Cantai ao Senhor um cântico novo (42:10-17)
Este capítulo de Isaías apresenta alguns contrastes marcantes. Há, por exemplo, a promessa da abertura dos olhos do cego (versículo 7); por outro lado, há a cegueira do servo do Senhor (Israel), por ter os olhos fechados para tudo o que não é consistente com a Sua vontade (versículo 19). Este contraste exige uma consideração especial.
O parágrafo inteiro (v. 10 a 17) tem aspectos do Milênio, e contém algumas das "coisas novas" referidas no versículo 9. A primeira delas é o "cântico novo" mencionado no versículo 10, a canção de louvor das nações que estiveram muito tempo na escuridão espiritual e dos lábios que antes haviam cantado canções de vaidade e vileza, e os lamentos celebrando seus deuses pagãos.
A menção das “ilhas” nos versículos 10 e 12 sugere os confins da terra. No versículo 11, Quedar, um reduto da Arábia, representa os árabes em geral (compare com o Salmo 120:5). Este foi o nome do segundo filho de Ismael (Gênesis 25:13). Neste mesmo versículo encontramos Sela (significa uma rocha) que é o mesmo que a palavra grega “Petra”. Pertenceu primeiro a Edom, em seguida a Moabe, mas depois foi ocupada pelo príncipe árabe Aretas. O deserto é o deserto da Arábia.
No próximo Dia do Senhor, Ele sairá “como um valente, como homem de guerra desperta o zelo; clamará, e fará grande ruído, e mostrar-se-á valente contra os seus inimigos”. O Senhor vai derrubar o controle do Islã, juntamente com o domínio da besta sobre os dez reinos (Joel 3:19, Isaías 63:1, Jeremias 25:15-30, Apocalipse 19:11-21).
No versículo 14, o próprio Senhor novamente fala, como na parte anterior do capítulo. Confirmando agora o efeito do Seu grito vitorioso, Ele diz "Por muito tempo me calei”, indicando Sua longanimidade, que é tão importante nestes dias em que o Evangelho de Sua graça é permitida ir adiante para todas as nações, apesar do antagonismo de Seus inimigos e da apostasia predita em 2 Tessalonicenses 2:3.
No versículo 15 temos um exemplo da devastação sobre a terra consequente do furor do Senhor.
Há outro contraste no versículo 16: por causa do seu pecado, muitos entre o Seu povo são privados da vista. Há, no entanto, uma promessa da graça de Deus para eles, e um apelo para que abram os seus olhos. São ignorantes de caminhos que não conhecem, e andam na escuridão em caminhos escabrosos que os levam ao medo e desesperança. Abertos os seus olhos, o Senhor os fará andar por veredas que não conheciam, tendo já luz para ver os caminhos agora aplanados. É uma promessa do Senhor, e Ele não os desamparará. Mas o Senhor não pode ajudá-los se continuarem surdos e cegos. Seu povo é chamado para ouvir e olhar, para que conheçam a Sua voz e vejam Seus caminhos.
Os que confiam em imagens esculpidas, e declaram que elas são os seus deuses, serão afastados, cobertos de vergonha.
10 Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor desde a extremidade da terra, vós, os que navegais pelo mar, e tudo quanto há nele, vós ilhas, e os vossos habitantes.
11 Alcem a voz o deserto e as suas cidades, com as aldeias que Quedar habita; exultem os que habitam nos penhascos, e clamem do cume dos montes.
12 Dêem glória ao Senhor, e anunciem nas ilhas o seu louvor.
13 O Senhor sai como um valente, como homem de guerra desperta o zelo; clamará, e fará grande ruído, e mostrar-se-á valente contra os seus inimigos.
14 Por muito tempo me calei; estive em silêncio, e me contive; mas agora darei gritos como a que está de parto, arfando e arquejando.
15 Os montes e outeiros tornarei em deserto, e toda a sua erva farei secar; e tornarei os rios em ilhas, e secarei as lagoas.
16 E guiarei os cegos por um caminho que não conhecem; fá-los- ei caminhar por veredas que não têm conhecido; tornarei as trevas em luz perante eles, e aplanados os caminhos escabrosos. Estas coisas lhes farei; e não os desampararei.
17 Tornados para trás e cobertos de vergonha serão os que confiam em imagens esculpidas, que dizem às imagens de fundição: Vós sois nossos deuses.
Isaías capítulo 42, versículos 10 a 17