Uzias começou a reinar aos 16 anos (segundo a cronologia ele teria sido co-regente com seu pai durante uns 24 anos, e a diferença de idade entre ele e o seu pai seria assim de apenas 14 anos).
Sua mãe era Jecolias, de Jerusalém, e ele reinou por 52 anos em Jerusalém. Ele fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai, tão-somente os altos não se tiraram; o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos. Enquanto tinha um profeta por nome Zacarias (não o autor do livro) como sábio conselheiro, ele buscou ao SENHOR, e Deus o fez prosperar.
As suas realizações, relatadas na Bíblia, foram:
Edificou a Elate e a restituiu a Judá.
Venceu os filisteus em uma guerra, quebrou os rnuros de Gate, Jabné e Asdode, cidades dos filisteus, e edificou cidades no território de Asdode entre os filisteus.
Além dos filisteus, Deus o ajudou contra os arábios que habitavarn em Gur-Baal, e contra os meunitas.
Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até a entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte.
Edificou torres em três das portas de Jerusalém, e as fortificou; edificou também torres no deserto.
Cavou muitas cisternas.
Preparou para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos e até fundas para atirar pedras. Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras.
Uzias tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura. Tinha também um exército de homens destros nas armas, que saiam à guerra em tropas.
O número total dos cabeças das famílias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos, e debaixo das suas ordens havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos.
Divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi ajudado maravilhosamente pelo SENHOR, até que se tornou forte. Então, ele se ensoberbeceu e procurou entrar no interior do templo, onde só os sacerdotes podiam entrar, para queimar incenso no altar do incenso.
Ele foi impedido já dentro do santuário pelo sacerdote Azarias com 80 sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza, que o repreenderam e mandararn sair. Uzias, com o incensário na mão, se indignou contra os sacerdotes e já estava no altar de incenso quando a lepra lhe saiu na testa. Os sacerdotes o lançaram fora e, por ser leproso, teve que se apartar do povo e viver isolado o resto da sua vida, sendo excluído da Casa do SENHOR.
Ao morrer foi sepultado fora da cidade, no campo do sepulcro que era dos reis, por ter sido leproso.
2 Reis capítulo 14:
...
21 E todo o povo de Judá tomou a Azarias, que já era de dezesseis anos, e o fizeram rei em lugar de Amazias, seu pai
22 Azarias edificou a Elate e a restituiu a Judá, depois que o rei dormiu com seus pais.
2 Crônicas capítulo 26:
1 Então, todo o povo tomou a Uzias, que era da idade de dezesseis anos, e o fez rei em lugar de Amazias, seu pai.
2 Este edificou a Elate e a restituiu a Judá, depois que o rei adormeceu com seus pais.
3 Era Uzias da idade de dezesseis anos quando começou a reinar e cinqüenta e cinco anos reinou em Jerusalém; e era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém.
4 E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Amazias, seu pai.
5 Porque deu-se a buscar a Deus nos dias de Zacarias, sábio nas visões de Deus; e, nos dias em que buscou o SENHOR, Deus o fez prosperar.
6 Porque saiu, e guerreou contra os filisteus, e quebrou o muro de Gate, e o muro de Jabné, e o muro de Asdode, e edificou cidades em Asdode e entre os filisteus.
7 E Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas.
8 E os amonitas deram presentes a Uzias, e o seu renome foi espalhado até à entrada do Egito, porque se fortificou altamente.
9 Também Uzias edificou torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e aos ângulos e as fortificou.
10 Também edificou torres no deserto e cavou muitos poços, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas, lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura.
11 Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra, em tropas, segundo o número da lista feita por mão de Jeiel, chanceler, e Maaséias, oficial, debaixo das mãos de Hananias, um dos príncipes do rei.
12 Todo o número dos chefes dos pais, varões valentes, era de dois mil e seiscentos.
13 E, debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com força belicosa, para ajudar o rei contra os inimigos.
14 E preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, e lanças, e capacetes, e couraças, e arcos, e até fundas para atirar pedras.
15 Também fez em Jerusalém máquinas da invenção de engenheiros, que estivessem nas torres e nos cantos, para atirarem flechas e grandes pedras; e voou a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado até que se tornou forte.
16 Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso.
17 Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, e, com ele, oitenta sacerdotes do SENHOR, varões valentes.
18 E resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para queimar incenso; sai do santuário, porque transgrediste; e não será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus.
19 Então, Uzias se indignou e tinha o incensário na sua mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu à testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso.
20 Então, o sumo sacerdote Azarias olhou para ele, como também todos os sacerdotes, e eis que já estava leproso na sua testa, e apressuradamente o lançaram fora; e até ele mesmo se deu pressa a sair, visto que o SENHOR o ferira.
21 Assim ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.
22 Quanto ao mais dos atos de Uzias, tanto os primeiros como os derradeiros, o profeta Isaías, filho de Amoz, o escreveu.
23 E dormiu Uzias com seus pais, e o sepultaram com seus pais no campo do sepulcro que era dos reis, porque disseram: Leproso é. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.
2 Reis capítulo 14, vers. 21-22, e
2 Crônicas capítulo 26