Após o discurso de Eliú, o SENHOR apareceu a Jó num redemoinho. Seus três amigos haviam falado o que pensavam e silenciado depois do longo discurso de Jó em defesa de si mesmo; Eliú havia declarado a sua indignação com as críticas de Jó feitas a Deus.
Não havia mais que pudessem acrescentar, e foi então que o SENHOR veio para por um fim aos argumentos, mostrando a Jó como lhe faltavam conhecimento e entendimento. Praticamente todo o Seu discurso foi dirigido a Jó, mas no final Ele também abordou os três amigos de Jó (Jó 42:7-8 ) de modo que, possivelmente O viram também (42:5). Que grande privilégio tiveram!
Jó havia questionado a justiça do tratamento que estava recebendo de Deus. O SENHOR veio agora interrogá-lo, para mostrar como tinha sido tolo. O SENHOR não explicou a razão pela qual Jó tinha sido tratado desta maneira, mas sim fez Jó perceber que Deus é capaz de fazer de tudo, tão imensuráveis são a Sua sabedoria, força e poder.
Ao mostrar, em contraste, como Jó era fraco, ignorante e incompetente, convenceria Jó de como era impossível para ele fazer um julgamento correto das ações de Deus .
Este discurso foi feito pelo próprio Criador. Nele fez afirmações que não foram desmentidas pelos homens ao longo dos séculos, não importa o quão avançados fossem em história e ciência. Não existem outras respostas para as perguntas que fez: os cientistas podem ter descoberto alguns dos processos em funcionamento, mas são incapazes de explicar a causa primária, se forem tão orgulhosos ao ponto de não admitir que procedem de Deus.
1 Depois disso o Senhor respondeu a Jó dum redemoinho, dizendo:
2 Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento?
3 Agora cinge os teus lombos, como homem; porque te perguntarei, e tu me responderás.
Jó capítulo 38, versículos 1 a 3