Abias, filho de Roboão, reinou apenas por três anos. Sua mãe, chamada Maaca, ou Micaia, era neta de Absalão e filha de Uriel de Gibeá, que provavelmente se casou com Tamar, filha de Absalão (2 Samuel 14:27). Ela era idólatra (2 Crônicas 15:16).
Durante seu curto reino, o evento mais notável foi a batalha de Jerusalém, na sua guerra contra Jeroboão. Jeroboão lançou contra ele um exército com duas vezes mais homens do que Abias dispunha.
Abias procurou demover os soldados do inimigo, com três argumentos:
O SENHOR Deus de Israel dera a Davi a soberania de Israel para sempre (a cuja linhagem Abias pertencia), enquanto que Jeroboão era um rebelde cercado de homens vadios e malignos.
Eles não podiam resistir ao reino do SENHOR que estava nas mãos dos descendentes de Davi.
A religião deles era falsa, pois haviam expulso os sacerdotes do SENHOR, e embora fossem mais numerosos eles não podiam enfrentar o SENHOR seu Deus, a quem ele servia com Seus sacerdotes, conforme o Seu preceito.
Ele evitou mencionar que o povo de Israel havia sido dividido pelo próprio SENHOR por causa de infidelidade de Salomão.
Jeroboão conseguiu cercar Jerusalém. Nessa situação quase desesperadora, os de Judá "clamaram ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas, e os homens de Judá gritaram; quando gritavam, feriu Deus a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá." Foi uma vitória esmagadora para os de Judá, "porque confiaram no SENHOR, Deus de seus pais."
Mas Abias, apesar disso, continuou pecando da mesma forma que seu pai Roboão havia feito antes dele; ele faltou em sua lealdade a Deus. O registro bíblico também informa que ele foi polígamo seguindo o exemplo dos seus antepassados, embora não seja criticado por causa disso. Houve guerra com o reino de Jeroboão durante os três anos em que viveu depois que assumiu o trono de Judá.
Capítulo 15:
1 E, no décimo oitavo ano do rei Jeroboão, filho de Nebate, Abias começou a reinar sobre Judá.
2 E três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Maaca, filha de Absalão.
3 E andou em todos os pecados que seu pai tinha cometido antes dele; e seu coração não foi perfeito para com o SENHOR, seu Deus, como o coração de Davi, seu pai.
4 Mas, por amor de Davi, o SENHOR lhe deu uma lâmpada em Jerusalém, levantando seu filho depois dele e confirmando Jerusalém.
5 Porquanto Davi tinha feito o que era reto aos olhos do SENHOR e não se tinha desviado de tudo o que lhe ordenara em todos os dias da sua vida, senão só no caso de Urias, o heteu.
6 E houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias da sua vida.
7 Quanto ao mais dos atos de Abias, e a tudo quanto fez, porventura, não está tudo escrito no Livro das Crônicas dos Reis de Judá? Também houve guerra entre Abias e Jeroboão.
8 E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi; e Asa, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Crônicas 13
1 No ano décimo oitavo do rei Jeroboão, reinou Abias sobre Israel.
2 Três anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Micaía, filha de Uriel, da cidade de Gibeá; e houve guerra entre Abias e Jeroboão.
3 E Abias ordenou a peleja, com um exército de varões belicosos, de quatrocentos mil homens escolhidos; Jeroboão dispôs contra ele a batalha com oitocentos mil homens escolhidos, todos varões valentes.
4 E pôs-se Abias em pé em cima do monte Zemaraim, que está nas montanhas de Efraim, e disse: Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel!
5 Porventura, não vos convém saber que o SENHOR, Deus de Israel, deu para sempre a Davi a soberania sobre Israel, a ele e a seus filhos, por um concerto de sal?
6 Contudo, levantou-se Jeroboão, filho de Nebate, servo de Salomão, filho de Davi, e se rebelou contra seu senhor,
7 e ajuntaram-se a ele homens vadios, filhos de Belial; e fortificaram-se contra Roboão, filho de Salomão; e, sendo Roboão ainda jovem e terno de coração, não podia resistir-lhes.
8 E, agora, cuidais de esforçar-vos contra o reino do SENHOR, que está nas mãos dos filhos de Davi; bem sois vós uma grande multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão vos fez para deuses.
9 Não lançastes vós fora os sacerdotes do SENHOR, os filhos de Arão, e os levitas e não fizestes para vós sacerdotes, como as nações das outras terras? Qualquer que vem a consagrar-se com um novilho e sete carneiros logo se faz sacerdote daqueles que não são deuses.
10 Porém, quanto a nós, o SENHOR é o nosso Deus, e nunca o deixamos; e os sacerdotes que ministram ao SENHOR são filhos de Arão, e os levitas se ocupam na sua obra.
11 E queimam ao SENHOR cada manhã e cada tarde holocaustos, incenso aromático, dispondo os pães da proposição sobre a mesa pura, e o castiçal de ouro, e as suas lâmpadas para se acenderem cada tarde, porque nós temos cuidado do serviço do SENHOR, nosso Deus; porém vós o deixastes.
12 E eis que Deus está conosco, à nossa frente, como também os seus sacerdotes, tocando as trombetas, para dar alarme contra vós, ó filhos de Israel; não pelejeis contra o SENHOR, Deus de vossos pais, porque não prosperareis.
13 Mas Jeroboão fez uma emboscada em volta, para darem sobre eles por detrás, de maneira que estavam em frente de Judá, e a emboscada, por detrás deles.
14 Então, Judá olhou, e eis que tinham de pelejar por diante e por detrás; assim, clamaram ao SENHOR, e os sacerdotes tocaram as trombetas.
15 E os homens de Judá gritaram, e sucedeu que, gritando os homens de Judá, Deus feriu a Jeroboão e a todo o Israel diante de Abias e de Judá.
16 E os filhos de Israel fugiram de diante de Judá, e Deus os entregou nas mãos de Judá.
17 De maneira que Abias e o seu povo fizeram grande estrago entre eles, porque caíram feridos de Israel quinhentos mil homens escolhidos.
18 E foram abatidos os filhos de Israel naquele tempo; e os filhos de Judá prevaleceram, porque confiaram no SENHOR, Deus de seus pais.
19 E Abias seguiu após Jeroboão e tomou a Betel com os lugares da sua jurisdição, e a Jesana com os lugares da sua jurisdição, e a Efrom com os lugares da sua jurisdição.
20 E Jeroboão não recobrou mais nenhuma força nos dias de Abias; porém o SENHOR o feriu, e morreu.
21 Abias, pois, se fortificou, e tomou para si catorze mulheres, e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas.
22 Os mais atos, pois, de Abias, tanto os seus caminhos como as suas palavras, estão escritos na história do profeta Ido.
Capítulo 14:
1 E Abias dormiu com seus pais, e o sepultaram na Cidade de Davi...
1 Reis 15:1-8 e 2 Crônicas 13:1-14:1a