Este é um dos capítulos mais notáveis da Bíblia: é a primeira vez que um sacrifício humano é mencionado, e nele se vê uma figura do sacrifício realizado pelo Senhor Jesus dando sua vida em resgate por muitos.
Esta é a quarta e a última vez em que Deus pôs Abraão à prova, obrigando-o a separar-se de pessoas que lhe eram caras:
Sua parentela (ver Gênesis 12:1; Mateus 10:34-39; 2 Coríntios 6:14-18).
Ló, possivelmente a quem ele se achava muito achegado, não só por ser seu sobrinho, mas também seu companheiro na fé (Gênesis 13; 2 Pedro 2:7, 8).
Ismael, seu filho através da escrava Hagar (ver Gênesis 17:18; 21:9-12, Gálatas 4:30).
Agora Isaque, teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas (ver Hebreus 11:17-18).
Assim como Deus pôs Abraão à prova, também nossa fé e paciência são provadas resultando em perseverança (ver Tiago 1:2, 12 e compare com Deuteronômio 8:2).
Todavia, Deus a ninguém tenta para o mal (Tiago 1:13) o que nos faz indagar por que então Ele mandou Abraão sacrificar seu próprio filho? Deus queria que Abraão provasse a sua fé: se cresse na Sua promessa de que, através de Isaque, Ele iria dar-lhe uma grande descendência, ele não temeria obedecê-lo sacrificando Isaque se assim fosse ordenado. Mas Abraão considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos, de onde também, figuradamente, o recobrou (Hebreus 11:17-19).
É claro que Deus, em sua onisciência, sabia de antemão que Isaque não seria morto, porque Ele ia intervir.
Abraão portanto não hesitou: levantou-se de madrugada, preparou o que precisava, e rumou para o lugar que Deus havia determinado, com Isaque e dois dos seus servos.
Entre o capítulo 21, quando Isaque nasceu, e 23, quando Sara morreu, existe um intervalo de 37 anos. Isaque já era bem forte nesta ocasião, pois carregou um fardo pesado contendo a lenha para o sacrifício (versículo 6); logo já teria passado da adolescência, possivelmente tendo até uns 30 anos de idade.
O templo de Salomão foi edificado no Monte Moriá (2 Crônicas 3:1), perto do lugar chamado Gólgota, onde séculos mais tarde Cristo foi crucificado (João 19:17). Fica uns 80 quilômetros de Berseba, ou três dias de viagem para Abraão e sua pequena comitiva.
O holocausto era o sacrifício (de animais) usado até a introdução da lei mosaica, e é uma figura da morte vicária de Cristo.
Ao terceiro dia, Abraão viu o lugar de longe, então tomou a lenha e a pôs sobre Isaque (o Senhor Jesus levou sua própria cruz), levando ele próprio o fogo (figura de julgamento), e o cutelo (figura de castigo e sacrifício). Tal era sua fé que Isaque voltaria com ele, que ele disse aos dois servos "voltaremos para junto de vós".
Isaque estranhou que não estavam levando um cordeiro para o sacrifício e, ao perguntar ao seu pai onde ele estava, Abraão deu uma resposta profética "Deus proverá para si ... um cordeiro para o holocausto". Nesta ocasião Deus lhes proveu um carneiro: o Cordeiro veio quase dois mil anos mais tarde (João 1:29).
A obediência de Isaque, forte como era, permitindo que seu pai, um velhinho centenário, o amarrasse para sacrificá-lo, é impressionante. Da mesma forma Cristo foi obediente até à morte, tendo dito "não se faça a minha vontade, e, sim, a Tua" (Lucas 22:42).
Abraão também foi obediente, e tendo preparado tudo, tomou o cutelo para imolar o filho. Neste instante o Anjo do SENHOR impediu que ele o fizesse, bradando-lhe do céu que não ferisse Isaque, pois já dera suficiente prova do seu temor a Deus.
Deus impediu que Abraão imolasse seu filho porque isso seria pecado contra Deus (Gênesis 9:5,6), mas Ele não poupou seu próprio Filho, entregando-o por todos nós (Romanos 8:32). O carneiro que Abraão encontrou no local, e sacrificou em lugar de Isaque, ilustra o sacrifício substitutivo do Cordeiro de Deus (João 1:29).
Abraão então chamou aquele lugar de "O SENHOR Proverá", passando então a se dizer "no monte do SENHOR se proverá", o que foi cumprido rigorosamente com a crucificação de Cristo naquele mesmo lugar.
Em conseqüência desta prova de fidelidade, o Anjo do SENHOR renovou sua promessa, desta vez jurando pela primeira vez (como Abraão havia jurado ao Abimeleque), e aumentando sua amplitude, implicitamente referindo-se a Jesus Cristo quando promete que em sua descendência serão benditas todas as nações da terra (Gálatas 3:16).
Abraão creu na palavra de Deus, e foi obediente ao ponto de provar a todos os que testemunharam suas ações, inclusive nós que lemos a Bíblia, que ele sacrificaria seu filho amado, Isaque, se Deus assim o requeresse. Abraão foi justificado pela sua fé, mas teve que provar que tinha essa fé.
Este capítulo termina com uma notícia dada a Abraão sobre os filhos e netos de seu irmão Naor, que teve através de sua esposa e sobrinha Milca (Gênesis 11:27-29), também sobrinha de Abraão, bem como três filhos que teve de sua concubina Reumá. Dessa família tanto Isaque como Jacó tomaram suas esposas mais tarde, como veremos.
1 E aconteceu, depois destas coisas, que tentou Deus a Abraão e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2
E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4 Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe.
5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.
6 E tomou Abraão a lenha do holocausto e pô-la sobre Isaque, seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão. E foram ambos juntos.
7 Então, falou Isaque a Abraão, seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8 E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos.
9 E vieram ao lugar que Deus lhes dissera, e edificou Abraão ali um altar, e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque, seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10 E estendeu Abraão a sua mão e tomou o cutelo para imolar o seu filho.
11 Mas o Anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12 Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único.
13 Então, levantou Abraão os seus olhos e olhou, e eis um carneiro detrás dele, travado pelas suas pontas num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14 E chamou Abraão o nome daquele lugar o SENHOR proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.
15 Então, o Anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus
16 e disse: Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único,
17 que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.
18 E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.
19 Então, Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.
20 E sucedeu, depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor, teu irmão:
21 Uz, o seu primogênito, e Buz, seu irmão, e Quemuel, pai de Arã,
22 e Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.
23 E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu Milca a Naor, irmão de Abraão.
24 E a sua concubina, cujo nome era Reumá, lhe deu também Teba, e Gaã, e Taás, e Maaca.
Gênesis capítulo 22