Introdução. 0 tema desta Epístola é a ligação da boa doutrina, ensinada por homens fiéis, com a vida piedosa e cristã. A graça salvadora produzirá as boas obras, mas nas igrejas em Creta faltavam tanto o ensino como a ordem e o progresso espiritual. Paulo enviou Tito para corrigir esta situação.
Tito. Era um grego (gentio), convertido por Paulo, e que acompanhou Paulo e Barnabé a Jerusalém na ocasião da grande conferência sobre as relações entre judeus e gentios (Atos 15; Gálatas 2:1-3). Depois foi enviado a Corinto (2a. Coríntios 8:6, 16, 23; veja também 12:18) numa missão importante e delicada.
Nesta Epístola a Tito, lemos que Paulo o deixou em Creta (1:5), o que mostra que Paulo estivera ali com ele - porém não sabemos em que ocasião. Depois, Tito estava com o apóstolo quando este esperava a morte em Roma; dali Tito foi a Dalmácia (veja 2a. Timóteo 4.10).
Creta. É uma ilha, também chamada Cândia, no Mar Mediterrâneo, ao suleste da Grécia. Talvez o Evangelho tivesse sido levado para lá primeiramente por cretenses que ouviram a pregação de Pedro no dia de Pentecostes (Atos 2.11).
Talvez Paulo trabalhasse na ilha quando estava em Éfeso, ou em Corinto, porém não há certeza disso.
Saudação. Esta é um pouco comprida. Paulo é "servo" e "apóstolo" (como em Romanos 1:1, 5 e em 2a. Timóteo 1:1-3). "A fé dos eleitos de Deus" e toda a verdade evangélica; ela nos dá a esperança da vida eterna, prometida desde a eternidade (veja 2a. Timóteo 1.9) e devidamente proclamada por Paulo na autoridade de "Deus nosso Salvador". 0 apóstolo saúda a seu filho espiritual, Tito, em nome de Deus Pai e de "Cristo Jesus nosso Salvador" (v. 4).
Presbíteros. "Presbíteros" e "bispos" são as mesmas pessoas, as quais "governam" e "pastoreiam" a igreja local. Em "cada cidade" (v. 5) a igreja devia ter os seus bispos, conhecidos pelo seu caráter cristão e pela sua capacidade para ensinar e governar biblicamente a assembléia. É desconhecido na Bíblia o sistema eclesiástico de ter um bispo sobre diversas igrejas; o Novo Testamento ensina uma pluralidade de bispos (também chamados "presbíteros") em cada congregação (igreja local).
Paulo dá várias características necessárias no caráter (e na família) para um irmão ser reconhecido pela igreja como presbítero ou bispo (vs. 6-8), semelhantes às que constam em 1a. Timóteo 3.1-7. Ainda mais importante é a sua lealdade à verdadeira doutrina cristã - a palavra "fiel" - pois assim poderá exortar com autoridade bíblica e convencer aos que se opõem.
Combate contra o erro. 0 judaísmo descrente rejeitava constantemente as doutrinas evangélicas e os cretenses eram, como nação, de uma natureza bastante carnal, sendo facilmente enganados por ensinadores falsos e gananciosos. Chamavam-se cristãos, porém preferiam um cristianismo liberal que não exigia sacrifício dos prazeres carnais.
A condenação apostólica neste trecho é muito severa e Tito não tem que ser "mole" no seu ministério naquelas igrejas. A situação era grave, o testemunho dos crentes era péssimo, pois negavam a sua fé pelas suas obras. Necessitavam de "severa repreensão" - semelhante às palavras do próprio Senhor Jesus aos fariseus e escribas em Mateus 23. Veja também Hebreus 12:5-13.
"Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro" (v. 15). Parece que os hereges judaicos ensinavam a abstenção de certas comidas, como sendo "impuras", conforme a lei mosaica. Porém o Senhor Jesus resolveu esta questão de uma vez em Marcos 7.14-19; veja também Atos 10.9-15. A pureza e a impureza consistem nas obras, nos motivos, no caráter de uma pessoa e os ensinadores entre os cretenses mostravam-se muito impuros; por isso, Paulo os chama de "abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra".
1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,
2 em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos,
3 mas, a seu tempo, manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador,
4 a Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
5 Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros, como já te mandei:
6 aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.
7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
8 mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante,
9 retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes.
10 Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,
11 aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância.
12 Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.
13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé,
14 não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.
15 Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes, o seu entendimento e consciência estão contaminados.
16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra.
Tito capítulo 1