Os descendentes de Esaú, chamados edomitas, são registrados neste capítulo da Bíblia, não só porque ele era o filho de Isaque, mas também porque seus descendentes eram vizinhos do povo de Israel, e sua genealogia nos ajuda a esclarecer os vários episódios da sua história, narrada através do Velho Testamento.
Este capítulo também nos mostra o cumprimento de parte da promessa feita por Deus a Abraão de que ele seria pai de muitas nações, da declaração do SENHOR a Rebeca que havia duas nações em seu ventre (capítulo 25:23).
Novamente vemos uma das caraterísticas da Palavra de Deus, obedecendo ao princípio de que não é o primeiro o espiritual, e sim, o natural; depois o espiritual (1 Coríntios 15:46). 0 primeiro, o natural, é o melhor no sentido humano, mas sempre falha; o espiritual é o que vem de Deus, e é o que tem sucesso: Adão - Cristo; Caim - Abel; posteridade de Caim - posteridade de Sete; Saul - Davi; Israel - a Igreja verdadeira, etc.
Aqui temos pouco mais além dos nomes, mas estes nos fornecem informações interessantes:
Esaú (cabeludo) é aqui chamado Edom (vermelho, a mesma palavra que Adão), por causa do episódio da venda do seu direito à primogenitura por uma sopa de lentilhas.
Ele teve três esposas, as primeiras duas cananéias:
Ada (ornamento): também chamada Basemate, filha do heteu Elom (Gênesis 26:34).
Oolibama (tenda da altura): também chamada Judite, filha de Aná (também chamado Beeri - capítulo 26:34).
Basemate (perfumada), também chamada Maalate (lira) (Gênesis 28:9), filha de Ismael e portanto prima em segundo grau de Esaú.
É curioso como as três recebem três nomes diferentes dos que tinham anteriormente (capítulos 28:9 e 36:3). Não se sabe a razão, mas seria porque o segundo nome é um apelido que reflete melhor a sua personalidade? A terceira passou a chamar-se pelo primeiro nome da primeira!
Suas três esposas lhe deram, ao todo, cinco filhos, como segue:
Ada:
Elifaz (Deus é a sua fortaleza).
Basemate:
Reuel (Amigo de Deus).
Oolibama:
Jeús (Ajuntador)
Jalão (Ocultador)
Coré (Gelo, Saraiva).
Assim como aconteceu com Abraão e Ló, Esaú teve que se separar de Jacó porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos, sendo a terra de Canaã insuficiente para sustentar todo o seu gado. Vemos como Deus os havia abençoado, em cumprimento à sua promessa.
Seir (cabeludo) é o nome da região que foi ocupada por Esaú e seus descendentes. É uma região montanhosa ao sul e oriente do mar Morto, em grande parte deserto, mas rica em recursos naturais como sal e, pelo menos ao tempo em que foi habitada, boas pastagens nos numerosos vales entre as montanhas.
Este lugar foi dado por Deus a ele e à sua descendência (Deuteronômio 2:5; Josué 24:4). Sua velha capital era Bozra (uma cerca) (Isaias 63: 1), e ali estava (e ainda está mas agora desabitada) a cidade escavada na rocha chamada Sela (rocha) (Juizes 1:36, 2 Reis 14:7), mais recentemente conhecida pelo seu nome na língua grega Petra; este é um lugar ligado nas profecias à segunda vinda de Cristo, para julgar o mundo no fim da Grande Tribulação (Lucas 21:24; Apocalipse 16:14; Salmo 137:7; Obadias 1:3, 8-16; Isaias 16:1, 34:1-8; 63:1-6; Jeremias 49:14-22; Ezequiel 25:12-14).
A seguir, neste capítulo, vêm os nomes dos filhos e netos de Esaú, sem mais detalhes. Para facilitar a compreensão, eles podem ser tabulados como segue:
Elifaz:
Reuel:
Estes catorze netos, príncipes, deram início a uma tribo cada um.
A seguir, temos a descendência de Seir, o horeu, que ocupava essa terra anteriormente:
Depois, o capítulo relaciona os nomes dos reis da terra de Edom, antes que houvesse rei sobre os filhos de Israel, e dos príncipes de Esaú.
O último edomita famoso que aparece na Bíblia é o cruel Herodes o Grande, responsável pela chacina das crianças na Judéia depois do nascimento de Jesus Cristo, cujo filho matou João Batista e enviou o Senhor Jesus a Pilatos para condená-lo à morte.
1 E estas são as gerações de Esaú (que é Edom).
2 Esaú tomou suas mulheres das filhas de Canaã: Ada, filha de Elom, heteu; Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, heveu;
3 e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.
4 E Ada teve de Esaú a Elifaz; e Basemate teve a Reuel;
5 e Oolibama teve a Jeús, e Jalão, e Corá; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.
6 E Esaú tomou suas mulheres, e seus filhos, e suas filhas, e todas as almas de sua casa, e seu gado, e todos os seus animais, e toda a sua fazenda, que havia adquirido na terra de Canaã; e foi-se a outra terra de diante da face de Jacó, seu irmão.
7 Porque a fazenda deles era muita para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa de seu gado.
8 Portanto, Esaú habitou na montanha de Seir; Esaú é Edom.
9 Estas, pois, são as gerações de Esaú, pai dos edomitas, na montanha de Seir.
10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú.
11 E os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gaetã e Quenaz.
12 E Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque; estes são os filhos de Ada, mulher de Esaú.
13 E estes foram os filhos de Reuel: Naate, Zerá, Samá e Mizá; estes foram os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
14 E estes foram os filhos de Oolibama, filha de Aná, filho de Zibeão, mulher de Esaú; e deu a Esaú: Jeús, Jalão e Corá.
15 Estes são os príncipes dos filhos de Esaú; os filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú, foram: o príncipe Temã, o príncipe Omar, o príncipe Zefô, o príncipe Quenaz,
16 o príncipe Corá, o príncipe Gaetã, o príncipe Amaleque; estes são os príncipes de Elifaz, na terra de Edom; estes são os filhos de Ada.
17 E estes são os filhos de Reuel, filho de Esaú: o príncipe Naate, o príncipe Zerá, o príncipe Samá, o príncipe Mizá; estes são os príncipes de Reuel, na terra de Edom; estes são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.
18 E estes são os filhos de Oolibama, mulher de Esaú: o príncipe Jeús, o príncipe Jalão, o príncipe Corá; estes são os príncipes de Oolibama, filha de Aná e mulher de Esaú.
19 Estes são os filhos de Esaú, e estes são seus príncipes; ele é Edom.
20 Estes são os filhos de Seir, horeu, moradores daquela terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Aná,
21 Disom, Eser e Disã; estes são os príncipes dos horeus, filhos de Seir, na terra de Edom.
22 E os filhos de Lotã foram: Hori e Homã; e a irmã de Lotã era Timna.
23 Estes são os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onã.
24 E estes são os filhos de Zibeão: Aiá e Aná; este é o Aná que achou as caldas no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.
25 E estes são os filhos de Aná: Disom e Oolibama, a filha de Aná.
26 E estes são os filhos de Disom: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.
27 Estes são os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.
28 Estes são os filhos de Disã: Uz e Arã.
29 Estes são os príncipes dos horeus: o príncipe Lotã, o príncipe Sobal, o príncipe Zibeão, o príncipe Aná,
30 o príncipe Disom, o príncipe Eser, o príncipe Disã; estes são os príncipes dos horeus, segundo seus príncipes, na terra de Seir.
31 E estes são os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel.
32 Reinou, pois, em Edom Belá, filho de Beor, e o nome da sua cidade foi Dinabá.
33 E morreu Belá; e Jobabe, filho de Zerá, de Bozra, reinou em seu lugar.
34 E morreu Jobabe; e Husão, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar.
35 E morreu Husão, e em seu lugar reinou Hadade, filho de Bedade, o que feriu a Midiã no campo de Moabe; e o nome da sua cidade foi Avite.
36 E morreu Hadade; e Samlá, de Masreca, reinou em seu lugar.
37 E morreu Samlá; e Saul, de Reobote do rio, reinou em seu lugar.
38 E morreu Saul; e Baal-Hanã, filho de Acbor, reinou em seu lugar.
39 E morreu Baal-Hanã, filho de Acbor; e Hadar reinou em seu lugar; o nome da sua cidade foi Paú; e o nome de sua mulher foi Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe.
40 E estes são os nomes dos príncipes de Esaú, segundo as suas gerações, segundo os seus lugares, pelos seus nomes: o príncipe Timna, o príncipe Alva, o príncipe Jetete,
41 o príncipe Oolibama, o príncipe Elá, o príncipe Pinom,
42 o príncipe Quenaz, o príncipe Temã, o príncipe Mibzar,
43 o príncipe Magdiel, o príncipe Irã; estes são os príncipes de Edom, segundo as suas habitações, na terra da sua possessão; este é Esaú, pai de Edom.
Gênesis capítulo 36