Joaquim, também chamado Jeconias ou Conias, filho de Jeoaquim, tinha dezoito anos e reinou por apenas três meses e dez dias. Ele também fez o que era mau perante o SENHOR.
O exército dos caldeus voltou e sitiou Jerusalém. Ao vir o próprio Nabucodonozor, Joaquim reuniu toda a sua corte e foi encontrar-se com ele.
Mas, conforme havia sido profetizado por Jeremias (22:24-28), Nabucodonozor prendeu a todos e os levou cativos para a Babilônia, com os mais preciosos utensílios da Casa do SENHOR, os tesouros da casa do rei, bem como todos os príncipes, todos os homens valentes, todos os artífices e ferreiros, ao todo dez mil; ninguém ficou, senão o povo pobre da terra.
Joaquim nunca voltou da Babilônia, mas depois de 36 anos de cárcere ou seja, aos 54 anos, ele foi libertado por um novo rei da Babilônia chamado Evil-Merodaque, que simpatizou com ele e lhe deu lugar de mais honra do que a dos outros reis que estavam com ele na Babilônia. Joaquim passou a comer na sua presença e recebeu dele uma pensão diária durante o resto da sua vida.
2 Reis capítulo 24:
...
8 Tinha Joaquim dezoito anos de idade quando começou a reinar e reinou três meses em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Neústa, filha de Elnatã, de Jerusalém.
9 E fez o que era mal aos olhos do SENHOR, conforme tudo quanto fizera seu pai.
10 Naquele tempo, subiram os servos de Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a cidade foi cercada.
11 Também veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, contra a cidade, quando já os seus servos a estavam cercando.
12 Então, saiu Joaquim, rei de Judá, ao rei de Babilônia, ele, e sua mãe, e seus servos, e seus príncipes, e seus eunucos; e o rei de Babilônia o levou preso, no ano oitavo de seu reinado.
13 E tirou dali todos os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; e fendeu todos os utensílios de ouro que fizera Salomão, rei de Israel, no templo do SENHOR, como o SENHOR tinha dito.
14 E transportou a toda a Jerusalém, como também todos os príncipes, e todos os homens valorosos, dez mil presos, e todos os carpinteiros e ferreiros; ninguém ficou, senão o povo pobre da terra.
15 Assim, transportou Joaquim para a Babilônia, como também a mãe do rei, e as mulheres do rei, e os seus eunucos, e os poderosos da terra levou presos de Jerusalém a Babilônia.
16 E todos os homens, valentes, até sete mil, e carpinteiros, e ferreiros, até mil, todos eles destros na guerra, a estes o rei de Babilônia levou presos para Babilônia.
Ver também 2 Crônicas capítulo 36, versículos 9,10