Acazias era muito jovem - só tinha vinte e três anos - quando morreu, portanto os poucos filhos que tinha eram ainda crianças.
Sua mãe Atália, que tinha muita influência, aproveitou-se para usurpar o trono e mandou matar toda a descendência real da casa de Judá. Nisso ela estava seguindo os propósitos do diabo que tentava destruir a linha messiânica de Davi estabelecida por Deus anteriormente.
Mas Deus agiu mediante uma jovem irmã de Acazias, Jeoseba, casada com o sacerdote Joiada. Enquanto se cumpria a ordem de Atália ela sequestrou Joás, de menos de um ano, filho de Acazias e o escondeu, com sua ama, num recinto no interior do templo. O seu marido, Joiada, cuidou dele durante seis anos.
Quando Joás completou sete anos, Joiada resolveu que a hora havia chegado para dar fim ao reino ilegítimo, ímpio e cruel de Atália. Ele tinha que agir com o máximo cuidado a fim de não por em perigo a vida de Joás e a sua própria nas mãos de Atália. Ela não podia vir a saber que Joás havia sobrevivido a matança.
Ele convocou cinco capitães da sua confiança - sendo o sacerdote do SENHOR ele conhecia aqueles que eram fieis aos SENHOR dentre o povo - e os mandou chamar os levitas de todas as cidades de Judá e os que lideravam as famílias de Israel para falarem com ele em Jerusalém.
Dentro do templo, ele lhes apresentou o legítimo herdeiro do trono, Joás, com quem procederam a fazer aliança reconhecendo os seus direitos reais. Em seguida, organizaram uma escala de vigilância pelos levitas no templo, no palácio real e na Porta do Fundamento (provavelmente a entrada de fora para o recinto externo do templo). A ninguém foi permitida a entrada no templo, salvo aos sacerdotes e levitas, sob pena de morte imediata.
Joiada armou os levitas para que eles tivessem condições de impor a sua autoridade, e defender Joás de qualquer ataque eventual dos que apoiassem Atália. Os levitas e todo o Judá obedeceram Joiada em tudo, e, como Joiada não despediu os turnos que saíam da guarda do templo, eles foram se acumulando.
Ao povo foi ordenado que se reunisse, cada um de armas na mão, desde o lado direito da casa real até ao seu lado esquerdo, e até ao altar, e até ao templo, para rodear o rei.
Estando todos em seus lugares, Joiada então trouxe para fora Joás, o legítimo filho do rei, pôs-lhe a coroa e lhe deu o Livro do Testemunho: esta era a lei de Moisés (Deuteronômio 17:18-20), que ficava guardada dentro do templo (alguns pensam que eram as tábuas originais que estavam dentro da arca - Êxodo 25:21; 2 Crônicas 5:10).
Joiada e seus filhos o ungiram e exclamaram: "Viva o rei!" A exclamação foi ecoada por todo o povo, aos gritos, batendo palmas.
Atália ouviu do seu palácio o clamor do povo que corria e louvava o rei; veio então até o templo e ali deparou com o pequeno rei que estava junto à coluna, à entrada, e os capitães e os que tocavam trombetas, junto ao rei; e todo o povo da terra se alegrava, e se tocavam trombetas. Também os cantores com os instrumentos músicos dirigiam o canto de louvores.
Então, Atália rasgou os seus vestidos e clamou: "Traição! Traição!" Teria ela acreditado que aquele menino era o seu neto, cuja existência ela até então desconhecia? Ela certamente não tinha direito ao trono que tinha usurpado tão cruelmente. Mas ela deve ter ficado abismada com a lealdade que o povo estava demonstrando ao novo rei.
O sacerdote Joiada não permitiu que ela fosse morta pelo povo ali mesmo, contaminando a Casa do SENHOR com o seu sangue, mas ordenou aos seus capitães que a obrigassem a sair em segurança. Uma vez fora, tendo chegado defronte a casa do rei, eles a executaram como penalidade pelas atrocidades que ela havia cometido em Judá.
2 Reis capítulo 11:
1 Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real.
2 Mas Jeoseba, filha do rei Jeorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, e o furtou dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama, na recâmara, e o escondeu de Atalia, e assim não o mataram.
3 E Jeoseba o teve escondido na Casa do SENHOR seis anos; e Atalia reinava sobre a terra.
4 E, no sétimo ano, mandou Joiada chamar os centuriões, com os capitães e com os da guarda, e os meteu consigo na Casa do SENHOR; e fez com eles um concerto, e os ajuramentou na Casa do SENHOR, e lhes mostrou o filho do rei.
5 E deu-lhes ordem, dizendo: Esta é a obra que vós haveis de fazer: uma terça parte de vós, que entra no sábado, fará a guarda da casa do rei;
6 e outra terça parte estará à porta Sur; e a outra terça parte, à porta detrás dos da guarda; assim, fareis a guarda desta casa, afastando a todos.
7 E as duas partes de vós, a saber, todos os que saem no sábado, farão a guarda da Casa do SENHOR, junto ao rei.
8 E rodeareis o rei, cada um com as suas armas nas mãos, e aquele que entrar entre as fileiras deverá ser morto; e vós estareis com o rei quando sair e quando entrar.
9 Fizeram, pois, os centuriões conforme tudo quanto ordenara o sacerdote Joiada, tomando cada um os seus homens, tanto aos que entravam no sábado como aos que saíam no sábado; e vieram ao sacerdote Joiada.
10 E o sacerdote deu aos centuriões as lanças e os escudos que haviam sido do rei Davi, que estavam na Casa do SENHOR.
11 E os da guarda se puseram, cada um com as armas na mão, desde o lado direito da casa até ao lado esquerdo da casa, da banda do altar e da banda da casa, junto ao rei em redor.
12 Então, ele tirou o filho do rei, e lhe pôs a coroa, e lhe deu o testemunho; e o fizeram rei, e o ungiram, e bateram as mãos, e disseram: Viva o rei!
13 E Atalia, ouvindo a voz dos da guarda e do povo, entrou ao povo na Casa do SENHOR.
14 E olhou, e eis que o rei estava junto à coluna, conforme o costume, e os capitães e as trombetas, junto ao rei, e todo o povo da terra estava alegre e tocava as trombetas; então, Atalia rasgou as suas vestes e clamou: Traição! Traição!
15 Porém o sacerdote Joiada deu ordem aos centuriões que comandavam as tropas e disse-lhes: Tirai-a para fora das fileiras, e a quem a seguir, matai-o à espada. Porque o sacerdote disse: Não a matem na Casa do SENHOR.
16 E lançaram mão dela; e ela foi pelo caminho da entrada dos cavalos, à casa do rei, e ali a mataram.
17 E Joiada fez um concerto entre o SENHOR, e o rei, e o povo, que seria o povo do SENHOR; como também entre o rei e o povo.
18 Então, todo o povo da terra entrou na casa de Baal, e a derribaram, como também os seus altares e as suas imagens totalmente quebraram, e a Matã, sacerdote de Baal, mataram perante os altares; então, o sacerdote pôs oficiais sobre a Casa do SENHOR.
19 E tomou os centuriões, e os capitães, e os da guarda, e todo o povo da terra; e conduziram da Casa do SENHOR o rei e vieram, pelo caminho da porta dos da guarda, à casa do rei, e ele se assentou no trono dos reis.
20 E todo o povo da terra se alegrou, e a cidade repousou, depois que mataram Atalia à espada, junto à casa do rei.
Leia também 2 Crônicas 22:10 a 23:21