O primeiro versículo: " Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém ", aponta claramente para uma época em que os judeus, que foram levados cativos do reino de Judá e sua capital em Jerusalém, serão trazidos de volta pelo SENHOR para o seu país.
É de notar que, assumindo (como é mais provável) que esta profecia foi escrita antes que o rei Joás chegou à maturidade, o reino de Judá tinha soberania integral naquele tempo e os seus habitantes só seriam capturados três séculos mais tarde. Mesmo o reino vizinho de Israel só seria destruído cem anos anos depois desta profecia ser escrita.
Tem havido alguma especulação sobre os dias e a época da restauração a que este versículo se refere, e se tem a ver com a restauração parcial do povo à sua terra após o exílio na Babilônia, entre a época de Esdras e Neemias e o início da era cristã. É tentador fazer isso, por causa dos nomes dos inimigos dos judeus dos tempos antigos mencionados para a punição.
Alguns até consideram que a frase "naquele tempo" refere-se vagamente ao tempo em que aqueles que invocam o SENHOR serão salvos, incluindo nosso próprio tempo, portanto Deus não só vai abençoar os que creem dando-lhes tudo o que precisam, mas também vai abençoá-los destruindo todo o mal e acabando com a dor e o sofrimento na terra. Esta é uma forma de "espiritualizar" uma profecia clara sobre a intervenção de Deus no mundo.
Como vimos no capítulo anterior, vai haver um momento no futuro quando Israel será restaurado por Deus para a terra que Ele lhe deu. Este capítulo segue a partir daí, e se relaciona com o mesmo período na história, o que vem depois da grande tribulação.
O remanescente da nação de Israel será salvo de seus inimigos no final da tribulação pelo Senhor Jesus, que virá uma segunda vez para estabelecer o Seu reino. Seus inimigos irão enfrentar o Seu poder na grande batalha que antecede o reinado do Messias sobre a terra (Apocalipse 20:7-9).
Novamente, vemos que nada tem a ver com o Dia de Pentecostes, porque o SENHOR diz: "Quando eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém." Ele certamente não os restaurou no dia de Pentecostes; na verdade, o Senhor Jesus fez o contrário, porque Ele disse: " ... e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judeia e Samária, e até os confins da terra "(Atos 1:8). Em vez de trazer os cativos de volta a Jerusalém, Cristo, como cabeça da igreja, disse aos que nasceram de novo e pertencem a ela, "Ide até os confins da terra. Levai a mensagem que estou ressuscitado dentre os mortos. Dizei-lhes que Deus é clemente e longânimo e misericordioso, e que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo."
Antes do Senhor Jesus voltar novamente para a terra, os crentes desde o tempo de Pentecostes já terão comparecido ante Seu trono de julgamento para ver se vão ou não receber uma recompensa. Quando Ele vier à terra, Ele vai "congregar todas as nações, e as fará descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do Seu povo, e da Sua herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a Sua terra...” O Senhor Jesus se referiu a este juízo das nações, antes o seu reino, como lemos em Mateus 25:31-46.
Esta é uma profecia repetida vez após vez por profetas posteriores, até ao último, Zacarias, que escreve: “Pois assim diz o Senhor dos exércitos: Para obter a glória ele me enviou às nações que vos despojaram; porque aquele que tocar em vós toca na menina do seu olho. Porque eis aí levantarei a minha mão contra eles, e eles virão a ser a presa daqueles que os serviram; assim sabereis vós que o Senhor dos exércitos me enviou. Exulta, e alegra-te, ó filha de Sião; pois eis que venho, e habitarei no meio de ti, diz o Senhor. E naquele dia muitas nações se ajuntarão ao Senhor, e serão o meu povo; e habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti." (Zacarias 2:8-12).
Tiro consistia de duas partes distintas: uma fortaleza rochosa no continente, chamada de "Tiro Antiga", e a cidade, construída sobre uma pequena ilha rochosa distante cerca de um quilômetro do litoral. Era um lugar de grande segurança pois foi cercado por cinco anos por Salmanasar, auxiliado pelos Fenícios do continente, e depois por Nabucodonosor (586-573 aC) por treze anos, aparentemente sem qualquer sucesso.
Caiu mais tarde sob o poder de Alexandre, o Grande, após um cerco de sete meses mas, não obstante, continuou a manter muita da sua importância comercial até à era cristã. É referida em Mateus 11:21 e Atos 12:20. Em 1291 dC, foi tomada e destruida pelos sarracenos, permanecendo apenas como ruína desolada desde então.
Sidon (a pesca), está cerca de 40 quilômetros ao norte de Tiro. Recebeu o nome de um neto de Noé, filho de Canaã (Gênesis 10:15,19). Pela sua extensa atividade comercial, cedo se tornou uma cidade "grande" (Josué 11:8, 19:28), famosa pelos seus produtos industriais e artes, bem como pelo seu comércio (1 Reis 5:6; 1 Crônicas 22:04; Ezequiel 27:8). Também foi sobrepujada pelos gregos. Agora é uma cidade de 10.000 habitantes, com restos de muros construídos no século XII dC e não tem significância hoje.
Os versículos 9 a 16 repetem o tema dos versículos 9 a 32 do capítulo anterior:
os versículos 9 a 14 se referem ao Armagedom, e aqui as nações gentias são instruídas para se prepararem para a guerra. São avisadas com antecedência do julgamento por vir, e não importa o quão poderosamente se prepararem: “Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos. Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte”, a derrota é iminente.
Os versículos 15 e 16 são paralelos a Joel 2:30-32.
No Sermão do Monte o Senhor Jesus disse que julgará as nações e que Ele os julgará de acordo com a forma como têm tratado o seu povo. Serão nomeadas testemunhas judias (144.000 delas) para pregar o evangelho em todo o mundo durante os anos de tribulação. Nessa ocasião poderá ser um risco de vida alguém dar um copo de água fria para um judeu, mas os gentios que tiverem a bondade e a piedade suficiente para fazer isso serão considerados aptos para o Reino de Cristo.
A "colheita" e a "foice" são símbolos de juízo no final da época. Como uvas, a humanidade malfeitora vai passar pelo lagar, e dele vai transbordar tal é a maldade que será encontrada nela. Tudo isso vem dentro dos escopo do Dia do SENHOR, que se inicia após o arrebatamento da igreja com a Grande Tribulação e continua até a segunda vinda de Cristo para estabelecer Seu Reino e do julgamento para selecionar quem vai entrar no Reino. Depois Cristo vai reinar durante um milênio; então haverá uma rebelião quando Satanás for solto, seguida do julgamento final. Tudo isso está incluído no Dia do SENHOR.
R David Jones
1 Pois eis que naqueles dias, e naquele tempo, em que eu restaurar os exilados de Judá e de Jerusalém,
2 congregarei todas as nações, e as farei descer ao vale de Jeosafá; e ali com elas entrarei em juízo, por causa do meu povo, e da minha herança, Israel, a quem elas espalharam por entre as nações; repartiram a minha terra,
3 e lançaram sortes sobre o meu povo; deram um menino por uma meretriz, e venderam uma menina por vinho, para beberem.
4 E também que tendes vós comigo, Tiro e Sidom, e todas as regiões da Filístia? Acaso quereis vingar-vos de mim? Se assim vos quereis vingar, bem depressa retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça.
5 Visto como levastes a minha prata e o meu ouro, e os meus ricos tesouros metestes nos vossos templos;
6 também vendestes os filhos de Judá e os filhos de Jerusalém aos filhos dos gregos, para os apartar para longe dos seus termos;
7 eis que eu os suscitarei do lugar para onde os vendestes, e retribuirei o vosso feito sobre a vossa cabeça;
8 pois venderei vossos filhos e vossas filhas na mão dos filhos de Judá, e estes os venderão aos sabeus, a uma nação remota, porque o Senhor o disse.
9 Proclamai isto entre as nações: Preparai a guerra, suscitai os valentes. Cheguem-se todos os homens de guerra, subam eles todos.
10 Forjai espadas das relhas dos vossos arados, e lanças das vossas podadeiras; diga o fraco: Eu sou forte.
11 Apressai-vos, e vinde, todos os povos em redor, e ajuntai- vos; para ali, ó Senhor, faze descer os teus valentes.
12 Suscitem-se as nações, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei, para julgar todas as nações em redor.
13 Lançai a foice, porque já está madura a seara; vinde, descei, porque o lagar está cheio, os vasos dos lagares trasbordam, porquanto a sua malícia é grande.
Joel, capítulo 3, versículos 1 a 13