Jó tinha sido humilhado ao ponto de silenciar depois que o SENHOR lembrou-lhe das maravilhas da criação, mas Jó não tinha ainda admitido que estava errado em seu julgamento, nem chegara ao arrependimento.
O SENHOR lhe pediu para ficar de pé como um homem e responder a algumas perguntas para comprovar sua habilidade para salvar a si mesmo (pois ele havia declarado ser justo em seus discursos anteriores).
Estas foram as perguntas:
Será que Jó realmente queria anular julgamento do SENHOR? Jó tinha questionado o julgamento de Deus pela maneira em que tinha sido tratado. Em questão de justiça ele pensava que era suficientemente justo para ser capaz de criticar o Seu julgamento.
Será que ele condenaria o SENHOR para se justificar? Jó considerava que fora punido indevidamente porque era justo, logo pensou que seria justificado por acusar Deus de injustiça.
Teria ele um braço como Deus? Braço é símbolo de poder. É claro que Jó teria que dar uma resposta negativa aqui.
Ou poderia trovejar com sua voz como Deus? Trovão é símbolo de autoridade. Novamente Jó teria que dar uma resposta negativa.
Se Jó fosse capaz de dar uma resposta afirmativa a estas perguntas, ele teria de fato o direito a uma grande majestade, esplendor, glória e beleza, para mostrar sua ira, humilhar e subjugar todas as pessoas orgulhosas, esmagar e punir os ímpios. Então o SENHOR iria admitir que Jó era forte o suficiente para salvar a si mesmo .
Jó capítulo 40:
6 Então, do meio do redemoinho, o Senhor respondeu a Jó:
7 Cinge agora os teus lombos como homem; eu te perguntarei a ti, e tu me responderás.
8 Farás tu vão também o meu juízo, ou me condenarás para te justificares a ti?
9 Ou tens braço como Deus; ou podes trovejar com uma voz como a dele?
10 Orna-te, pois, de excelência e dignidade, e veste-te de glória e de esplendor.
11 Derrama as inundações da tua ira, e atenta para todo soberbo, e abate-o.
12 Olha para todo soberbo, e humilha-o, e calca aos pés os ímpios onde estão.
13 Esconde-os juntamente no pó; ata-lhes os rostos no lugar escondido.
14 Então também eu de ti confessarei que a tua mão direita te poderá salvar.