Neste capítulo vemos as conseqüências graves da desobediência humana: altivez, ciúmes, ódio, assassínio, mentira, bigamia.
Eva reconheceu o auxílio de Deus ao ter seu filho Caim, e deu-lhe o nome de Caim, que significa aquisição: ela considerou que o havia adquirido - decerto com o sofrimento que antecedeu o nascimento. Em seguida teve outro filho (possivelmente eram gêmeos) a quem ela chamou Abel, o que sobe, ou, segundo outros, sopro, ou vaidade.
Ao fim de uns tempos - presumimos que os dois já haviam atingido a maturidade física e mental, eles trouxeram ofertas ao SENHOR.
Abel foi pastor de ovelhas, e trouxe uma oferta do rebanho: das primícias (os primeiros a nascer), e da gordura do rebanho (os mais fortes e sadios) - uma oferta valiosa, sem dúvida, externando seu desejo de agradar a Deus.
Caim foi lavrador, e trouxe do fruto da terra a sua oferta .
Embora tanto um como o outro houvessem trazido ofertas daquilo que era resultante do seu ramo de atividade, o SENHOR se agradou de Abel e da sua oferta e não de Caim e da sua oferta. Esta passagem não nos diz porque, mas o Senhor Jesus declarou que Abel era justo (Mateus 23:35, Lucas 11:51), e em Hebreus 11:4 somos informados que pela fé Abel ofereceu melhor oferta que Caim, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Deus não se agradou de Caim, porque seu procedimento era mau (v.7).
É possível que Deus houvesse já determinado a eles, diretamente, ou através de Adão, como a forma e a natureza de seus sacrifícios deveriam ser. Mesmo se assim não fosse, Deus sem dúvida estaria ensinando, mediante aceitação ou rejeição, o que era do seu agrado. A oferta de Abel implicava em derramamento do sangue de animais, o que ilustra a redenção a ser efetuada por Cristo com o seu sangue. O fruto da terra oferecido por Caim representa apenas o seu próprio esforço, e sabemos que por mais que nos esforcemos, nunca poderemos compensar nosso pecado diante da santidade de Deus.
Caim irou-se: é a atitude de quem se acha ferido em seu orgulho, o que é injustificável diante da absoluta justiça de Deus. A sua ira se revelou na expressão do seu rosto. Deus se compadeceu, porém, e o avisou que, se procedesse bem (em obediência) ele seria aceito; mas também o preveniu que, se assim não fizesse, ele seria tomado pelo pecado: a palavra jaz descreve um animal preparado para o ataque; o desejo de pecar era contrário aos interesses de Caim, e lhe cumpria controlar-se.
Diante das alternativas propostas, Caim, impelido por seus ciúmes, sucumbiu ao pecado eliminando seu irmão Abel (o primeiro homicídio).
Quando o SENHOR indagou a respeito do destino de Abel, Caim respondeu com uma mentira e uma insolência. Deus, então, vingou a morte de Abel amaldiçoando o trabalho de Caim (cujo resultado Deus não havia aceito como oferta) e condenando-o a ser fugitivo e errante pela terra.
Caim percebeu que estava afastado de Deus, e que corria perigo de vida, e se queixou da severidade do castigo. Deus mais uma vez se mostrou compassivo e pôs um sinal nele para que ninguém o matasse, pois se assim fizesse sofreria um castigo sete vezes maior.
Caim saiu da área próxima ao Jardim do Éden, onde estava morando, e foi em direção ao oriente para peregrinar no exílio (tradução de terra de Node). Ele tomou para si uma mulher (pode ter sido parente próxima - irmã, sobrinha, ou mesmo sobrinha-neta - já que naqueles tempos iniciais ainda não existiam genes mutantes para prejudicar sua descendência); teve filhos, e construiu uma cidade (habitação permanente) para seus descendentes.
Cinco gerações depois surgiu Lameque, da descendência de Caim: ele se distinguiu por sua bigamia, por ter um filho que se tornou beduíno, outro que era músico e tocava instrumentos de corda (harpa) e sopro (flauta), e outro que era metalúrgico, fazendo objetos cortantes de bronze e de ferro. Lameque declarou às suas esposas que havia cometido dois homicídios e que, se alguém o matasse, ele deveria ser vingado setenta vezes sete: sem dúvida um homem violento!
Voltando a Adão e Eva, logo depois da morte de Abel, eles tiveram outro filho, a quem Eva chamou de Sete (que significa o escolhido), para substituir Abel. Através de Sete vem a linhagem de Adão até nossos dias, pois Noé foi seu descendente. A partir de Enos (neto de Sete) "se começou a invocar o nome do Senhor": existe mais de um ponto de vista sobre o significado destas palavras, mas o entendimento mais aceito parece ser que a partir dele surgiram as pessoas que buscavam ao Senhor e O obedeciam: uma pequena minoria da qual Noé e sua família foram os últimos, antes do dilúvio.
1 E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão.
2 E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra.
3 E aconteceu, ao cabo de dias, que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.
4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta.
5 Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante.
6 E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 Se bem fizeres, não haverá aceitação para ti? E, se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás.
8 E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel e o matou.
9 E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?
10 E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra.
11 E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.
12 Quando lavrares a terra, não te dará mais a sua força; fugitivo e errante serás na terra.
13 Então, disse Caim ao SENHOR: É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada.
14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua face me esconderei; e serei fugitivo e errante na terra, e será que todo aquele que me achar me matará.
15 O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto, qualquer que matar a Caim sete vezes será castigado. E pôs o SENHOR um sinal em Caim, para que não o ferisse qualquer que o achasse.
16 E saiu Caim de diante da face do SENHOR e habitou na terra de Node, da banda do oriente do Éden.
17 E conheceu Caim a sua mulher, e ela concebeu e teve a Enoque; e ele edificou uma cidade e chamou o nome da cidade pelo nome de seu filho Enoque.
18 E a Enoque nasceu Irade, e Irade gerou a Meujael, e Meujael gerou a Metusael, e Metusael gerou a Lameque.
19 E tomou Lameque para si duas mulheres; o nome de uma era Ada, e o nome da outra, Zilá.
20 E Ada teve a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e têm gado.
21 E o nome do seu irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e órgão.
22 E Zilá também teve a Tubalcaim, mestre de toda obra de cobre e de ferro; e a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
23 E disse Lameque a suas mulheres: Ada e Zilá, ouvi a minha voz; vós, mulheres de Lameque, escutai o meu dito: porque eu matei um varão, por me ferir, e um jovem, por me pisar.
24 Porque sete vezes Caim será vingado; mas Lameque, setenta vezes sete.
25 ¶ E tornou Adão a conhecer a sua mulher; e ela teve um filho e chamou o seu nome Sete; porque, disse ela, Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o matou.
26 E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do SENHOR.
Gênesis capítulo 4