Quetura, que significa incenso, é chamada concubina de Abraão em 1 Crônicas 1:32, e foi a segunda esposa de Abraão, presumivelmente após a morte de Sara.
Ela teve seis filhos dele, que deram origem a nações e tribos, algumas das quais aparecem mais tarde no relato bíblico, como Midiã e Sabá. Assim como fizera com Ismael, Abraão antes de morrer separou-os do seu herdeiro Isaque: ele os mandou para o oriente, depois de lhes dar presentes.
Abraão morreu aos cento e setenta e cinco anos, tendo passado um século na terra de Canaã. A Bíblia diz que foi reunido ao seu povo, referindo-se à sua alma. Foi sepultado por Isaque, que agora tinha 75 anos, e Ismael que tinha 90, na caverna de Macpela que Abraão havia comprado para o sepultamento de Sara.
Assim termina o relato bíblico sobre a vida de Abraão, que teve uma influência profunda no mundo antigo, encontrando-se referências a ele em quase todas as tradições religiosas dos povos do oriente. Ele é chamado o amigo de Deus (Tiago 2:23), o crente Abraão (Gálatas 3:9) e o pai de todos nós (Romanos 4:16).
Deus abençoou a Isaque, o filho de Abraão que herdou sua linhagem que levaria a Jesus Cristo, dois milênios mais tarde.
1 E Abraão tomou outra mulher; o seu nome era Quetura.
2 E gerou-lhe Zinrã, e Jocsã, e Medã, e Midiã, e Isbaque, e Suá.
3 E Jocsã gerou a Seba e a Dedã; e os filhos de Dedã foram Assurim, e Letusim, e Leumim.
4 E os filhos de Midiã foram Efá, e Efer, e Enoque, e Abida, e Elda; estes todos foram filhos de Quetura.
5 Porém Abraão deu tudo o que tinha a Isaque.
6 Mas, aos filhos das concubinas que Abraão tinha, deu Abraão presentes e, vivendo ele ainda, despediu-os do seu filho Isaque, ao Oriente, para a terra oriental.
7 Estes, pois, são os dias dos anos da vida de Abraão, que viveu cento e setenta e cinco anos.
8 E Abraão expirou e morreu em boa velhice, velho e farto de dias; e foi congregado ao seu povo.
9 E sepultaram-no Isaque e Ismael, seus filhos, na cova de Macpela, no campo de Efrom, filho de Zoar, heteu, que estava em frente de Manre,
10 o campo que Abraão comprara aos filhos de Hete. Ali está sepultado Abraão e Sara, sua mulher.
11 E aconteceu, depois da morte de Abraão, que Deus abençoou a Isaque, seu filho; e habitava Isaque junto ao poço Laai-Roi.
Gênesis capítulo 25:1 a 11