como vem o ladrão de noite;
3 pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão.
1 Tessalonicenses capítulo 5, versículos 1 a 3