O SENHOR disse a Abrão: "Eu sou o Deus Todo-Poderoso: anda na minha presença, e sê perfeito." As palavras Deus Todo-Poderoso, são tradução do hebraico El Shaddai, que significa O Poderoso que nutre, fortalece, e satisfaz.
Ele não somente enriquece, mas também torna a pessoa frutífera. A um, já amortecido, ele vai dar numerosa posteridade (Hebreus 11:12).
Para andarmos na presença de Deus precisamos ser perfeitos, unicamente possível mediante a redenção feita pelo sangue de Cristo na cruz por nós.
O SENHOR repetiu pela terceira vez os termos de sua aliança com Abrão (Gênesis 12 e 15), humildemente prostrado em Sua presença, dando mais detalhes:
1. Não somente terá ele uma descendência imensa, mas dele proverão numerosas nações e reis, por isso seu nome é mudado para Abraão, que significa pai de multidão (Abrão significa pai exaltado). A partir daqui é esse o nome dado para ele na Bíblia.
2. A aliança será em perpetuidade, com Abraão e a sua descendência, em suas gerações, para o SENHOR ser o seu Deus.
3. A terra de suas peregrinações, Canaã, será dada em perpetuidade a ele e à sua descendência e o SENHOR será seu Deus.
Desta vez Deus requereu de Abraão e seus descendentes um sinal irreversível de que se submetem a esta aliança: ele, e todos os seus descendentes do sexo masculino deverão ser circuncidados. Se algum deles não for, isso significa ter quebrado sua aliança com Deus, e será eliminado do povo.
Este sinal os identifica como pertencentes à aliança entre o SENHOR e Abraão, tendo o SENHOR como Deus, a quem devem culto e obediência, separando-se dos povos gentios.
O SENHOR também mandou Abraão não mais chamar sua esposa Sarai, minha princesa, nome carinhoso, pessoal, mas Sara, princesa: uma posição de destaque em uma multidão; isso porque ela será abençoada com o nascimento de um filho, proveniente dela, de quem descenderão nações e reis de povos.
Era humanamente impossível para Abraão, com quase cem anos, e à sua mulher Sara, estéril e já com quase noventa, produzirem um filho.
Existem duas hipóteses:
por isso Abraão, em seu íntimo, riu-se dessa promessa, e, prostrando-se, pediu a Deus que abençoasse seu filho Ismael (decerto isso lhe pareceria mais prático).
Abraão creu no que Deus dissera e riu-se de alegria percebendo que, para premiá-lo, Deus iria milagrosamente transpor as leis da natureza que Ele próprio havia criado; mas ele amava seu filho Ismael também, e, prostrando-se, pediu que Deus o preservasse.
O SENHOR então reiterou que ao fim de um ano Sara lhe dará um filho, e que ele será o herdeiro da aliança perpétua para a sua descendência. Ele será chamado Isaque,"ele ri", decerto para lembrar o riso provocado pela promessa de seu nascimento.
Ismael, por sua vez (como já prometido à sua mãe Hagar) também terá numerosa descendência a partir de doze príncipes (seus filhos: Gênesis 25:12-16) .
Mas a aliança do SENHOR será estabelecida com Isaque, seu filho legítimo, e seu herdeiro segundo as leis da época.
Assim que Deus se retirou, Abraão obedeceu ao que Ele mandou:
1. Fez exatamente conforme o SENHOR mandou, sem discutir.
2. Obedeceu imediatamente: no mesmo dia. Obediência sincera não perde tempo. (Salmo 119:60).
3. Foi uma obediência completa, abrangendo seu filho Ismael, seus escravos, e ele próprio.
Era um sacrifício para ele: com seus noventa e nove anos ele já gozava da comunhão e das promessas de Deus; essa operação dolorosa poderia parecer não ter sentido prático, mas:
representava um comprometimento dele e de seus filhos e escravos (considerados parte de sua família) com o SENHOR para o resto de sua vida, pois era irreversível: uma vez circuncidado, não podia voltar atrás.
era um sinal íntimo, entre eles e Deus, para lembrá-los sempre de sua aliança.
era diretamente relacionado com sua descendência masculina, devendo seus filhos ser circuncidados oito dias depois de nascerem.
1 Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o SENHOR a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
2 E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.
3 Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações.
5 E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.
6 E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
7 E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.
8 E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.
9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás o meu concerto, tu e a tua semente depois de ti, nas suas gerações.
10 Este é o meu concerto, que guardareis entre mim e vós e a tua semente depois de ti: Que todo macho será circuncidado.
11 E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal do concerto entre mim e vós.
12 O filho de oito dias, pois, será circuncidado; todo macho nas vossas gerações, o nascido na casa e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua semente.
13 Com efeito, será circuncidado o nascido em tua casa e o comprado por teu dinheiro; e estará o meu concerto na vossa carne por concerto perpétuo.
14 E o macho com prepúcio, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada dos seus povos; quebrantou o meu concerto.
15 Disse Deus mais a Abraão: a Sarai, tua mulher, não chamarás mais pelo nome de Sarai, mas Sara será o seu nome.
16 Porque eu a hei de abençoar e te hei de dar a ti dela um filho; e a abençoarei, e será mãe das nações; reis de povos sairão dela.
17 Então, caiu Abraão sobre o seu rosto, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? E conceberá Sara na idade de noventa anos?
18 E disse Abraão a Deus: Tomara que viva Ismael diante de teu rosto!
19 E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.
20 E, quanto a Ismael, também te tenho ouvido: eis aqui o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e fá-lo-ei multiplicar grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.
21 O meu concerto, porém, estabelecerei com Isaque, o qual Sara te dará neste tempo determinado, no ano seguinte.
22 E acabou de falar com ele e subiu Deus de Abraão.
23 Então, tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa, e a todos os comprados por seu dinheiro, todo macho entre os homens da casa de Abraão; e circuncidou a carne do seu prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus falara com ele.
24 E era Abraão da idade de noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
25 E Ismael, seu filho, era da idade de treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do seu prepúcio.
26 Neste mesmo dia, foi circuncidado Abraão e Ismael, seu filho.
27 E todos os homens da sua casa, o nascido em casa e o comprado por dinheiro do estrangeiro, foram circuncidados com ele.
Gênesis Capítulo 17