Os três primeiros versículos são idênticos aos versículos 6-8 no capítulo um, mas o SENHOR agora acrescentou ao final, em relação ao Jó "Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa."
O SENHOR declarou que não havia razão para as enormes catástrofes sofridas em um só dia por Jó, ou seja, não foi punição por qualquer mal que Jó ou um dos seus filhos teria feito. Novamente isto confirma que, apesar de nossas ações poderem trazer consequências sobre nós, boas ou más, o sofrimento não é necessariamente punição por nossos pecados . Como no caso de Jó, pode ser um teste de caráter.
Jó passou perfeitamente neste teste e Satanás mostrou-se equivocado. Mas não desistiu e quis testar Jó até o limite da sua resistência dizendo que tudo o que um homem tem dará pela sua vida. Este é o teste final do homem de Deus, para provar se ele ama a sua vida neste mundo , a ponto de desistir de sua fé em Deus.
O SENHOR Jesus disse : "Quem ama a sua vida perdê-la-á; e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna." (João 12:25) Devemos estar tão empenhados em viver para Cristo, que estamos dispostos a viver na pobreza ou na doença, ou até mesmo morrer se isso irá glorificar a Cristo. Viver para Ele e não para nós mesmos permite-nos viver a vida eterna.
Mais uma vez o SENHOR sabia a extensão da fidelidade do seu servo Jó muito melhor do que Satanás, e permitiu que o acusador usasse o teste final: tirar a saúde de Jó, na medida em que quisesse, desde que Jó continuasse vivo.
Satanás estava novamente fazendo juízo sobre Jó baseado em sua experiência da resistência da maioria das pessoas . Todo mundo tem suas fraquezas e quando os reduzimos ao essencial, a maioria tende a desmoronar. Mas Deus nos deu uma promessa: "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar." (1 Coríntios . 10:13). Deus nunca permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar, e Ele é capaz de nos sustentar, mesmo que a nossa experiência seja trágica em extremo. Deus sabe que nossa armadura é suficiente para suportá-la.
No passado muitos cristãos tiveram que provar sua fé de forma semelhante a Jó. Sob as mãos de seus perseguidores, dos quais a Inquisição pela Instituição Católica Romana ao longo dos séculos é um excelente exemplo, os crentes foram roubados de suas posses e das suas famílias e submetidos a torturas diabólicas para tentar forçá-los a negar sua fé. Quando finalmente foram assassinados, foi geralmente de maneira muito cruel, como a de serem queimados vivos numa fogueira, mas permaneceram firmes .
Às vezes chegamos a pensar entre nós que algum crente está sendo disciplinado pelo SENHOR (Hebreus 12:8) por causa das coisas ruins que lhe têm acontecido, mas isso pode não ser verdade. Pode ser que Deus o está testando de uma maneira que não pode nos testar, porque não pode nos confiar problemas tão graves .
Recebendo liberdade para testar o excepcionalmente íntegro e reto Jó, Satanás imediatamente submeteu-o ao teste supremo: golpeou Jó com furúnculos dolorosos desde a planta do pé até o alto da cabeça.
Não há aparentemente nenhuma explicação humana para os problemas do Jó. Não foi uma punição pelos seus pecados, e tudo não teria qualquer sentido sem uma visão adequada. Essa é a razão pela qual Deus nos deu a explicação no início do livro, para assim sermos capazes de entender .
Deus é capaz de nos salvar do sofrimento, mas também pode permitir que o sofrimento venha, por razões que não entendemos no presente. É a estratégia de Satanás para nos fazer duvidar de Deus exatamente nesse momento. Se sempre soubéssemos por que estamos sofrendo, nossa fé não teria oportunidade de crescer.
Fé em Deus não garante a prosperidade pessoal e a falta de fé não garante problemas nesta vida. Há pregadores de hoje do chamado "Evangelho da prosperidade" que pedem às pessoas que creiam em Deus simplesmente para ficarem ricos. Como estão errados!
Muitos cristãos pensam que crer em Deus os protege de problemas; por isso, quando vem a calamidade, questionam a bondade e a justiça de Deus. Mas a mensagem de Jó é que não devemos desistir de Deus só porque Ele nos permite ter experiências ruins .
O que estava acontecendo com Jó tinha um propósito nobre e digno. Havia uma razão boa e suficiente nos conselhos interiores de Deus. Quando todos os fatos foram conhecidos e todos os aspectos considerados, ficou esclarecido que Deus tinha um propósito nisso. Foi bom para Jó , apesar de terrível na época, e uma lição para os leitores da Bíblia durante os milênios que se seguiram, até aos nossos dias.
O dia chegou quando Jó percebeu que algo de bom estava saindo da sua experiência, mas no início ele não entendeu nada. Não somente era para o bem de Jó e dos leitores do relato da sua experiência, mas era também para a glória de Deus. Satanás havia lançado uma difamação sobre o caráter de Deus, por implicar que Ele não era digno de ser amado, e tinha que pagar a Jó em saúde, família e riquezas para amar e servi-Lo. Todos os filhos de Deus devem ter estremecido quando ouviram isso .
Podemos perguntar por que a esposa de Jó fora poupada quando o resto da sua família fora morto? Uma das razões pode ser que a sua própria presença causou a Jó ainda mais sofrimento ao ouvir as queixas e tristeza dela por tudo o que tinham perdido.
A sugestão que fez a Jó de amaldiçoar a Deus e morrer é um conselho estranho vindo de uma esposa. Aparentemente ela queria enviuvar, mas pode ser que ela estava com pena da triste condição e do sofrimento em que ele agora se encontrava. Podemos perguntar por que o seu nome não é mencionado assim como os nomes dos amigos de Jó, mas em todo o livro este foi o seu único comentário .
Jó lhe disse que estava falando como uma mulher tola. Na sua resposta ele manteve a sua integridade, dizendo que se aceitamos o que é bom de Deus , devemos também aceitar a adversidade dEle.
Elifaz, Bildade e Zofar não eram apenas amigos de Job, mas também foram considerados como sendo muito sábios; entretanto, depois de tudo, a sua sabedoria mostrou-se intolerante e incompleta , como toda a filosofia humana.
Ao ouvir sobre os desastres ocorridos com Jó, vieram para chorar com ele e consolá-lo. Sem saber, trouxeram a parte mais difícil da prova, quando mais tarde tentaram descobrir a causa de seus problemas por meio de argumentos filosóficos, aparentemente o último esforço poderoso do diabo para quebrar a resistência de Jó. Eles atacaram a sua integridade por meio do raciocínio .
Muitas vezes a melhor resposta para o sofrimento de outra pessoa é o silêncio. Os amigos de Jó perceberam que a sua dor era demasiado profunda para ser curada com meras palavras, por isso choraram, cada um deles rasgou o seu próprio manto e lançou poeira sobre a cabeça, sentou-se com ele e não disse nada durante uma semana completa .
Segundo a tradição judaica, quem vem consolar alguém que se encontra de luto não deve falar até que o enlutado fale. Muitas vezes, sentimos que temos de dizer algo espiritual e de profundo significado para um amigo que sofre. Talvez o que ele ou ela mais precisa é apenas da nossa presença, mostrando que nós nos importamos. Tapinhas nas costas e cotações banais dizem muito menos do que o silêncio compreensivo e o companheirismo amoroso.
R David Jones
1 Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles apresentar-se perante o Senhor.
2 Então o Senhor perguntou a Satanás: Donde vens? Respondeu Satanás ao Senhor, dizendo: De rodear a terra, e de passear por ela.
3 Disse o Senhor a Satanás: Notaste porventura o meu servo Jó, que ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal? Ele ainda retém a sua integridade, embora me incitasses contra ele, para o consumir sem causa.
4 Então Satanás respondeu ao Senhor: Pele por pele! Tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.
5 Estende agora a mão, e toca-lhe nos ossos e na carne, e ele blasfemará de ti na tua face!
6 Disse, pois, o Senhor a Satanás: Eis que ele está no teu poder; somente poupa-lhe a vida.
7 Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.
8 E Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza.
9 Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.
10 Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios.
11 Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram, cada um do seu lugar: Elifaz o temanita, Bildade o suíta e Zofar o naamatita; pois tinham combinado para virem condoer- se dele e consolá-lo.
12 E, levantando de longe os olhos e não o reconhecendo, choraram em alta voz; e, rasgando cada um o seu manto, lançaram pó para o ar sobre as suas cabeças.
13 E ficaram sentados com ele na terra sete dias e sete noites; e nenhum deles lhe dizia palavra alguma, pois viam que a dor era muito grande.
Jó capítulo 2